O
torneio “NFC - Nordeste ForCe Championship” é um evento desportivo
eletrônico, que visa desenvolver e estimular o cenário local da
modalidade de e-sports conhecida
como jogos de luta por meio de competições sadias e justas, que
permitam uma exibição de alto nível em batalhas digitais. As
competições são realizadas em parceria com grupos independentes de
atletas (jogadores) e de empresas patrocinadoras. Toda e qualquer
forma de abuso, violência, preconceito e demais comportamentos anti
desportivos não serão tolerados.
2.
Das Inscrições2.1 Ao
fazer a inscrição, você (participante) concorda com as regras
oficiais deste documento, gerais e específicas do jogo, e também
com o formato do torneio. Você afirma também que leu e compreendeu
todos os pontos deste documento.
2.2 As
inscrições são abertas e irrestritas a qualquer pessoa, sem idade
mínima ou máxima para participar, permitindo que qualquer pessoa,
de qualquer Estado ou País participe dos torneios. Será garantido
aos competidores o direito irrestrito de participar de quais
competições desejar, desde que esteja devidamente
inscrito.
2.3 Jogadores
cuja idade esteja abaixo da faixa etária indicativa do(s) jogo(s)
usado(s) no torneio deverão ser acompanhados dos pais ou
responsável.
2.4 Para
participar das competições, basta realizar a inscrição
antecipadamente e comparecer ao evento no dia, horário e local
marcados. Para que a agenda seja viabilizada, faz-se necessário que
o competidor registre-se junto à organização do evento e siga
atentamente as instruções que lhe serão passadas.
2.5 As
inscrições e pagamento poderão ser realizados online, através de
site disponível na Web. O pagamento e inscrição também poderão
ser feitos através dos nossos representantes no local do evento.
Ajustes emergenciais poderão ser feitos de forma extraordinária,
desde que isso não comprometa o andamento das competições nem a
lisura das condições de jogo, de forma que o jogador inscrito de
última hora não seja beneficiado nem prejudicado, assim como os
demais participantes inscritos dentro do prazo.
3.
Data limite e disposições3.1
Data limite para inscrição: 20/ 04/ 2017
Todas
as inscrições estão sujeitas a verificação. O jogador será
desclassificado caso seu registro possua informações falsas. Aquele
que se inscrever receberá um e-mail automático do sistema de
gerenciamento de inscrições confirmando sua participação.
4.
Local
https://goo.gl/maps/i7bxWbhLMro
R.
Dragão do Mar, 160 - Praia de Iracema, Fortaleza - CE, 60090-390
NOTA:
É terminantemente proibido portar ou consumir bebidas alcoólicas
dentro da escola.
5.
EquipamentosSerão
disponibilizadas estações para que sejam realizadas as lutas dos
competidores na modalidade jogos para console. A plataforma de
console adotada será
PlayStation®
4 (PS4) e contarão com monitoresBenq
Modelo RL2455HM.
6.
Controles6.1 As
lutas exigem reações rápidas dos competidores, de modo que um
melhor desempenho do atleta geralmente é obtido quando este joga sob
as mesmas condições em que treina. Além disso, é importante
salientar que as competições objetivam proporcionar embates de alto
nível.
6.2 Assim,
visando evitar problemas com “adaptação do jogador” aos
controles, o próprio competidor deve levar seu próprio controle.
Caso seja necessário, o competidor também poderá dispor de seus
respectivos adaptadores, ficando ao seu próprio cargo e
responsabilidade garantir o devido funcionamento junto ao console. A
organização não disponibilizará nenhum tipo de adaptador, porém
o competidor poderá trazer seu próprio adaptador, onde o mesmo
passará por uma análise para aprovação (verificação de modelos
autorizados). Obs.: Essa autorização poderá ser concedida
antecipadamente via e-mail.
6.3 Em
torneios mundo afora, cedo ou tarde ocorrem problemas com os
equipamentos. Nestes casos, devemos ter a previsão de alguns
procedimentos: Se um jogador perceber que um controle está
seriamente danificado, em um grau que não lhe permita jogar, este
deverá informar o juiz de imediato. Caso o juiz testemunhe o fato, o
jogo será reiniciado, nas mesmas condições (lado e
personagens).
6.4 Caso
o juiz não testemunhe o fato, será chamado um organizador e
preferencialmente ao menos um jogador com grande experiência no jogo
em questão, para avaliar as condições dos controles. Os
organizadores decidirão pelo reinicio da partida nas mesmas
condições após o reparo do controle se este estiver
comprovadamente danificado. Caso os organizadores julguem que o
controle não está seriamente danificado, o resultado da partida
será mantido. Controles pertencentes aos jogadores serão de
responsabilidade dos próprios, sem reparos por parte dos
organizadores e sem reinicio das partidas (exceto se o juiz
testemunhar uma quebra muito significativa no meio da partida).
Seriamente danificado refere-se a situações como ser impossível
mover o personagem para a esquerda ou o desligamento por completo de
um botão. Exemplo: Se um jogador informar que o controle está ruim
porque não consegue fazer especiais sempre que deseja ele perderá a
partida e poderá ser desqualificado, a critério do juiz.
7
Button Check7.1 Ao
ser convocado para uma partida, o competidor disporá de 2 minutos
para: apresentar seu controle; testar a conexão de seu controle
junto ao console; configurar suas preferências de
layout de
botões; e verificar o funcionamento dos botões (
button
check).
7.2 Para
maior celeridade do evento, recomenda-se
fortemente que
os competidores obedeçam às seguintes instruções:
Os
dois competidores efetuam seu
button
check na
mesma oportunidade, de forma alternada. Nessa ocasião, cada
competidor poderá executar uma série de comandos no adversário
imóvel, com duração máxima de 1 (um)
round.
Ao
final de uma luta, deixar o jogo na tela de
rematch ou
pausado. Com isso, a etapa de
button
check poderá
ser acelerada consideravelmente.
7.3 Não
será possível ao competidor postergar a partida caso esteja sem um
controle. Caso o competidor assim deseje, a organização poderá
providenciar um controle para utilização na luta. Contudo, a
organização não poderá garantir que um controle esteja
disponível, nem que esteja nas condições ideais esperadas pelo
competidor.
8
Fair Play8.1 Aos
usuários de controles sem fio, é imprescindível que, ao término
de suas partidas, os controles sejam devidamente desconectados
do
console para
evitar pausas acidentais durante as partidas futuras. Para tanto,
poderá ser solicitado ao competidor que utilize qualquer meio de
resetar seu controle sem fio. O jogador que causar interrupção nas
partidas em andamento serão punidos a critério da organização dos
torneios.
8.2 Durante
a competição, o competidor que cause a paralisação da partida
será penalizado, a critério de seu oponente, independentemente de
ter sido algo intencional ou não. O adversário do competidor que
pausar o jogo terá o direito à vitória daquele
round ,
devendo o jogador penalizado deixar seu(s) personagem(ns) imóvel(is)
a fim de que seja(m) nocauteado(s) rapidamente. Nota – Caso a
paralisação ocorra em um momento de morte inevitável, onde o pause
não vai alterar o resultado em geral. Exemplo:
Pause durante
um especial ou ultra que defina o
round em
questão
9
Do Formato da Disputa9.1 O
competidor que for derrotado nas chaves (
Winners e
Losers)
será eliminado do torneio. Desse modo, é importante observar
que:
Na
ocorrência de uma primeira derrota, o competidor poderá continuar
disputando o torneio, contanto que não seja derrotado
novamente; Os
jogadores serão agrupados em duas chaves ao longo do torneio, de
acordo com seu desempenho. A chave principal (
Winners)
é formada inicialmente com todos os jogadores, cujo número se reduz
à medida que os
sets
terminam
e os jogadores são eliminados. Os competidores da chave principal
que perderem um
set serão
eliminados daquela chave, mas irão para uma chave secundária de
repescagem (
Losers),
na qual todo
set é
eliminatório. Ao entrarem na chave secundária, os jogadores são
posicionados de acordo com a sua evolução na chave
principal.
9.2 Nesse
modelo, o torneio é marcado por três finais:
Final
dos Vencedores, com dois participantes oriundos da chave principal. O
vencedor avança para a Grande Final, enquanto o perdedor avança
para a Final dos Perdedores; Final
dos Perdedores, de caráter eliminatório, formada por dois
competidores:
O
competidor que vencer todos os
sets na
chave secundária; O
perdedor da Final dos Vencedores. Grande
Final, com o campeão da chave principal (Vencedores) e o campeão da
chave secundária (
Losers).
Essa final ocorre na seguintes circunstâncias: Caso
o campeão dos Perdedores perca o set, será eliminado e o campeão
dos Vencedores será declarado o vencedor do torneio; Caso o campeão
dos Perdedores vença o set, terá que desafiar novamente o campeão
dos Vencedores.
Isso
ocorre porque o campeão dos vencedores ainda não foi eliminado,
pois para tanto deve perder dois
sets;
Assim, o campeão dos Perdedores terá que vencer dois
sets para
que elimine o campeão dos Vencedores e se torne o vencedor do
torneio.
10
Sets de Partidas do Torneio10.1 Os
competidores se enfrentarão em
sets de
partidas, da seguinte maneira:
10.2 Os
confrontos ordinários das chaves serão realizadas com
sets no
esquema de melhor de 3. Ou seja, o competidor que vencer 2 partidas
primeiro, ganha o
set;
Os
confrontos nas finais usarão
sets maiores,
no esquema melhor de 5. Ou seja, o competidor que vencer 3 partidas
primeiro ganha o set.
11
Durante as Lutas11.1 Nas
disputas, o jogador que vencer uma partida deverá manter o
personagem para a próxima.
O
jogador que perder poderá trocar seu personagem.
11.2 A
Disputa é terminada quando qualquer um dos jogadores vence o número
de partidas necessário para definir a partida.
11.3 Se
alguém já ganhou o número necessário de partidas, deve avisar ao
juiz.
11.5 A
responsabilidade de informar violações de regras será dos próprios
jogadores, embora o juiz (organizador que acompanha o jogo) possa
também fazê-lo.
11.6 Qualquer
violação de regras deverá ser informada imediatamente pelo jogador
que se sentir prejudicado. Por exemplo, se o vencedor não mantiver
seus personagens, o oponente deverá informar o juiz antes da partida
ou em seu início.
12
Conduta dos Jogadores12.1 Os
jogadores irão comportar-se de uma maneira razoável, mantendo uma
conduta amigável perante competidores e espectadores, membros
da
imprensa e oficiais do evento.
12.2 Os
jogadores deverão estar disponíveis para cerimônias de premiação
e fotografias.
Jogadores
e espectadores deverão manter-se calados enquanto estiverem próximos
da área de competição. Falar é permitido, mas deverá ser
mantida em um nível razoável e longe dos jogadores. Jogadores com
equipes podem se comunicar, mas com limites razoáveis e sem atrapalhar
o andamento da partida.
12.3 Espectadores
e participantes em geral, fora da área do torneio, têm a permissão
de torcer a favor ou contra, porém, dicas específicas não podem
ser faladas
em alto tom.
12.4 Os
jogadores deverão conter o uso de linguagem vulgar quando estiverem
dentro da área do torneio. Faltar com respeito ao adversário é
proibido e passível de advertência.
12.5 É
esperada uma conduta profissional de todos os jogadores. Desistir de
uma partida ou interrompê-la sem motivo qualquer, mostrando claramente
que está entregando a mesma pode causar a desclassificação.
12.6 Após
o término da partida, os jogadores deverão remover seus Arcades e
Joysticks e sair da área de jogo.
Fumar
é proibido durante o jogo e dentro do local do evento.
13. PremiaçõesAs premiações estão sendo definidas de acordo com o fechamento das cotas de patrocinadores e serão finalizadas até o dia 19 de fevereiro de 2017, por isto este tópico em específico deverá receber constantes alterações, ademais informamos o que já está definido.
Street Fighter V1º Lugar: Passagem para os Estados Unidos e inscrição para EVOLUTION com acompanhamento da divisão de e-Sports da CAPCOM - Patrocínio da Prefeitura de Fortaleza.2º Lugar: Console PlayStation 4 Slim - Patrocínio da Technoshop.3º Lugar: À Definir.The King of Fighters XIV1º Lugar: Controle Arcade da 2nd Impact - Patrocínio da 2nd Impact.2º Lugar: À Definir.3º Lugar: À Definir.Guilty Gear XRD Revelator1º Lugar: À Definir.2º Lugar: À Definir.3º Lugar: À Definir.Premiação EXTRA Guilty Gear XRD Revelator, Bolsa de estudos do CCAA Fortaleza para o cearense com melhor colocação no torneio.Super Smash Bros WII U1º Lugar: Nintendo Switch - Patrocínio Technoshop.2º Lugar: À Definir.3º Lugar: À Definir.Ultimate Marvel Vs Capcom1º Lugar: À Definir + Marvel Vs. Capcom Infinity.2º Lugar: À Definir.3º Lugar: À Definir.Side Camps:Garou Mark of Wolves1º Lugar: À Definir.2º Lugar: À Definir.3º Lugar: À Definir.Blaz Blue Central Fiction1º Lugar: À Definir.2º Lugar: À Definir.3º Lugar: À Definir.Mortal Kombat XL1º Lugar: À Definir.2º Lugar: À Definir.3º Lugar: À Definir.Smash Bros Melee1º Lugar: À Definir.2º Lugar: À Definir.3º Lugar: À Definir.14.
Disposições Finais14.1 Em
caso de atraso do competidor, e ou não atendimento a chamada dos
juízes, automaticamente o mesmo será jogado declarado derrotado por
W.O., o que, pelo Formato de Disputa, significa ser enviado para a
chave secundária (
Losers)
, ou mesmo ser eliminado do torneio.
Após
2 minutos – Advertência verbal.
Após
5 minutos – Perda da primeira luta do Set.
Após
10 minutos – Perda do Set
14.2 Os
jogadores não tem direito de escolher em qual estação vão jogar
ou plataforma, isso é de responsabilidade do evento.
14.3 Os
jogadores não tem o direito de escolher partidas no stream, isso é
pré selecionado pelo próprio evento.
14.4 A
organização e os patrocinadores não se responsabilizam por
qualquer propriedade perdida, furtada ou danificada durante o
evento.
14.5 O
Evento se dá ao direito de cancelar ou modificar as regras do
torneio se fraudes ou falhas técnicas acima de seu controle
prejudicarem a integridade do mesmo.
14.6 Ao
realizar a inscrição no evento, o competidor concorda em aparecer
em filmagens do evento e ser entrevistado, seja pela Imprensa ou pela
filmagem oficial do evento NFC - Nordeste ForCe Championship. O competidor
inscrito, portanto, concorda em ceder sua imagem e áudio para fins
de divulgação, assim como concordam em participar das solenidades
do evento.