Fale com o produtor
Ingressinho icon

O QUE AJUDA (OU NÃO) NA ALFABETIZAÇÃO: ANÁLISE DE ATIVIDADES SEGUNDO A NEUROCIÊNCIA E A LINGUÍSTICA

19 fev - 2022 • 10:00 > 19 fev - 2022 • 11:30

Evento Online via Sympla Live
Evento encerrado

Descrição do evento

Neste encontro vou analisar objetivamente as atividades geralmente utilizadas para alfabetizar e desenvolver a escrita no  Ensino Fundamental. Os objetivos são:

 tornar claro no que cada atividade contribui para a formação das redes neuronais necessárias para ler e para escrever.

explicitar se e como cada atividade corresponde aos conhecimentos da linguística necessários para ler e para escrever

compreender o papel da Educação Infantil no processo de alfabetização: o que é relevante e o que não é adequado de acordo com o desenvolvimento infantil.

Vamos explorar, entre outras, atividades como cópia, ditado, cruzadinhas, caça-palavras, escrita e reescrita, autoavaliação, avaliação dirigida , 

Vamos apresentar atividades que são funcionais para a memória e aprendizagem da escrita, criadas por professoras, como hospital das palavras, diário, ´poesia, criação de adivinhas, tutoria, escrever em todas as áreas de conhecimento.

atividades necessárias para escrever textos com autonomia. A importância da formação de memórias do sistema linguistico.

Política do evento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento

Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Saiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

Elvira Souza Lima

Pesquisadora com formação em ciências de cérebro, antropologia, música, psicologia e linguística. Fez doutorado na Sorbonne (Paris, França), pós doutoramento em antropologia e linguística na Stanford University (Palo Alto, California, EUA). Estudou no Collège de France Antropologie com Claude Lèvi-Strauss e Neurobiologie de l´Enfant com Julian de Ajuriaguerra. É formada em música e piano.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.