05 mar - 2021 • 20:00 > 05 mar - 2021 • 21:10
05 mar - 2021 • 20:00 > 05 mar - 2021 • 21:10
O projeto OCEE - Orixás, Cultura, Evolução, Essência - Elementos da Natureza nasce como fruto da 1ª Edição de Ocupação do MUCAB no ano de 2017, e combinou exposições de arte, inauguração, dança e desfile de moda. Agora nessa remontagem como espetáculo de dança, busca refletir e pensar os atravessamentos da religiosidade negra no Brasil e todos os seus desdobramentos. A cultura negra no Brasil advém de muitas etnias do continente africano, nesse sentido, falar de uma única identidade negra seria um contrassenso. A perspectiva artística pela dança, nesse caso, se coloca como uma tentativa de referenciar esse lugar múltiplo que carrega a ancestralidade das populações negras. As danças em homenagem, os movimentos dos orixás durante seus atos carregam formas do saber ancestral. E nos cultos a esses deuses, os elementos da natureza - água, fogo, terra, ar e folha são fundamentais.
Os nossos fundamentos para este espetáculo de dança baseiam-se nas linhas das danças que representam as histórias de cada orixá que são cultuados pelo povo yorubano, nkisi que são cultuados pelo povo bantu e voduns cultuados pelo povo fon. OCEE é uma produção artística para levar conhecimento e desmistificar preconceitos e combater a intolerância religiosa ainda presente em nossa sociedade, preservando e respeitando a trajetória, valorizando os saberes ancestrais, a oralidade, de forma rezada ou até mesmo cantada, onde vemos os músicos compondo os elementos da ação cênica. Essa ação não se faz e nem se pretende ser em moldes proselitista, o que pretendemos aqui é apresentar uma perspectiva artístico-cultural.
Ficha Técnica:
Direção e Coordenação: Emanuele Sanuto
Direção Teatral: Hudson Batista
Curadoria: Robson Ria Kasuté
Coordenadora de Artes Visuais de Matrizes Aficanas: Mameto Verônica Ria N’Dandalunda
Narração: Angélica Zago
Elenco: Bruno Diaz, Canela Monteiro, Gabriel Lima, Flavinny Oliveira, Priscilla Lúcia e Hudson Batista
Participação Especial: Fábio França
Texto de Abertura: Vandir Júnior
Percussionistas: Ogã Maicon d' Oyá, Marlon de Xangô e André Guilherme de Mukongo
Coral: Lucia Sanuto, Laura Borges e Cássia Flávio
Produtora: Vânia Dantas
Audiovisual: Trino Produções
Fotografia: Bendito_Benedito
Assessoria de Imprensa: Angel Comunicação
Grife Soul Bamba: Rogério Bento
Maquiagem: Danny Soares
Iluminação: Levi Leonardo
Técnico de Som: Cristiano Teodoro
Produtora: Marilene Ribeiro e Vânia Dantas
Intérprete de Libras: Tereza Cristina
Realização: Sanuto Produções
Agradecimentos
Aos Nkises por me permitirem chegar até aqui, minha mãe Lucia Sanuto e toda a minha família, meu marido Vandir Junior meu
incentivador nesta empreitada, ao curador Robson Kassuté, a toda minha equipe técnica porque sem eles nada seria possível,
Mameto Verônica Ria Ndandalunda por tornar real meu universo artístico, Ao Cristiano Gonçalves de Almeida e a Denise
Escudeiro por acreditarem no projeto, Gestor do Centro Coreográfico Angel Vianna Diego Dantas por , Angélica Ria Matamba,
Levi Leonardo, Cristiano Teodoro, Trino Produções, Hudson Baptista, Marco (Bendito_Benedito), Fábio Moares e aos amigos que enriqueceram o
projeto OCEE com seu conhecimento.
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesEste evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.
Sanuto Produções
Produtora cultural atuante no mercado com mais de 15 anos de experiência.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.