Fale com o produtor
Ingressinho icon

O evento já encerrou...

Monetização em jogos free to play e games gratuitos

Eventos para você

Monetização em jogos free to play e games gratuitos

31 jan - 2015 • 09:00 > 31 jan - 2015 • 17:00

Evento encerrado

Monetização em jogos free to play e games gratuitos

31 jan - 2015 • 09:00 > 31 jan - 2015 • 17:00

Evento encerrado

Descrição do evento

Scifi Game User Interface Design For Tablet

Monetização em jogos free to play e games gratuitos

Os jogos free-to-play (F2P) são frequentemente criticados por muitos jogadores por causa de sua mecânica e modelo de negócio, que se aplicados de maneira errada, dão a sensação de que o jogo é na verdade um Pay-To-Win, ou seja, que o jogador só consegue evoluir caso gaste algum dinheiro no jogo.

A verdade é que a fama negativa que os jogos F2P ganharam se deu por causa de alguns poucos e mal intencionados estúdios que se esqueceram do que é mais importante: a experiência de jogo e respeito ao jogador. Jogos “caça-níqueis” que se utilizam de mecânicas do modelo F2P denigrem a imagem daqueles que se esforçam para oferecer uma boa experiência de jogo com opção de monetização justa e de grande valor agregado.

O fato é que atualmente o F2P é o modelo mais eficiente de monetização em games. É o modelo que permite ao jogador experimentar o game antes de decidir investor algum dinheiro em troca de diversão e novos desafios.

Quando o modelo é bem aplicado, os jogadores conseguem perceber o valor agregado e aceitam gastar numa boa. E quando isso acontece, o potencial de monetização do jogo alcança patamares muito maiores do que nos modelos tradicionais de Pay-to-Play (pagamento por download ou venda de jogos de prateleira).

Isso é tão verdade que grandes empresas como Ubisoft e EA, que se tornaram grandes e conhecidas usando os modelos tradicionais de venda, também estão cada vez mais lançando títulos novos e de franquias famosas no modelo F2P, principalmente para as plataformas mobile Android, iOS e Windows Mobile.

Esse modelo de negócio gerou uma reviravolta no mercado e fez surgir novos modelos de negócio no mercado, principalmente em relação aos modelos de distribuição e promoção dos jogos.

Mas saiba que o modelo F2P eficiente exige a aplicação de conceitos e regras fundamentais que propiciam engajamento e conversão em vendas.

Neste curso o aluno será apresentado a todos esses conceitos e regras básicos, aprendendo a pensar em aspectos como público-alvo, gêneros de jogos mais adequados, funil de conversão e monetização, conceito de “loop”, integração de meios de pagamento e oportunidades de geração de receita através de modelos híbridos.

A aula será ilustrada do começo ao fim com cases e exmplos de jogos de maior sucesso com esse modelo. Através de estudos de caso de jogos como Habbo,Forge of Empires, Candy Crush e mitos outros, o aluno se sentirá muito mais familiarizado com os conceitos teóricos e terá muitos insights para usar em seus projetos.

PÚBLICO ALVO
Estudantes e desenvolvedores de games e aplicativos móveis, profissionais de marketing, negócios e vendas online, agências de publicidade, estúdios e produtoras digitais.

OBJETIVOS DO CURSO E RESULTADOS ESPERADOS
• Desmistificar o modelo Free-To-Play e fazer com que o aluno consiga identificar benefícios proporcionados por este modelo de negócio, criticado por muitos na indústria.

• Mostrar ao aluno os aspectos e pontos mais relevantes do modelo Free-To-Play que devem ser levados em consideração para tornar a experiência de jogo prazerosa e manter as taxas de retenção e conversão otimizadas.

• Apresentar formas complementares de monetização ao modelo F2P que possam incrementar ainda mais a geração de receita.

• Gerar insights para aplicação de novas idéias e técnicas em seus jogos.

• Integrar os alunos em um ambiente corporativo

• Proporcionar oportunidades de networking entre os alunos e professor

CONTEÚDO DO CURSO
 1) Apresentação dos conceitos do Free-To-Play

   a. A história do F2P

   b. O tamanho do mercado F2P

 2) Categorias do Free-To-Play

 3) Comparação do F2P com os modelos tradicionais

 4) Funil de Receita (The user revenue funnel)

 5) Como adquirir usuários pagantes

    a. Métodos de pagamentos

    b. Fluxo de pagamento simplificado

    c. Segmentação

    d. Tempo

    e. Poder

    f. Energia

    g. Customização

    h. Múltiplas moedas

    i. Componentes sociais

    j. Controle do mercado

    k. Progressão

    l. Compras por impulso

    m. Expansões do jogo

  6) Como fazer os usuários comprarem ainda mais

  7) Conceito de Loop

    a. Técnicas de “upselling”

    b. Entretenimento

    c. Gerenciamento de catálogo

    d. Precificação

    e. Margem

    f. Segmentação

      i. Core loop

      ii. Dual loop

      iii. Session length

      iv. Metagame

      v. Balance

  8) Modelos híbridos de monetização

     a. Pay-To-Play + Free-To-Play

     b. Free-To-Play + Publicidade In-Game

     c. Pacotes “Full-Access”

  9) Críticas ao modelo e cuidados a serem tomados

     a. Pay-To-Win

     b. Promoções irritantes

     c. Mecânica de jogos de azar

     d. Cuidados com o público infantil

     e. Falsas interpretações do termo F2P

QUEM MINISTRA O CURSO
Marcus Imaizumi é especialista em desenvolvimento de negócios, marketing e monetização para a indústria de games online. Formado em administração deempresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP, foi gerente de produtos e negócios no Yahoo! Brasil para serviços de mídia, mobile, search e games, claro. Foi country manager da rede social teen Habbo em duas ocasiões, e também da desenvolvedora de MMO’s alemã Innogames. Prestou serviços de consultoria para a sueca Stardoll e de adsales para a holandesa Spilgames. Atualmente se dedica à Gamebiz, representante oficial no Brasil para comercialização das redes Habbo, Stardoll, e Spilgames, dentre outras, e à Escola Brasilera de Games (EBG), projeto que visa a formação de profissionais em gestão de negócios em games no Brasil. Ministrou palestras e workshops sobre empreendedorismo, games e marketing online em eventos da Campus Party, Sebrae, Senac e Fatec e Big Festival.

FORMAS DE PAGAMENTO
1.Até 10x no cartão (Taxa de juros de 1,99% pelo MOIP)
2.Depósito bancário à vista com 5% de desconto

Caso um de nossos cursos seja cancelado, avisaremos com pelo menos 48 horas de antecedência, e o valor será devolvido de acordo com as regras para reembolso do Sympla

LOCAL 
O curso será realizado em São Paulo na região da Avenida Paulista. A localização exata (rua,número, andar, sala) será informada de 5 a 3 dias antes do curso. 

FALE CONOSCO 
Em caso de dúvidas entre em contato com André Avelino, coordenador de cursos da EBG: secretaria@escolabrasileiradegames.com.br

Local

Centro de Treinamentos Paulista

Avenida Paulista Bela Vista

São Paulo, SP

Termos e políticas

Sobre o produtor

organizer

Escola Brasileira de Games

A Escola Brasileira de Games é um centro de educação e cultura gamer voltado ao ensino dos conceitos e tendências de gestão empresarial da indústria de jogos.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.