24 jul - 2020 • 16:00 > 31 jul - 2020 • 16:30
24 jul - 2020 • 16:00 > 31 jul - 2020 • 16:30
O espetáculo redimensiona a poesia de Solano Trindade, dando um basta a seu apagamento histórico. Solano foi um poeta negro pernambucano, ativista político, ator de cinema, artista plástico, pesquisador de culturas populares e homem de teatro. Conhecido como O Poeta do Povo, Solano é uma referência fundamental na luta por igualdade no país. Em cada cidade que viveu, emprestou seu corpo, voz e poesia para lutar contra a opressão aos negros e pobres e para construir um mundo de justiça e solidariedade.
Vida e obra do poeta resultam em cena através da palavra poética e da potência de onze atores negros. A construção da narrativa, proposta pela Companhia de Teatro Íntimo, que completa 15 anos de trajetória, é fruto de uma ampla pesquisa da poesia como base dramatúrgica. A parceria com o Coletivo Preto contempla a representatividade negra na criação e propõe um olhar sofisticado sobre o corpo do ator em cena.
Solano é poesia, é corpo negro, é militância, é potência e é amor. Na contramão dos estereótipos criados para objetificar e discriminar os homens negros, Negra Palavra | Solano Trindade, recupera a trajetória do poeta trazendo para a cena suas múltiplas vivências.
Sua infância em Pernambuco, colorida pela sonoridade das feiras populares e pela ancestralidade do maracatu. Sua militância em diversas cidades do Brasil, como cidadão negro em um país racista, lutando pela paz e contra a fome. E sua experiência como homem, entregue ao amor e ao cuidado da família.
Corpos que pulsam, palavras que dançam. Em Negra Palavra, corpo, música e poesia se entrelaçam para representar uma só história: tanto a de Solano em seu tempo, como a dos homens negros contemporâneos, aqui e agora.
A peça de teatro, em tempos de isolamento social, deu espaço para a uma nova criação. Um espetáculo online, uma linguagem sendo construída, uma nova experiência a ser vivida... mais uma alternativa de potencializar as palavras de Solano Trindade!
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesEste evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.
Coletivo Preto e Companhia de Teatro Íntimo
O espetáculo tem dramaturgia composta exclusivamente por poesias de Solano Trindade e é uma parceria entre a Companhia de Teatro Íntimo e o Coletivo Preto, com produção da Saideira Produções. A direção é coletiva, conduzida por quatro ‘cabeças’: André Muato (direção musical e percussão corporal), Drayson Menezzes (direção de atores), Orlando Caldeira (direção de movimento e direção geral) e Renato Farias (roteiro e direção geral).
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.