13 nov - 2021 • 14:00 > 13 nov - 2021 • 17:00
Ministrante: Yuri Ribas
Currículo: Yuri Ribas é musicoterapeuta especialista e bacharel em música pelo Conservatório Brasileiro de Música onde ministra como professor convidado da pós graduação em musicoterapia as disciplinas de Recursos Tecnológicos e Música Popular Brasileira em musicoterapia. Além de possuir experiência clínica que perpassa áreas como a hospitalar, geriátrica, pediátrica, saúde da mulher, TEA e outros quadros clínicos, vem realizando atendimentos em musicoterapia mediados por tecnologias da informação e da comunicação - TICs durante a pandemia de COVID-19 buscando sistematizar ferramentas que otimizem a prática clínica desta modalidade emergente de intervenção.
Apresentação do Curso: O estudo de tecnologias aplicadas ao campo da musicoterapia vem sendo realizado desde a década de 80 principalmente por autores norte americanos. Percebe-se uma carência deste estudo no Brasil de forma que se faz necessária uma atualização do musicoterapeuta brasileiro a partir de uma ótica que considere seu contexto cultural. Este curso pretende apresentar pontos fundamentais a serem abordados na busca de uma sistematização do estudo da tecnologia aplicada à musicoterapia, relacionando-os com conceitos importantes propostos por especialistas brasileiros do campo da comunicação. Ferramentas fundamentais da tecnologia musical como as Novas Interfaces para Expressão Musical (NIME) serão apresentadas ao lado de tecnologias assistivas e médicas que reforçam a aplicação destes recursos na prática musicoterapêutica. Será proposto um entendimento da relação entre avanço tecnológico e massificação no processo de construção de identidades sonoro-musicais.
Objetivo do Minicurso: Oferecer um panorama atual do estudo e aplicação de recursos tecnológicos em musicoterapia a partir de conceitos que permitam uma maior compreensão e crítica sobre estes recursos.
Material necessário: É recomendado um par de caixas de som ou fones de ouvido de boa qualidade, mas não é imprescindível.
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
APEMESP / UBAM
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.