Oficina de Crônica – “Tanta Ternura”, com Fabrício Carpinejar
Duração: 2 dias
Carga horária: 6 horas
30/3 quinta - 19h/22h
31/3 - sexta - 19h/22h
Investimento:
Transferência/Depósito: R$350,00
Investimento: Sympla: R$385,00.
Informações: (31) 99779-0203 / (31) 98860-5022
contato@estudiobuenaonda.com.br
Casa Mangaba - Comendador Viana, 431. Mangabeiras. Belo Horizonte/ MG
Inscrições até 30/3/2017 ou até acabarem as vagas.
A oficina.
A despretensão, a simplicidade e a surpresa do texto breve são alguns dos temas trabalhados durante o curso de escrita criativa. Nas aulas abordarei a história comentada do gênero da crônica, as diferenças em relação ao artigo e ao conto, a importância do exemplo pessoal na elaboração da atmosfera e a força do humor na prosa contemporânea, de João do Rio a Luis Fernando Veríssimo.
Carpinejar apresentará suas teorias sobre o fazer literário, estabelecendo uma possibilidade de acentuar a beleza da banalidade. Em atmosfera lúdica e confessional, serão desenvolvidas crônicas e tarefas como cartas, troca de sapatos, esvaziamento de bolsas, jogo de forca, lista de mercado e relação de objetos perdidos.
O Artista.
Carpinejar
Caracterizado por Luis Fernando Verissimo como "usina de lirismo" ou dono de uma influente imaginação destacada por Millôr ("Vai, lê ele, devagar, decifra-o e ele te devora"), Fabrício Carpinejar chama atenção pela contundência e originalidade de suas opiniões.
Nasceu em 1972, na cidade de Caxias do Sul (RS), radicado em Porto Alegre (RS), publicou quarenta livros entre poesia, crônicas, infanto-juvenis e reportagem, detentor de mais de 20 prêmios literários e 250 mil exemplares vendidos..
Atua como comentarista do programa Encontro com Fátima Bernardes da Rede Globo e colunista dos jornais Zero Hora e Globo.
Durante dez anos, de 2001 a 2011, trabalhou na Unisinos, onde foi professor e coordenador de curso e idealizou as graduações de Formação de Produtores e Agentes Literários e Formação de Produtores e Músicos de Rock.
Foi escolhido pela revista Época como uma das 27 personalidades mais influentes na internet. Seus guardanapos digitais são uma febre entre os internautas e as suas postagens ultrapassam mais de um milhão de leitores.
Já participou como palestrante de todas grandes feiras e festivais literários do país, como Jornada Literária de Passo Fundo e Festival Internacional de Paraty (RJ).