09 mar - 2018 • 14:00 > 10 mar - 2018 • 16:00
09 mar - 2018 • 14:00 > 10 mar - 2018 • 16:00
Programação e horários - mais detalhes abaixo
Sexta Feira 02/03/2018 | Sábado 03/03/2018 | Sexta Feira 09/03/2018 | Sábado 10/03/2018 | |
9 às 16h | Medidas de posição e dispersão | Função afim | ||
14 às 20h | Teorema de Tales e semelhança de figuras | Vistas ortogonais e representações em perspectiva |
Oficina: Vistas ortogonais e representações em perspectiva
horário: sexta, 9 de março, de 14 às 20h
Professores: Humberto Bortolossi (UFF) e Lhaylla Crissaff (UFF)
Resumo:
Nesta oficina realizaremos as atividades propostas pelo projeto “Livro Aberto de Matemática” para a habilidade EM13MT01 (Vistas Ortogonais e Representações em Perspectiva) da última versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio. Com o uso de recursos concretos e digitais, todo o material é organizado de forma a levar o aluno a compreender como representações 2D de objetos 3D obtidas por projeções centrais e paralelas fornecem modelos matemáticos que auxiliam na compreensão de como
vemos, comunicamos e interagimos com o mundo.
Além do conteúdo matemático e suas aplicações, a abordagem dá destaque para os aspectos neurocientíficos de como a mente humana interpreta essas representações e dos erros comuns cometidos pelos alunos neste assunto.
Oficina: Função afim
horário: sábado, 10 de março, de 9 às 16h
Professores: Bruno Vianna (Colégio Pedro II), Gladson Antunes (UNIRIO) e Michel Cambrainha (UNIRIO)
Resumo:
Nessa oficina vamos apresentar e explorar o material desenvolvido para o capítulo de função afim do projeto Livro Aberto de Matemática.
O capítulo foi concebido a partir de uma abordagem de função afim, não usual. Deixamos a cargo do aluno levantar conjecturas a respeito dos conceitos, definições e propriedades das funções afins; tais conjecturas ou indagações são provocadas por meio de atividades que abordam os conceitos a serem trabalhados.
Iniciaremos a oficina com o estudo de um tipo específico de função afim, a função linear. Esta deve ser encarada como um novo olhar sobre um objeto de conhecimento já abordado anteriormente, o conceito de proporcionalidade. Há inúmeras situações que podemos modelar usando proporcionalidade, basta que as grandezas se relacionem desta maneira; mas também há inúmeras outras onde não há proporcionalidade. Para termos certeza se as grandezas são ou não proporcionais, apresentamos o Teorema Fundamental da Proporcionalidade e através de algumas atividades, relacionamos esse conceito com a definição de função linear.
É muito comum estudantes acreditarem que praticamente todas as grandezas se relacionam de maneira proporcional, isso deve-se à grande quantidade de situações-problema a que eles foram apresentados no decorrer do Ensino Fundamental que podiam ser resolvidas pelo método intitulado: “Regra de Três”. No material proposto o estudante é alertado para este fato, seja por meio de exemplos ou atividades que mostram que existem grandezas que não se relacionam proporcionalmente.
Já a função afim propriamente dita é apresentada através de uma atividade que utiliza conceitos básicos do estudo do movimento uniforme. Nos apropriamos do conceito de velocidade constante para introduzir a ideia de taxa de variação. E por meio de translações no gráfico da função linear chegamos na definição de função afim.
Serão apresentadas ainda atividades que têm como objetivo colocar o estudante em contato com outras situações que permitem modelagem por meio de função afim, como é o caso de Progressão Aritmética (P.A.) e do estudo financeiro dos Juros Simples.
O material apresentado teve seu desenvolvimento pautado em pesquisas científicas e traz diversos comentários ao professor, apontando possibilidades de aplicação das atividades em sala de aula, distratores sobre o assunto tratado e aprofundamentos.
Oficina: Teorema de Tales e semelhança de figuras
horário: sexta, 2 de março, de 14 às 20h
Professores: Eduardo Wagner (FGV) e Marcos Paulo Araújo (CEFET/RJ)
Resumo:
Nesta oficina, pretende-se enfatizar a abordagem dos
assuntos por meio de atividades elaboradas para os capítulos de Teorema de
Tales e Semelhanças do Livro Aberto de Matemática. As atividades são elaboradas
de modo a levar à construção, tanto dos conceitos pretendidos, quanto do
aprofundamento no pensamento matemático. Por isso, a sequência de atividades
será apresentada de modo que cada atividade ajude na fundamentação do argumento
pretendido na próxima atividade. Desse modo, temos a intenção de formular conjecturas
e, com base nos conceitos abordados nas atividades anteriores, comprovar a
veracidade dessas conjecturas elevando-as à categoria de Teoremas.
Oficina: Medidas de posição e dispersão
horário: sábado, 3 de março, de 9 às 16h
Professores: Ezequiel Soto (IMPA), Flavia Landim (UFRJ), Nei Rocha (UFRJ) e Vanessa Leal (Prefeituras de Angra dos Reis e Mesquita)
Resumo:
Pretende-se trabalhar as atividades propostas no segundo capítulo de Estatística do Livro Aberto: “Medidas de Posição e Dispersão”, apresentadas com um enfoque construtivo a partir de dados. As atividades introdutórias conduzem às definições de medidas de posição e dispersão. Em sequência, atividades que envolvem a avaliação relativa da magnitude da variância/desvio-padrão levam à definição de coeficiente de variação e à construção do desenho-esquemático (box-plot). Um aspecto importante será a interpretação de cada uma das medidas trabalhadas, sua gênese e adequação/inadequação em diversos contextos, por meio da análise da forma da distribuição dos dados, utilizando diagramas de pontos, histogramas e o box-plot.
Rua São Francisco Xavier, 204/208 Barra da Tijuca
Rio De Janeiro, RJ
Livro Aberto de Matemática
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