31 mar - 2021 • 19:00 > 31 mar - 2021 • 20:30
31 mar - 2021 • 19:00 > 31 mar - 2021 • 20:30
RODA DE IDEIAS - Temática: Modelos de tributação de bebidas alcoólicas
O Brasil pratica uma tributação anticivilizatória para bebidas alcoólicas. Nas nações mais civilizadas, são tributadas pelo volume de álcool nelas contido, pois, são vistas pela sociedade e pelo mercado, também, como potenciais causadoras de problemas sociais; assim, as tributam proporcionalmente à quantidade de álcool que é comercializada, e não apenas pelo valor financeiro da operação de venda. No Brasil tributa-se exclusivamente com base no valor financeiro da operação comercial e pelo valor agregado, ou seja, principalmente pelo preço final da venda no varejo.
Dessa forma, uma microempresa com um processo semiartesanal, que produz e comercializa, por exemplo, 50 mil litros por ano e tem o litro vendido a R$50,00 no varejo, paga proporcionalmente 5 vezes mais impostos do que uma grande indústria que produz e comercializa 500 mil litros por mês e tem o litro vendido a R$10,00 no varejo.
E nesse contexto, mesmo com o princípio constitucional da isonomia ou igualdade tributária, previsto no Artigo 150, lamentavelmente não se observa, no mesmo artigo, a especificação de: “que se encontrem em situação equivalente”.
Discutir e propor alternativas para banir essa Injustiça Social, gerada pela Assimetria Tributária, é o objetivo desse evento, como contribuição para a Reforma Tributária em pauta.
LOCAL: Evento online (acesso pelo YouTube)
DATA: 31/03/2021
HORÁRIO: 19h às 20:30h
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
Roda de Ideias Eventos
Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.