13 ago - 2021 • 20:00 > 22 ago - 2021 • 22:00
13 ago - 2021 • 20:00 > 22 ago - 2021 • 22:00
O Último Concerto para Vivaldi
Espetáculo
“O Último Concerto para Vivaldi” reestreia dia 13 de agosto no Teatro Nair
Bello, após passar pelo Centro Cultural da Diversidade e Viga Espaço Cênico em
que fez 12 sessões com ingressos esgotados (dentro da capacidade de público
permitido nos locais e seguindo todas as medidas de segurança).
A peça “O Último Concerto para Vivaldi” tem texto e
direção de Dan Rosseto, em seu trabalho mais autoral. No elenco estão os atores
Amazyles de Almeida, Bruno Perillo e Michael Waisman. O espetáculo é o primeiro
a fazer temporada no Teatro Nair Bello desde o ano passado.
O “Último Concerto para Vivaldi” conta o último ano
na vida de um professor de matemática universitário e um violinista
profissional que ensaia um concerto de “As Quatro Estações” de Vivaldi. Um
deles está com uma doença terminal incurável e tem apenas um ano de vida. Eles
decidem transformar a casa em que moram em um hospital para que possam viver
juntos durante este período.
O casal é assistido por Adilah (Amazyles de
Almeida), uma enfermeira muçulmana que deixou o seu país após perder toda a sua
família num confronto. Com o agravamento da doença vem uma descoberta que pode
abalar a relação de Anton (Bruno Perillo) e Ben (Michael Waisman). Um deles se
inscreveu num programa de morte assistida e precisa que o outro assine a
documentação para que o procedimento aconteça. Neste embate entre vida e morte,
o espectador é testemunha da difícil decisão entre antecipar ou não a partida
quando o fim está próximo.
“O Último Concerto para Vivaldi” fecha um ciclo de
obras de Dan Rosseto, iniciado com “Manual para Dias Chuvosos” em que o tema
morte tem forte importância em sua obra. A peça é um drama em quatro quadros
(Primavera, Verão, Outono e Inverno), passando pelas “As Quatro Estações de
Vivaldi” e os estágios da doença que nos faz chegar até a morte. Na obra além
da discussão sobre o tema, temos um outro assunto relacionado que é morte
assistida e a sua discussão sobre ela.
“O Último Concerto para Vivaldi” é um texto
realista que conta um pouco sobre a vida de Anton e Ben que vivem juntos há
onze anos. O primeiro, matemático, professor universitário e pesquisador
reconhecido. O segundo, um violinista profissional que toca em uma orquestra
sinfônica e ensaia para um concerto de “As Quatro Estações” em homenagem a
Vivaldi. Morando juntos desde que se conheceram, eles transformaram a casa onde
vivem em um hospital com poucos equipamentos após a descoberta de uma doença
grave em um deles, fazendo com que o outro viva os últimos meses ao lado do
parceiro, como uma despedida.
Convivendo juntos e trabalhando em casa, eles
passam as horas relembrando momentos de suas vidas, traçando um panorama sobre
o comportamento dos casais no mundo contemporâneo, a convivência entre dois homens
e tudo o que compreende esta condição. A medida que as estações do ano avançam,
a doença se agrava e o público sabe enfim quem está se despedindo da vida.
O texto também relembra os anos de relação do
casal, passando por momentos de ciúmes, reflexões importantes sobre o papel na
sociedade, as escolhas de cada um, arte, viagens, entre outros assuntos. Eles
revivem em um ano, durante as quatro estações momentos marcantes de suas vidas.
É importante ressaltar que esta obra fala de amor,
em qualquer que seja a sua instancia. E não trata do tema de forma a levantar
bandeiras políticas ou sociais, apenas narra a relação de dois homens maduros e
independentes que lutam dia após dia para um deles morrer dignamente, com a
aliança e pacto de serem felizes por um ano ou até o término das quatro
estações.
“O Último Concerto para Vivaldi” foi contemplado na
pela Lei Emergencial Aldir Blanc, Inciso III,
módulo I: Maria Alice Vergueiro; da Secretaria Municipal de Cultura da cidade
de São Paulo.
FICHA TÉCNICA:
Texto e direção: Dan Rosseto
Direção de produção: Fabio Camara
Assistente de direção: Larissa Ferrara
Elenco: Amazyles de Almeida, Bruno Perillo e Michel Waisman
Figurinista: Thaís Boneville
Iluminador: César Pivetti
Cenografia: Dan Rosseto, Fabio Camara e Thaís Boneville
Visagista: Louise Hèlene
Cenotécnico: Matheus Fiorentino Nanci
Preparação vocal: Gilberto Chaves
Preparação corporal: Giovanna Marqueli
Operador de luz: Jackson Oliveira
Operador de som: Jorge Leal
Costureira: Lili Santa Rosa
Fotos estúdio: Cléber Corrêa
Fotos ensaio: Felix Graça
Arte gráfica: André Kitagawa
Redes Sociais: Kyra Piscitelli
Assessoria de imprensa: Fabio Camara
Produção: Applauzo Produções e Lugibi Produções
SERVIÇO:
LOCAL:
Teatro Nair Bello – Shopping Frei Caneca, 3º piso
(Rua Frei Caneca, 569 – Consolação), 90 lugares.
* Com acessibilidade para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.
DATA: 13/08 até 22/08
*Sexta e sábado 20h e domingo 18h
** Apresentação do dia 22/08 contará com tradução simultânea em libras.
INGRESSOS: Gratuitos
*Retirada online através do Sympla
INFORMAÇÕES: (11) 3472-2414 e @oultimoconcerto
DURAÇÃO: 100 minutos
CLASSIFICAÇÃO: 12 anos
Protocolos de Segurança e Saúde
Seguindo as recomendações e os protocolos autorizados pelos órgãos públicos e de saúde, o Teatro Nair Bello retoma as atividades presenciais, zelando pela segurança e bem-estar de seu público e funcionários. As apresentações presenciais serão limitadas a 45% da capacidade normal, com o mapa de lugares em xadrez, respeitando o distanciamento social de 1,5 metros. Tudo será realizado de acordo com as regras determinadas pelas autoridades sanitárias, portanto o uso de máscara é obrigatório nas dependências do teatro e a aferição da temperatura do público na entrada do espetáculo.
Sobre o Teatro Nair Bello
Site: https://wolfmaya.com.br/teatro-nair-bello/
Instagram: @teatronairbello
EQUIPE:
Dan Rosseto (dramaturgo e diretor)
Diretor, dramaturgo, roteirista e ator; atua desde 1996 na área cultural. Formado em Comunicação Social e Cinema, Pós-graduado em Crítica de Arte, Teorias e Práticas da Comunicação e Semiótica; é professor de interpretação, dramaturgia e roteiro. Em 2018 recebeu o troféu Nelson Rodrigues como personalidade do teatro. No ano de 2020 trabalhou no desenvolvimento e roteiro de uma série nacional biográfica produzida pela O2 para o canal de streaming Globoplay. Tem 07 peças de sua autoria encenadas: “Manual Para Dias Chuvosos” (2014/2019), “Antes de Tudo” (2015), “Diga Que Você Já Me Esqueceu” (2016/2018), “Enquanto As Crianças Dormem” (2017), “Nunca Fomos Tão Felizes” (2019), “Doralice, Senhora Meretriz” (2020). Já assinou mais de 30 espetáculos tendo viajado para outros países para participar de Festivais de Teatro no México e Chile. Estreou no palco como ator em 1996 com uma peça de Augusto Boal. Esteve também em: “Madame Blavatsky” (1997), “Olinda, Olinda” (1998), “Ponto de Partida” (1999), “Bailei na Curva” (2000), “Mão na Luva” (2001), “Canaã – A Terra Prometida” (2005), “Ritual dos 7” (2006), “O Beijo no Asfalto “(2007), “Imperador e Galileu” (2008), “O Primo Basílio – O Musical” (2012), “Lisbela e o Prisioneiro – O Musical” (2015) e “Roleta-Russa” (2015 a 2017). Trabalhou com nomes como: Sergio Ferrara, Sônia Guedes, Cesar Baptista, Jarbas Capusso Filho, Lú Carion, Carlos Meceni, Cleto Baccic, Caco Ciocler, Silvio Zylber, Abrahão Farc, entre outros.
Amazyles de Almeida (atriz)
Formada em Teatro pela UFMG, já atuou em mais de 20 peças, com destaque para “Pessoas Absurdas”, “Side Man” e “As Mulheres da minha Vida”. Trabalhou com algum dos principais atores e diretores como Renato Borghi, Roberto Lage, Antônio Fagundes, Ester Góes, Regina Duarte, Otávio Martins, Clarisse Abujanra, Zé Henrique de Paula, Daniel Filho, Mika Lins e Marcelo Varzea. Na TV participou da novela “Mandacaru” da Rede Manchete e do seriado “Sandy e Junior” da Rede Globo. Além de atriz é também dubladora.
Bruno Perillo (ator)
Formado em 1994, começou sua carreira profissional em 1995, ao ingressar no Grupo Tapa. Atuou em várias montagens, dentre elas: “A Serpente” (de Nelson Rodrigues), “Moço em Estado de Sítio” (de Oduvaldo Vianna Filho), “Ivanov” (de Anton Tcheckov), “Rasto Atrás” (de Jorge Andrade), “Vestido de Noiva” (de Nelson Rodrigues) e “Morte e Vida Severina” (de João Cabral de Melo Neto). Em 2000, numa co-produção Tapa/Folias d’Arte, ingressou no Grupo Folias d’Arte para a montagem de “Happy End” (de Bertolt Brecht) e lá atuou em uma série de montagens sob a direção de Marco Antônio Rodrigues. Em 2009 foi indicado ao prêmio Shell pela direção musical de Querô, uma reportagem maldita (de Plínio Marcos). Na TV participou das novelas “Belíssima”, “Viver à Vida” e “Passione” da TV Globo.
Michel Waisman (ator)
Ao longo de mais de 15 anos de carreira estudou na Escola de Arte Dramática da EAD/ECA/USP, e também foi membro do Grupo Tapa por mais de 5 anos. No teatro trabalhou com grandes artistas como: Ulysses Cruz, Renato Borghi, Marcelo Várzea, Leopoldo Pacheco, Denise Weinberg, Eduardo Tolentino, Mariana Muniz, Clara Carvalho, Nelson Baskervile, Marco Antônio Brás, Silvana Garcia, Regina Duarte, dentre outros. Participou também da série “Na Forma da Lei”, da Rede Globo, “9mm” São Paulo, da FOX, “Experimentos Extraordinários”, da Netflix, e atualmente integra o elenco da série “3%”, no Netflix.
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesRua Frei Caneca, 569, 3º Piso, Consolação
São Paulo, SP
Teatro Nair Bello
O Teatro Nair Bello faz parte do Grupo Wolf Maya. Inaugurado em 2007 com a estreia do musical “Garota Glamour”, dirigido por Wolf Maya, o teatro tem em seu nome uma homenagem à grande atriz brasileira, Nair Bello. O palco do teatro já recebeu diversas peças de sucesso, como Marlene Dietrich: As pernas do século, La Mamma, A Descida do Monte Morgan, Play, Pop Corn, Admirável Garoto, 12 Homens e Uma Sentença, entre outros, além de shows e musicais.
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