09 set - 2020 • 15:00 > 09 set - 2020 • 16:30
09 set - 2020 • 15:00 > 09 set - 2020 • 16:30
Para receber o certificado de participação e ter acesso às apresentações deste webinário, inscreva-se nesta página.
ATENÇÃO: APÓS O EVENTO, ENVIAREMOS ESTES MATERIAIS DENTRO DO PRAZO DE 3 DIAS.
A pandemia do novo coronavírus trouxe mudanças significativas para o mundo do trabalho. A exigência de manter o isolamento social, como uma das medidas protetivas para evitar a propagação da Covid-19, impulsionou o uso de ferramentas como o teletrabalho, o trabalho remoto e o trabalho à distância, pelo menos para aqueles profissionais cujo emprego não exige presença física em um local determinado. Para além disto, a pandemia trouxe impactos econômicos e sociais que afetaram os meios de subsistência de milhões de pessoas. Situações de crise fomentam a importância da atividade laboral e como ela se torna imprescindível na formação e no gerenciamento da economia e, como consequência, na geração de riqueza. A pobreza e exclusão, as diferentes condições de trabalhadores formais e informais e as desigualdades sociais pré-existentes são ainda mais acirradas em um contexto de pandemia.
Palestrantes
José Ribeiro Guimarães - Oficial Nacional e Coordenador da Área de Geração de Conhecimento para a Promoção do Trabalho Decente do Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil
Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Bahia, Especialização em População e Desenvolvimento Sustentável pela Universidad de Chile e Mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE. Atualmente é Oficial Nacional e Coordenador da Área de Geração de Conhecimento para a Promoção do Trabalho Decente do Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil. Foi Analista Socioeconômico do IBGE, Diretor de Pesquisas da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia - SEI, Diretor Científico da Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística (ANIPES), Diretor da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP), Conselheiro e Presidente do Conselho Estadual Tripartite e Paritário de Trabalho e Renda da Bahia e professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidade Católica do Salvador (UCSAL).
Silvana Nunes de Queiroz - Professora Adjunta da Universidade do Cariri (Economia) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Demografia)
Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1998), Mestra em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (2003) e Doutora em Demografia pela Universidade Estadual de Campinas (2013). É professora Adjunta do Departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri (URCA) e professora colaboradora e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Demografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGDem/UFRN). Professora visitante do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará (ProPGeo/UECE-2019). Coordenadora e pesquisadora do Observatório das Migrações no Estado do Ceará (OMEC/URCA). Coordena o Centro de Estudos e Pesquisas Econômicas (CEPEC) da URCA. Membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Estudos Populacionais - ABEP (gestão 2017-2018).
Mariana Eugenio Almeida - Coordenadora-Geral de Cadastros, Identificação Profissional e Estudos no Ministério da Economia
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestrado em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro e especialização em Análise de Dados em Políticas Públicas pela Escola Nacional de Administração Pública. É da carreira de Analista de Políticas Sociais e atualmente atua como Coordenadora-Geral de Cadastros, Identificação Profissional e Estudos, na Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia.
Facilitação
Cesar Augusto Marques da Silva
Pesquisador na Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE) e Tesoureiro da ABEP
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
UNFPA Brasil
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.