O cinema mudo é uma forma de arte, e uma experiência de ver cinema, diferente do cinema falado com o qual o público hoje está acostumado. Nas primeiras apresentações de cinema na história, a imagem era projetada em qualquer espaço disponível, acompanhada de música ao vivo, enquanto o público comia, bebia e se divertia com a novidade.
O Austríaco Fritz Lang (1890-1976) é considerado um dos grandes gênios do gênero e o filme Metropolis uma obra prima do cinema mudo, lançado em 1927, o mesmo ano em que surgiu o cinema falado. Metropolis narra uma história de ficção científica ambientada no ano 2026, que gerou muita controvérsia na época, mas serviu de inspiração para muitos cineastas, músicos e outros artistas desde então. 30 minutos do filme, que estavam perdidos, foram reencontrados na Argentina em 2008, tornando possível, desde então, apreciar esse clássico em sua versão original.
A trilha sonora ficará por conta do grupo de música improvisada "André Togni quarteto", com Rodrigo Bezerra na guitarra, Paulo Dantas no Baixo, Carlos Cardenas no saxofone e André Togni na bateria. A proposta é criar na hora sons que compõem a atmosfera das imagens. Uma experiência única e impossível de ser repetida.