Estes encontros irão sistematizar a origem e a organização do Ensino Religioso a partir da Base Nacional Comum Curricular, favorecendo a compreensão da intenção pedagógica e a fundamentação de um componente curricular presente no espaço escolar assegurada pela Constituição e Leis de educação no Brasil. A proposta é que as apresentações sejam chaves de leitura sobre o Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular, possibilitando a leitura de sua estrutura e fundamentos que serão aprofundados na obra: *Diretrizes do Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular (BNCC): teoria e prática para o Ensino Fundamental*.
O ideal democrático da sociedade civil engendra, e impõe de certa forma, o reconhecimento de uma escola que inclui a todos e que, ao mesmo tempo, se preocupe com uma educação básica que trate da integralidade da formação de seus novos cidadãos. A diversidade sociocultural do conhecimento religioso, dado no processo humano, passa a ser um dos componentes do currículo. A partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é norma que se trate academicamente, de forma didático-pedagógica, a compreensão das manifestações religiosas e de suas contribuições para as sociedades humanas. O componente curricular ensino religioso é uma disciplina/matéria do currículo escolar e, como qualquer outra disciplina, trabalha com o desenvolvimento das competências gerais da BNCC e competências específicas da área, a serem desenvolvidas no decorrer da educação básica. Para isto, a base nacional comum curricular se organiza por unidades temáticas, propostas numa verticalidade, e estas em objetos de conhecimento, os antigos conteúdos, que já estão adequados ao desenvolvimento cognitivo do aluno. Para dar conta de desenvolver o conhecimento religioso, e para que este vá sendo construído, são propostas habilidades que os alunos devem exercitar e desenvolver no processo escolar.
Toda sexta-feira: 11, 18 e 25 de setembro e 02 de outubro.
Às 17h30
Palestrantes:
Sérgio Rogério Azevedo Junqueira – licenciado em Pedagogia; Bacharel em Ciência Religiosa; Especialista em Metodologia do Ensino Religioso; Especialista em Metodologia do Ensino Superior; Mestre e Doutor em Ciência da Educação; Pós-Doutor em Ciência da Religião (PUCSP e UEPA); Pós-Doutor em Geografia da Religião (UFPR) e Livre Docente em Ciência da Religião, Professor Titular PUCPR.
Emerson José Sena da Silveira - Antropólogo; Doutor em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Professor do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Realizou dois estágios pós-doutorais em Antropologia e Ciências da Religião. Foi pesquisador visitante na Universidade de Beira Interior, Portugal (2016) e na Universidade Federal da Paraíba (2018).
Para melhor desenvolvimento, o curso foi dividido em quatro partes:
1º Encontro - 11 de setembro:
Ciência da Religião como referência para o Ensino Religioso – Emerson Sena
2º Encontro - 18 de setembro:
Origem e contexto da BNCC no contexto da educação – Sérgio Junqueira
3º Encontro - 25 de setembro:
Eixos, conteúdos e encaminhamentos da BNCC e do Ensino Religioso - Sérgio Junqueira
4º Encontro - 02 de outubro:
Manifestações Religiosas – Com Emerson Sena
Cronograma:
11 de setembro 17h30 1h de duração
18 de setembro 17h30 1h de duração
25 de setembro 17h30 1h de duração
02 de outubro 17h30 1h de duração
Duração: 4h
Quantidade: 04 encontros
Investimento: R$ 60,00 - que contempla todos os encontros e o livro dos palestrantes: *Ensino Religioso e a BNCC*
*Os participantes receberão certificado de conclusão do curso
**Todas as aulas serão gravadas e disponibilizadas para os participantes por meio de link e senha que será enviado por e-mail