26 jan - 2020 • 17:00 > 26 jan - 2020 • 19:00
26 jan - 2020 • 17:00 > 26 jan - 2020 • 19:00
Depois de quase um ano e meio sem se apresentar (devido à chegada de mais um filhote!), Habib Zahra e Valeria Rey Soto estarão voltando para a Casa Astral no domingo dia 26 de janeiro para estrear a nova versão do espetáculo O dia em que a Morte sambou, adaptado a partir do livro homônimo, também da autoria da dupla.
A montagem, destinada ao público infantojuvenil, porém, sendo possível abarcar outras idades transformando-se num espetáculo para a família, mistura a técnica milenar do teatro de sombras com a magia da cultura popular nordestina. É acompanhada por trilha sonora ao vivo, executada por Valeria (violino e escaleta) junto com seu filho Miguel Ibrahim (percussão), apresentando um vasto repertório de músicas e ritmos tradicionais pernambucanos e de outros lugares, enquanto Habib manipula os bonecos, cujas sombras multicoloridas conversam, brincam e dançam, não somente na tela, mas também pelas paredes, chão e teto do espaço cênico.
O espetáculo teatral, que circulou pela Europa e a África em 2017, já integrou a programação de grandes festivais de teatro e de literatura, como o Festival Internacional de Bonecos Galicreques de Santiago de Compostela, na Espanha, a Festa Literária Internacional do Pelourinho – FLIPÊLO, de Salvador, BA, e o Festival Internacional de Literatura Infantojuvenil de Garanhuns – FILIG, de Garanhuns, PE.
Sinopse
Seu Biu é um velho brincante que não deixa sua idade acabar com sua alegria de viver. Apesar de morar sozinho e ser alvo de muita critica e inveja, vive sorrindo e dançando, alegre e despreocupado. Tem a música, a dança e, sobretudo, uma consciência aguda da sua profunda conexão com a natureza. Um dia, a Morte resolve buscá-lo. Mas, ao chegar na casa do ancião, é recebida de uma forma totalmente inesperada...
Sobre o grupo
Natural do Egito, Habib Zahra é escritor, ator-sombrista e diretor de teatro. Natural da Espanha, Valeria Rey Soto é artista plástica, ilustradora e musicista. Desde 2010 desenvolvam em parceria um trabalho na área de teatro e literatura para a infância e juventude.
Estrearam no mundo do livro em 2012, com O Burro Errante, que no mesmo ano ganhou uma versão teatral dirigida por Habib. Em 2014, lançaram O último golpe do Lobo Mau, que também adaptaram para o teatro, com participação de vários artistas pernambucanos.
O dia em que a Morte sambou, último livro da dupla, foi encenado usando bonecos de sombras e música ao vivo. Além de percorrer o Brasil, a montagem alcançou carreira internacional em 2017, circulando por três continentes e integrando a programação de grandes festivais de literatura e de teatro ao redor do mundo.
Recentemente, a dupla virou trupe familiar, com a participação do filho mais velho do casal, Miguel Ibrahim.
Ficha técnica
Técnica Bonecos de sombras
Atuação e Manipulação de Bonecos Habib Zahra
Trilha Sonora e Sonoplastia Valeria Rey Soto
Percussão Miguel Ibrahim Zahra Rey
Direção, Dramaturgia, Criação de Bonecos e Cenários Valeria Rey Soto e Habib Zahra
Duração 40 minutos
Indicação Etária A partir de 1 ano
Mais informações
Crianças só precisam de ingresso a partir de 2 anos.
A Casa Astral abre as portas as 17h, mas a apresentação só começará as 18h.
Rua Joaquim Xavier de Andrade, 104 Poço da Panela
Recife, PE
Habib & Valeria
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.