O espetáculo Nelson em Jogo faz parte do repertório do Grupo Conto em Cena desde 2019 e já foi indicado a maior premiação do norte/nordeste na categoria Espetáculo do interior. Depois de tanto tempo sem voltar aos palcos, ele estará em cartaz no Teatro do Cuca, dias 08 e 09 de novembro, às 20h para encerrar a temporada 2024 do Feira tem teatro.
Nelson em Jogo são dois contos baseados na obra de Nelson Rodrigues que se passa na década de 1950. Na peça é abordada a discussão de gênero – Noiva da Morte – e, abuso sexual na família – em O Justo.
O primeiro conta a história de Alipinho, um menino de classe média, que foi sempre tratado com delicadeza e ensinado por sua mãe de que o homem não precisa ser rude. Discordando do discurso da mãe, o pai - que ficara doente pouco antes de morrer - faz com que o médico da família o prometa que irá fazer Alipinho se casar. Com o desejo de satisfazer seu ego, o médico usa de todas as artimanhas necessárias para conseguir realizar o desejo do pai do menino. Essa montagem retrata os valores que eram tão sustentados pela sociedade desse período.
E no segundo conto, Isaurinha, moça agregada da família, que aparece grávida. A notícia cai como uma bomba sobre a tradicional casa, na qual a figura patriarcal, déspota e autoritária de Sr. Clementino passa a desconfiar dos genros e filhos. Entre conflitos e suspeitas, a vítima aponta Jucá, filho solteiro, como o responsável pela sua gravidez. Na intenção de reafirmar a sua postura de chefe e manter os valores familiares que ele tanto defende, o pai faz com que os dois se casem.
O espetáculo apresenta o jogo psicológico do autor. A partir das histórias e dos personagens, abordaremos como Nelson Rodrigues enxergava a sociedade da qual ele fazia parte e todas as mazelas que, em sua maioria, eram veladas, demonstrando a hipocrisia da sociedade.
Dessa forma, o nome do espetáculo já sugere a intenção estética da montagem, Nelson em Jogo. Pois, as histórias serão colocadas na mesa, os personagens são as peças para que o público reflita sobre elas.
O Projeto Feira tem teatro conta com o apoio da Prefeitura de Feira de Santana através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e da Lei Paulo Gustavo do Ministério da Cultura do Governo Federal.
SERVIÇO
O QUE: Nelson em Jogo
ONDE: Teatro do Cuca
QUANDO: Dias 08 e 09 de novembro, às 20h
CLASSIFICAÇÃO: 16 anos
INGRESSOS: R$40,00 inteira e R$20,00 meia - para estudantes e professores com comprovação, Idosos e PCD's.
Na compra antecipada pelo Sympla, o ingresso é promocional: Meia para todos.