Fale com o produtor
Ingressinho icon

O evento já encerrou...

Ocupação De Olho no Nordeste - Porta Aberta

Eventos para você

Ocupação De Olho no Nordeste - Porta Aberta

04 out - 2017 • 16:00 > 12 nov - 2017 • 16:00

Evento encerrado

Ocupação De Olho no Nordeste - Porta Aberta

04 out - 2017 • 16:00 > 12 nov - 2017 • 16:00

Evento encerrado

Descrição do evento

Ocupação discute e apresenta espetáculos para promover a dramaturgia contemporânea
nordestina. Com peças de artistas Pernambucanos radicados no Rio, a partir do premiado “AS
BONDOSAS”, projeto oferece palestras, oficinas, debates com grandes nomes como Newton
Moreno, Wellington Júnior e Claudia Pfeffer, sob a idealização e curadoria do ator/produtor/diretor Tom Pires.

A ocupação DE OLHO NO NORDESTE – PORTA ABERTA tem como tema a dramaturgia contemporânea do nordeste, onde reunirá espetáculos de três pernambucanos radicados no Estado do Rio de Janeiro, fundamentados no trabalho de ator, tendo como base principal o texto e o público.

Serão 06 semanas com uma programação que atingirá um público diverso grande, através de teatro adulto (preços populares), espetáculos infantis gratuitos, debates, palestras e oficinas com participação de especialistas e autores renomados.


::AS BONDOSAS::
De sexta a domingo, às 19h.
Com texto do Maranhense Ueliton Rocon, o espetáculo aponta questões sobre o comportamento da mulher numa sociedade conservadora e a influência da igreja com seus preceitos religiosos; questiona as máscaras do convívio social, a liberdade de expressão e a repressão da igreja e da sociedade como fonte opressora do livre arbítrio. Com direção do Pernambucano Tom Pires, a montagem provoca uma maior reflexão destes temas, ao colocar um discurso feminista na boca de atores do sexo masculino, no caso, os também Pernambucanos Gerson Lobo, Leandro Mariz e Sidcley Batista, e o próprio Tom Pires que se reveza entre a atuação e direção do espetáculo.

Duração: 60 minutos /
Recomendação: 16 anos / Gênero: Comédia.

::DESATINOS::
Quartas, às 19h.
Com texto e direção do Pernambucano Samuel Santos, a peça destaca as questões que acontecem nas pequenas e diversas cidades brasileiras. A loucura e a esquizofrenia são temas colocados à margem numa sociedade que atua dentro de conceitos morais pré-estabelecidos, deliberando, sem limites, suas convicções em desrespeito e detrimento ao outro indivíduo. A peça apresenta vários aspectos das relações humanas. A intolerância com as diferenças, seja ela em qualquer condição, definindo-se em manifesto partidário contra o outro. Na peça, o ator Gerson Lobo se desdobra em quatro personagens.

Duração: 60 minutos /
Recomendação: 16 anos / Gênero: Drama

::UM CERTO LAMPIÃO::
Quintas, às 19h.
Com texto e direção do Cearense Gilvan Balbino, o espetáculo aborda uma narrativa fictícia do bisneto de Lampião, que desmistifica o homem lendário, representando um povo que resiste e luta contra o poderio das classes superiores. Através da ficção, o Bisneto de Lampião vem a público revelar segredos de sua família, que nenhuma biografia jamais revelou sobre uma das figuras mais temidas e admiradas da história recente do Brasil, o rei do cangaço, Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião.  O espetáculo, em forma de monólogo, tem atuação do ator Sidcley Batista, que apresenta vários momentos e personagens da história do cangaço.

Duração: 50 minutos /
Recomendação: 16 anos / Gênero: Drama

PALESTRA – A Dramaturgia Contemporânea do Nordeste
Mediada pelo professor e pesquisador Wellington Júnior. Pernambucano que dará duas palestras tendo como tema da ocupação - a Dramaturgia Contemporânea Nordestina e oferecendo uma visão panorâmica da produção dramatúrgica no nordeste, com referencia nas três últimas décadas. A palestra se assentará na análise crítica da obra de alguns dos principais autores deste período: Ueliton Rocon, Rafael Martins, Cleise Mendes, Ronaldo Brito, Luiz j Botelho, Newton Moreno, Giordano Castro, entre outros. Analisará também as diferentes abordagens do texto em cena, considerando os processos colaborativos entre coletivos e escritores. Neste sentido, serão avaliados e discutidos espetáculos de diversas companhias nordestinas, tais como: Coletivo Angu, Grupo Bagaceira, Clowns de Shakespeare, Coletivo Alfenim e Bando de Teatro Olodum.

Dia 22/10 às 20h [após a apresentação de AS BONDOSAS]
– com Newton Moreno, mediada por Wellington Júnior.

DEBATE – A Construção e Desdramatização da cena
Debater a Desdramatização do trabalho do ator em “As Bondosas” fazendo uma reflexão de como o dramático se traduz na cena contemporânea a partir do trabalho de narrativa do texto, a partir do trabalho de movimentação na composição da cena, e como o processo de desdramatização pode resultar num tipo novo de teatro.

Dia 27/10 às 20h  [após a apresentação de AS BONDOSAS]
com Wellington Júnior e Cláudia Pfifer

Local

Teatro Dulcina

Rua Alcindo Guanabara, 17 Centro

Rio de Janeiro, RJ

Termos e políticas

Sobre o produtor

Portal 8 Produções Artísticas

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.