Uma nova abordagem no marketing vem ganhando cada vez mais a atenção de Gestores, profissionais de Comunicação, Branding, Design e Empreendedores “Neuromarketing”, que une conceitos de neurociência com comportamento de consumo.
Uma vez que os avanços na medicina possibilitam uma melhor compreensão da mente humana e o monitoramento dos estímulos causados pela comunicação e o design torna possível a condução de estratégias mais assertivas para marcas e produtos.
Como manter consumidores focados em determinada informação? Como deixar sua mensagem latente na memória das pessoas? Qual o efeito da emoção quando associada a marcas e produtos?
Para chegar a essas respostas é necessária uma abordagem multidisciplinar da “Psicologia do Design”, que é o campo onde o design explora os fatores psicológicos do ser humano na busca de comportamentos dirigidos. Primordiais para a compreensão de elementos e técnicas utilizadas pela publicidade contemporânea.
O Workshop aborda os seguintes temas:
- O cérebro no contexto do neuromarketing;
- Atenção, memória e emoção;
- Estímulos, pregnância e apelos;
- Técnicas de monitoramento cerebral;
- Psicodinâmica das cores;
- Teste de percepção: Desafiando seus olhos 01;
- Gestalt: a psicologia da forma;
- Grids e diagramação;
- Anatomia tipográfica;
- Teste de percepção: Desafiando seus olhos 02;
- Horror ao vácuo;
- Affordance;
- Teste de percepção: Desafiando seus olhos 03;
- Imersão;
- Efeito mera exposição;
- Arquétipos;
Teste de percepção: Desafiando seus olhos 04;
- Antropomorfismo;
- Linha do desejo;
- Biofilia;
- Nudge: arquitetura da escolha;
- Sugestão;
- Marketing de contextualização;
- Merchandising: o comportamento dirigido no PDV;
- Repertório por segmentação;
- Marca e identidade: tangibilizando o brandy equity.
A dinâmica e objetivos do workshop:
A abordagem dos temas acontece de forma participativa entre o público. É organizado para promover níveis de imersão.
Primeiro nível: a partir de uma abordagem expositiva, contextualizar técnicas contemporâneas de monitoramento cerebral ao comportamento de consumo;
Segundo nível: apresentar conceitos e técnicas do design e como eles influenciam decisões de consumo;
Terceiro nível: propõe testes visuais de manipulação da percepção;
Quarto nível: como utilizar esse conhecimento para benefício de marcas e produtos.
- Fornece indicação de recursos e bibliografias complementares.
- Fornece um guia de insights e provocações para anotações.
Público de interesse:
Profissionais de marketing, Designers, Estrategistas, Publicitários, Empreendedores, Gestores de marcas, Promotores de vendas, Comunicadores e quem mais se interessar pelo universo do consumo.
Cronograma e carga horária:
08h40 – recepção com coffee;
09h00 - Início do curso;
12h00 – Pausa para Almoço;
13h30 – Retomada de conteúdo;
16h00 – Encerramento.
Carga horaria total: 5h30/curso
Inclui: acesso ao curso, kit workshop e certificação digital que será enviada diretamente ao participante.
Política de venda de Ingresso:
- Transferência de ingresso: é possível mediante envio dos dados do novo participante em até 3 dias antes do evento;
- Este evento não possui meia entrada para estudantes por assumir todos os custos com a organização do evento;
- Desistência: o não comparecimento não dá direito a devolução do valor pago;
- Não inclui (estacionamento, almoço e arquivo da apresentação do palestrante);
- O curso possui abordagem de vários temas de forma expositiva, testes com participantes, e uso de recursos audio visuais;
- Fornece indicação de recursos e bibliografias complementares;
- Fornece um guia de insights e provocações para anotações;
- Casos omissos devem ser direcionados ao organizador para avaliação.