09 jul - 2021 • 21:00 > 09 jul - 2021 • 21:50
09 jul - 2021 • 21:00 > 09 jul - 2021 • 21:50
O CÃO DE KAFKA
O
espetáculo online O Cão de Kafka, é
inspirado no conto “Investigações de Um Cão”, de Franz Kafka.
A encenação é inédita no Brasil.
A
concepção e direção é de Marcya Harco e tem como
protagonista o ator Paulo Drumond.
A dramaturgia de O Cão de Kafka é expressa por elementos imagéticos e camadas sonoras mescladas a trechos primordiais, os quais sintetizam a natureza da obra kafkiana.
O espetáculo propõe a integração da linguagem
teatral a recursos audiovisuais e conexões. Ancora-se na circunstância
dialógica entre o ator, espectador(a) e o espaço virtual, criando um campo de
interação.
Há duas versões do espetáculo online: Linear e
interativa. Na linear o vídeo corre dentro dos padrões do canal Youtube já
conhecido pelo público. Na versão
interativa, o Sympla redirecionará a pessoa à plataforma Eko Studio, onde é
possível interagir com algumas cenas, permitindo escolher um ou outro ângulo de
câmera, induzir uma ação do ator ou mudar o som da cena, sempre através de
ícones gráficos que aparecerão na tela nesses momentos. Caso não clique em
nenhum deles, a sequência decorrerá normalmente.
O desafio para a realização do espetáculo no
formato de um videoteatro interativo, só foi possível pela atuação da equipe
parceira Emergência Cuadrante, coordenada por Tatiana Travisani e DeCo N.
A
encenação é baseada em trechos da obra de Kafka, na qual o personagem
principal, um cão, conta para a sua plateia algumas experiências marcantes, em
épocas variadas de sua vida, desde a infância até a
velhice.
Essa plateia, o público, é referida pelo cão como a sua própria comunidade de
cães. Como um cientista, um pesquisador, ele realiza
uma análise metafísica e existencial de seu estado. Recorre a indagações sobre
a origem do alimento no mundo, levantando questões sobre a fome, a arte, a
cultura e a natureza das coisas.
Entremeando
e interferindo nessa narrativa, por meio de elementos dramáticos e
performativos, a encenação vai suscitando, imagética e sonoramente, momentos
que são, sensações, sonhos, perturbações, angústias, dores, alegrias de
infância do personagem.
O cão protagonista apresenta racionalidade lógica e emocional e em
nenhum momento faz referência a qualquer presença humana. Tudo está centrado em
seu mundo “caninocêntrico”, discorrendo suas ânsias e peculiaridades sobre a
comunidade de cães, a qual o rodeia.
O
Cão de Kafka propõe aos espectadores cogitar
experiências sobre o sentir, relembrando às habilidades mais apuradas dos cães,
como o olfato, a audição e a visão, aguçando um estado
de curiosidade investigativa a respeito da razão
humana, da ética e da animalidade latente.
Kafka faz surgir o animal em muitas de suas obras. A metamorfose e o devir estão presentes nelas. Defende o indecifrável e o incompreensível que inflige os mundos dos humanos e dos animais, permitindo que eles guiem suas formas de escrita. No espetáculo O Cão de Kafka, entramos em devir entre o ator e o animal cão, convidando o(a) espectador(a) a “performar” mentalmente, a reelaborar a sua poética em um processo de devir-animal.
E o que é o devir-animal? Não se trata de imitar
um animal, mas dispor uma consciência desse animal, uma vivida proximidade com
ele. A sua própria forma vital não é necessária, mas sim, captar o vislumbre do
dinamismo do animal em uma visão intuitivamente estética. Em O Cão de Kafka,
o ator Paulo Drumond entra em devir-cão, um limiar fronteiriço entre o
distanciamento e a aproximação com o animal.
O Cão levanta questões relacionadas a fome e a
solidão, entre outras. Edward Osborne Wilson, um dos mais destacados biólogos
da atualidade, argumenta que estamos vivendo na era dos Eremocenos ou seja, a
Era da Solidão. A humanidade, perdendo a possibilidade de ter uma relação
aberta com a alteridade, perde, de modo inevitável, sua posição simbólica na
Terra e sua própria identidade. Este processo de desertificação chamado de
Sexta Extinção poderia ser o maior crime cometido pela humanidade nos últimos
200 mil anos de história. Um crime contra a vida em si e toda a sua estrutura.
À luz dessas premissas, surge a convicção de que
uma investigação filosófico-cultural se deve às raízes profundas dessa possível
e iminente "Era da Solidão". O espetáculo O Cão de Kafka propõe a aproximação do(a) espectador(a) desse
universo dos devires, não como um(a) contemplador(a) em passividade, mas sendo
convidado(a) a vivenciar uma experiência significativa, participar do ato
criativo em devir, como um norte para o entendimento de si mesmo e do outro,
seja animal, vegetal ou mineral.
O cão narrador, em sua análise enigmática diz em determinado momento: “Cães assim como você e eu.” Ao recorrer ao espectador(a) (você e eu) como se nós também fossemos cães, Kafka delicadamente convida a nos assemelhar com o cão investigador, levando-nos imaginar sob o ponto de vista desse animal. Essa identificação nos leva a um devir-outro, um processo de reconhecimento, de empatia, sugerindo caminhos, através da temática ou da forma que cogitam questões importantes sobre os limites da humanidade.
Ficha Técnica
O Cão de Kafka
Concepção e Direção – Marcya Harco
Inspirado na obra de Franz Kafka,
“Investigações de Um Cão”
Texto – Trechos e adaptações desenvolvidas em improvisações com o ator, com base do original alemão “Forschungen eines Hundes”, editado por Gustav Kiepenheuer e das traduções de Modesto Carone, Marcya Harco, Paulo Drumond e LeBooks
Ator – Paulo Drumond
Coreografia – Marcya Harco (adaptação da obra
coreográfica de Vaslav Nijinsky para a “A Sagração da Primavera”, de Igor Stravinsky)
Produção Executiva – Emergência Cuadrante
Criação audiovisual – Tatiana Travisani
Trilha original – DeCo N. //
Direção de arte – Ivan Ferrer
Direção de Fotografia – Andy Barac
Projetista de Som – DeCo N. //
Mixagem e finalização de áudio – Alexandre
Marino // Estúdio Arranhador
Criação de Interatividade – Tatiana Travisani
// Andy Barac
Projeção – Tatiana Travisani // Ivan Ferrer
Edição de Projeção – Mariana Furukawa
Captação de Imagem – Michel Botto
Iluminação – Andy Barac
Imagens Aéreas – William Lima
Assistência de Fotografia – Mariana Furukawa
Captação de Som –
Edição de vídeo e Pós-Produção – Andy
Barac
Mariana Furukawa
Figurinos e adereços – Ivan Ferrer
Assistência de Arte – Raquel Borges
Costureira – Iolanda Ferreira
Assistentes de Produção – Bruno Alves
Mariana
Furukawa
Raquel
Borges
Making of – Barbara
Jadeh
Criação Gráfica – Daniela Benite
Impulsionamento / Divulgação – Nathy GBS
Marketing Digital
Assessoria de Imprensa – COMBO Comunicação
Administração – Sonhos de Uma Noite Produções
Artísticas
Realização – Cia. Lúdica
(https://www.cialudica.com.br)
Agradecimentos:
Pitter Guimarães
Alexandre Martins
TimeVeg
Gravado no estúdio da VTV Filmes SP
Projeto contemplado pelo Edital ProAC n° 01/2019, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, do Governo do Estado de São Paulo.
Sobre a diretora
Marcya Harco é diretora,
atriz e arte-educadora. Co-fundadora da Cia. Lúdica, de São Paulo, onde dirige, atua e
produz desde 1994. Obras: A utopia na Era da Incerteza, Vegan VJ
Theatre; Deolindo e Genoveva; A poesia secreta de Andréia; Pedro
e o Lobo; O catador de lixo; Em busca da boneca azul e A
Aula (La leçon/Ionesco). É Licenciada em Artes Cênicas e especialista em
Direção Teatral. Pesquisa processos e meios expressivos híbridos no campo das
artes, investigando relações entre corpo, natureza e tecnologia.
Sobre o ator
Paulo Drumond é ator,
dramaturgo, diretor e escritor. Licenciado em Filosofia. Co-Fundador da Cia.
Lúdica, onde desenvolve as suas dramaturgias, atuações e direções.
Atuou em: A Utopia
na Era da Incerteza, Vegan VJ Theatre; Deolindo e Genoveva, A
Poesia Secreta de Andréia, A Aula, da Cia. Lúdica. Atuou também nos espetáculos: Besame Mucho, de
Mario Prata, dir. Roberto Lage; Minha Nossa, texto e direção de Carlos
Alberto Sofredini; O Duelo, de
Bernardo Santareno, dir. Roberto Vignati; Rua
10, de Néri Gomide, com dir. Fauzi Arap; A Lira Dos Vinte Anos; de Paulo César Coutinho, dir. de Silnei
Siqueira; Vida De Artista, autoria e dir. Paulo César
Coutinho; Romaria, de Miroel
Silveira, dir. Emílio Fontana; Cordélia
Brasil, de Antônio Bivar, dir. Wilma de Souza; Rosa de Luxemburgo, autoria e dir. Dulce Muniz; A Super Flor (Grupo Teatro do Sol), de Walter Quaglia, dir. Silnei Siqueira.
Foi integrante do Grupo de Teatro Mambembe e fundou,
juntamente com os outros integrantes do grupo, o Espaço Mambembe.
Cia. Lúdica
A Cia. Lúdica é uma
companhia de teatro paulistana, fundada em 1994 por Marcya Harco e Paulo
Drumond. Suas obras propõem experiências que buscam propiciar múltiplas
percepções sobre o teatro e outras linguagens artísticas, incitando reflexões
acerca da condição humana ante a sociedade e o meio ambiente.
Entre os principais
prêmios e incentivos recebidos, destacam-se: ProAC 01, da Secretaria de Cultura
e Economia Criativa SP com o espetáculo O Cão de Kafka; 32ª Edição do Programa Municipal de
Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo com o projeto A Utopia
na era da incerteza; Prêmio Mención Especial Trayectoria/Producción,
na 9ª Edición del Festival Teatral de Autor (Caracas - Venezuela) com o espetáculo La Lección;, Viagem
Teatral Arte Educação SESI com o espetáculo Pedro e o Lobo; Prêmio
Especial Catina Vera, no XII Encuentro Internacional de Teatro Otoño Azul
(Buenos Aires/AR) e Prêmio PAC n 22 (Produção de Espetáculo Inédito de Teatro)
SEC/SP com o espetáculo A Poesia Secreta de Andréia; Viagem Teatral SESI e Prêmio PAC
n° 01 (Produção de Espetáculo Inédito de Teatro) SEC/SP com Deolindo e
Genoveva.
Emergência Cuadrante
Emergência
Cuadrante é uma produtora de conteúdo audiovisual e cultura eletrônica que
nasceu na cidade de Valência, Espanha, pelos artistas brasileiros DeCo N. e
Tatiana Travisani e o artista e designer colombiano Luis Miguel Jaramillo.
O
Primeiro projeto do trio se dedicou à produção de um micro festival de Arte
Sonora e Exploração Audiovisual com artistas europeus e latino americanos que
residiam naquela cidade e estudavam na Facultad de Bellas Artes San Carlos.
Participaram deste projeto artistas e compositores da Alemanha, Espanha, Argentina, Itália, Venezuela e Brasil.
Retornando
ao Brasil, DeCo N. e Tatiana Travisani, decidiram manter a produtora agora com
sede em São Paulo, produzindo conteúdo e cursos de Arte Eletrônico em parceria
com Sesc 24 de Maio, com Festival Cidade
Eletronika, Escola de Artes da Universidade Federal de Alagoas, através do
projeto de Live Electronics Clássicos de Calçada. Passaram por festivais no
México, Itália, Espanha e diversas cidades do Brasil.
Atualmente, a Emergência Cuadrante colabora com a Cia. Lúdica de Teatro coordenando o conteúdo audiovisual das obras: O Cão de Kafka, A Utopia na Era da Incerteza, Pedro e o Lobo, o Catador de Lixo e Em busca da Boneca Azul. A produtora também está finalizando a trilha sonora do curta metragem Pretume, Prêmio Lei Aldir Blanc.
Acessar outras datas para assistir ao espetáculo: https://www.sympla.com.br/produtor/cialudica
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
Cia. Lúdica
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.