18 jan - 2022 • 18:30 > 18 jan - 2022 • 20:30
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Qual o impacto de um meme em uma eleição? Se um grupo de pessoas acredita em uma sátira, é desinformação? Qual a responsabilidade sobre o conteúdo de um programa de humor ao utilizar elementos do jornalismo?
O humor faz parte das nossas vidas e historicamente foi usado para informar, denunciar e divertir. Porém, também está sendo usado para desinformar e manipular.
Mais do que discutir os limites do humor, é necessário tratar sobre seu impacto - positivo e negativo. Roberto Kaz, jornalista que esteve à frente de diferentes projetos que tratavam de jornalismo e humor, convida para uma discussão fundamental para o ano eleitoral que se inicia.
Oficina online com exposição de conceitos, exemplos e espaço para debates.
Público-alvo: Jornalistas, humoristas, ativistas e checadores interessados em entender como o humor, a sátira e até a mentira podem ser usados para transmitir informações factuais, verdadeiras.
2. CQC e o humor jornalisticamente irresponsável
3. Sátira como meio de informação
4. Ativismo como meio de informação
5. Humor como meio de transformação
Facilitador:
Roberto Kaz, jornalista, trabalhou na revista piauí e nos jornais Folha de S.Paulo e O Globo, onde ganhou um prêmio Esso de Reportagem. Escreveu "O Livro dos Bichos", pela Companhia da Letras, com 21 perfis reais de animais, que foi premiado com o Jabuti. Editou a newsletter MemeNews, que unia notícias e memes, e hoje coordena o perfil Gabinete dos Bichos, no Twitter, com vídeos que misturam ativismo, jornalismo e humor para combater o desmonte ambiental do governo Bolsonaro. Assinou por muitos anos o The piauí Herald, seção satírica da revista piauí.
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesEste evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.
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Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.
LupaEducação
LupaEducação é uma iniciativa inovadora que tem por objetivo capacitar cidadãos em técnicas de checagem. Esse programa, inaugurado em 2 de abril de 2017, fez da Agência Lupa a primeira plataforma de fact-checking do Brasil a oferecer treinamentos em verificação de fatos. Palestras e oficinas – online e presenciais – são realizadas pelos jornalistas da Lupa em empresas, instituições governamentais e de ensino do Brasil e também em países como Portugal e Espanha.
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