01 mar - 2015 • 00:00 > 01 abr - 2015 • 00:00
01 mar - 2015 • 00:00 > 01 abr - 2015 • 00:00
Este minicurso tem a proposta de trazer um roteiro de
aprendizagens relacionados a temática Planejamento de ambientes sustentáveis em
espaços escolares.
Ele será realizado totalmente
online, e através do roteiro elaborado pela equipe,dentro de uma plataforma
virtual iremos vivenciar um formato experimental de aprendizagens. E para quem
busca cursos com receitas prontas de teorias e dinâmicas participativas, ou
mesmo somente mais um certificado pro curriculum, não será aqui que irá
encontrar. Mas aquele professor que vive refletindo a escola, percebendo as
grandes falhas, mas que ainda não conseguiu alternativas para reconfigurar
esses espaços de aprendizagem, e esta afim de através do roteiro, interagir com
pessoas e juntos refletir e experimentar novas vivencias e conhecimentos
através do minicurso, chega mais.
De que Planejamento Estamos
Falando?
Quando falamos em planejar
ambientes sustentáveis temos aquela velha impressão de que tratamos apenas do
ambiente como parte separada do processo de relação social que acontece dentro
de cada espaço. Nesse sentido, trataremos sim do designer, mas ele em sí será
pensado a partir da topologia das relações sociais do ambiente. Digamos que ao invés de pensarmos as mudanças através de grêmios associações, de fazer inumeráveis reuniões, planejamentos
estratégicos, criar funções, iremos refletir o contrário, pois assim como os ecossistemas,
que organicamente se comunicam e transformam ambientes em locais onde há possibilidade de existir vida, nossos formatos de pensamento ainda não seguem esses sistemas mais organicos, e nesse sentido que iremos aprofundar a aprendizagem.
Então configurar o ambiente seria
a construção de espaços que imitem o ecossistema, como hortas, captação da água
da chuva, composteiras, economia de energia?
Pois bem, estes podem ser
aspectos interessantes, mas não são o primordial ponto para que em sí possamos configurar um
ambiente sustentável para a aprendizagem, antes de mais nada é necessário
conversar, desconstruir as amarras de nossas relações, para que os que
realmente querem fazer isso, façam, mas os que querem outra coisa, o façam
também.
O que é sustentabilidade dentro
da perspectiva do curso?
Essa palavrinha vem tomando cada
vez mais espaço entre as diversas organizações, sejam elas escolas,
empreendimentos ou até mesmo em assuntos domésticos, mas o que é bem
perceptível é que ainda que existam iniciativas inúmeras de aplicar conceitos
de sustentabilidade, pouco se vê “continuativas”, dando um aspecto bem
superficial ao termo.
Neste roteiro partimos de duas
linhas das quais seguem caminhos para o termo, lembrando que sustentabilidade
visa um ambiente autossustentável, para tanto dois termos são importantíssimos
para essa refexão: Homeostase e Alostase.
Digamos que Homeostase é o
processo onde criamos uma parede ( impermeabilidade) que separa o ambiente
interno das relações externas, com o intuito de ali dentro estabelecer
mecanismos de defesa para aquele grupo/orgaismo, no sentido de criar um padrão
estático de organização.
E digamos que alostase é o
processo pelo qual se constrói membranas (permeáveis, abertas a interferências
externas) em que o ambiente externo e o ambiente interno se relacionam, e o
único padrão permanente é a mudança, e essas interações são o mecanismo de
mudança.
E no aspecto da alostase é onde
adentraremos na conceituação de sustentabilidade nesse roteiro.
O curso tem dois módulos, cada
modulo ira rabalhar em cima de 05 temáticas
1º Módulo –
Configuração da Escola, Topologias de rede ( TI) , aprendizagem em rede.
01
- Comunicação como fluxo, biocomunicação.
02
- PaulBarhan,, Tec. da inf... ffluxos de
rede.
03
- participação e interação
04
- abundancia e escasses, aprendizagens
indigenas.
05
- rodas ao inves de fileiras, pequenos
grups ao inves de grupão cola ao inves de prova
2º Módulo – Configuração e planejamento
de designers biorregionais ( alostase )
06
- jane jacobs, morte e vida das grandes
cidades
07
- principios da permacultura
08
- musica organica
09
- agenda 21 e com vida, o que funciona e
o que não funciona
10
- dinamicas e interação ( mapeamentos afetivos)
Como será abordado cada temática
Cada tema será abordado discutido, refletido durante três dias, a cada dia serão feitas
duas postagens, podem ser textos, áudio, vídeo ou mesmo slide.
Eles serão publicsados na plataforma, no facebook, por email
e tamb´m tentaremos usar o wathsapp
Como não existirá o conceito de avaliação, perceberemos a
nossa evolução através das conversas geradas, através da percepção da
inteligência coletiva.
Outro fator importante pra pensarmos é que os materiais não
são direcionamentos conceituais, e sim base para estudo, que através da
interação vamos aprofundando nas temáticas.
Esperamos que esteja claro o proposito do roteiro, e
esperamos você pra essa vivencia! Até lá!!!
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
Diego Fernandes Ferreira
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.