OFICINA ONLINE | Cartografias afetivas: a casa e a poesia
Da possibilidade que os espaços afetivos e a poesia podem oferecer, ministrada pela poeta Camila Assad
Com a proposta de fomentar a criação poética através da discussão e percepção do espaço que nos envolve em quatro diferentes esferas, casa, rua, bairro e cidade, a poeta paulista Camila Assad apresenta referências que tangenciam a Literatura, a Arquitetura, o Urbanismo e a Fotografia, com exercícios práticos envolvendo a escrita poética e a possibilidade de trocas simultâneas entre a turma.
Esperamos que, ao concluir esta oficina, você adquira um estímulo à criatividade, com um olhar renovado e crítico para o espaço que nos influenciam e que também influenciamos, ampliando o conhecimento de poesia, sobretudo a contemporânea, gerando segurança para criar e desenvolver os próprios poemas.
Conteúdo programático
A oficina acontecerá em quatro encontros de 2 horas, nos dias 20, 23, 27 e 30 de outubro, de maneira síncrona (ao vivo), pela plataforma Zoom, de acordo com a descrição abaixo.
Com exceção do último dia, planejamos propostas de exercícios práticos durante e também entre as datas de cada encontro.
- ENCONTRO 01: A casa como lugar
20 de outubro (quarta-feira), das 19h30 às 21h30
Após introdução da oficina e breve apresentação da turma, faremos a abordagem da casa enquanto signo, exemplificando com poemas relacionados ao tema que servirão de impulso para o exercício prático proposto durante o encontro.
- ENCONTRO 02: A casa como possibilidade
23 de outubro (sábado), das 9h30 às 11h30
Iniciando pela leitura e comentários dos exercícios anteriores, seguiremos para a apresentação da teoria e leitura de poemas que exemplificam o tema trabalho neste encontro; lendo a casa enquanto símbolo, a fim de destrinchar as camadas que existem na construção do imaginário do lar .
- ENCONTRO 03: A cidade ícone
27 de outubro (quarta-feira), das 19h30 às 21h30
Aqui, continuaremos a leitura e comentários do exercício proposto na aula anterior, seguido pela compreensão da cidade enquanto matéria, olhando para os elementos que criam e representam a cidade. Traremos à tona a discussão do racismo, machismo e homofobia no espaço urbano e como
construir e representar literariamente uma cidade de todas e todos.
- ENCONTRO 04: A cidade imaginada
30 de outubro (sábado), das 9h30 às 11h30
Por fim, compreenderemos os espaços que criamos , as cidades que nos atravessam pela vida e pelo poema, concluindo a teoria apresentada e os poemas que exemplificam e exploram as camadas subjetivas dos meios urbanos, trabalhando a memória da cidade.
Exposição das obras
Publicaremos o resultado dos exercícios no portal Fazia Poesia, em um artigo de exposição sobre a oficina.
Acreditamos que essa exposição é uma oportunidade para produzir uma mostra visual e aproximar a turma com um público-leitor amante da poesia, além de proporcionar que o artigo atue como arquivo da oficina.
Confira abaixo o que produzimos nas últimas 3 oficinas realizadas: