03 mai - 2025 • 09:30 > 03 mai - 2025 • 18:00
03 mai - 2025 • 09:30 > 03 mai - 2025 • 18:00
Aprofunde seus conhecimentos sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) na segunda edição do curso Neurociências do TEA e Intervenção ABA!
As Neurociências correspondem a um campo multidiciplinar que estuda o funcionamento do sistema nervoso, incluindo suas estruturas, processos e influências sobre o comportamento e cognição. Compreender a neurociência do TEA é essencial para identificar os mecanismos cerebrais subjacentes ao desenvolvimento atípico, permitindo a criação de estratégias de intervenção mais eficazes. O estudo das áreas cerebrais envolvidas, dos processos de aprendizagem e da percepção sensorial no autismo é fundamental para profissionais que desejam oferecer um atendimento mais preciso e humanizado.
Neste curso, exploraremos os fundamentos neurocientíficos do TEA, abordando como o funcionamento do sistema nervoso influencia o comportamento e o desenvolvimento da criança autista. Discutiremos as áreas cerebrais envolvidas, os processos de aprendizagem e o impacto das diferenças neurológicas na percepção e interação com o ambiente. Com uma base teórica sólida, você entenderá como essas descobertas podem guiar intervenções mais eficazes dentro da Análise do Comportamento Aplicada.
Público-alvo: Profissionais e estudantes da área da saúde, educação e demais interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre Neurociências do TEA e estratégias de intervenção baseadas em ABA.
Data: 03 de maio de 2025
Horário: 9h30 às 18h.
Cronograma:
CONHEÇA OS PROFESSORES
Prof. Dr. Marcelo Fernandes da Costa - Possui graduação em Ortóptica pela Universidade Federal de São Paulo-Escola Paulista de Medicina (1997). Trabalhou como ortoptista clínico na AACD de 1998-2000. Possui mestrado em Neurociências e Comportamento pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Neurociências e Comportamento pela Universidade de São Paulo (2004). Pós-doutoramento em Neurociências pelo Instituto Biomédico de Investigação em Luz e Imagem (IBILI) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Portugal.
Atualmente é Professor Associado na Disciplina de Psicologia Sensorial e da Percepção do Departamento de Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo; Chefe-Suplente do Departamento de Psicologia Experimental; Coordenador do Programa de Pós-graduação em Neurociências e Comportamento do Instituto de Psicologia da USP (Capes 5); Membro do Programa de Pós-graduação em Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia da USP (Capes 7); Tesoureiro da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Visão e Oftalmologia. É membro do corpo editorial, bem como revisor de artigos, de revistas nacionais e internacionais.
Tem experiência na área de Processos Básicos da Psicologia, Psicologia Fisiológica, Psicologia da Sensação e da Percepção, com ênfase em Psicofisiologia Sensorial (Desenvolvimento de Funções Visuais Básicas Sensorio-perceptivas) e Neurociências e Comportamento (ênfase em sistema visual sensorial e perceptual e desenvolvimento psicofisiológico de processos perceptuais), atuando principalmente nos seguintes temas: Psicofísica Teórica e Aplicada, Eletrofisiologia Visual Clínica, Percepção de Cores, Visão Espacial, Desenvolvimento Sensorial Visual, Vias Neurais Visuais, Indivíduos com Múltiplas Deficiências.
Desenvolve suas atividades de pesquisa no Laboratório da Visão, uma área de pesquisa aplicada para o estudo de doenças do sistema visual do Setor de Psicofísica e Eletrofisiologia Visual Clínica, da área de Psicofisiologia Sensorial.
Prof. Otávio Corrêa Pinho (CRP 06/183555) é psicólogo, doutorando direto em Neurociências e Comportamento pelo Departamento de Psicologia Experimental da USP e especialista em Docência no Ensino Superior (UNIP). Possui pós-graduação em Análise do Comportamento Aplicada ao TEA (Paradigma) e MBA em Gestão de Pessoas pela USP.
Com ampla experiência acadêmica e profissional, foi monitor de Neurociências, Fisiologia e Laboratório Anatômico na UNIP e atuou como bolsista PIBIC-CNPq no Laboratório de Visão da USP, realizando pesquisas sobre sensibilidade ao contraste e cromacidade. Também colaborou como pesquisador voluntário no ASONO-HCFMUSP, investigando intervenções comportamentais para insônia infantil a distância, e no Laboratório de Bases Celulares e Moleculares do Comportamento da UNIFESP.
Na docência, leciona disciplinas de Análise do Comportamento e Ética na Universidade Paulista (UNIP) e é revisor de periódicos científicos. Fundou e coordenou a primeira liga acadêmica do Instituto de Psicologia da USP (LANPP) e recebeu menção honrosa na III Olimpíada Brasileira de Neurociências para Graduandos.
Atualmente, é terapeuta e supervisor ABA na Pinho Neurodesenvolvimento, além de fundador do Grupo Contingente e do EquivalênciaABA, onde atua na formação, pesquisa e organização de eventos na área da Análise do Comportamento.
Garanta sua vaga agora e venha aprimorar seus conhecimentos! As vagas são limitadas!
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesAlameda Campinas, 463, Local - Espaço Alameda Campinas, Jardim Paulista
São Paulo, SP
EquivalênciaABA
Ensino e Intervenção em Análise do Comportamento Aplicada de forma ética e objetiva.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.