08 nov - 2019 • 14:00 > 10 nov - 2019 • 20:00
08 nov - 2019 • 14:00 > 10 nov - 2019 • 20:00
OPEN SELECT
OPEN Feira de Design traz ao Instituto Ling a segunda edição da OPEN Select, feira de design com nomes de relevância nacional.
Veja como foi a última edição do evento:
Além da tão aclamada feira o evento também vai trazer:
>> CONFERÊNCIA - PALESTRAS - WORKSHOPS <<
Serão mais de 30 atividades sobre design e empreendedorismo com grandes nomes da área, no encontro mais elegante do design independente em Porto Alegre. Nessa segunda edição, o foco será a brasilidade - vamos discutir e experienciar as nuances e os traços próprios de um design nacional. Vamos promover reflexões sobre nossas fontes de recursos naturais e a inovação no uso e aplicação de materiais e processos que busquem otimizar a produção, de forma a reduzir o impacto ambiental. Vamos oferecer experiências com criadores e criativos, aproximar o público da prática e da fruição.
SOBRE A EDIÇÃO SELECT
A OPEN SELECT é uma edição da feira dedicada a um grupo seleto de expositores com participação de marcas de todo o Brasil. A edição também reserva muitas atividades de conteúdo para participação do público, todas pensadas em função do conceito que norteia a feira: elevar o design independente, apoiado em temáticas que giram em torno do empreendedorismo e do design. Nesta edição a curadoria geral é assinada por Camila Farina, diretora da Maria Cultura e Curadora da OPEN, e a curadoria de conteúdo será feita por Tatiana Laschuk, Paula Visoná e Rafael Körbes.
// Conteúdo
Confira aqui todas as atividades e não esqueça que elas têm vagas limitadas. Também teremos venda de ingressos no local, conforme disponibilidade.
// Conferência (destaques)
10/11 17h - Auditório - Mana Bernardes - 'Sustentabilidades no plural do protagonismo feminino'
A palestra de Mana Bernardes promete ser impactante, buscando um contato emocional com a plateia, incentivando que o público busque o seu caminho autoral. Além disso, desmistifica o conceito de sustentabilidade a partir da exposição de experiências pessoais. Os presentes no auditório também serão presentados com uma sessão de autógrafos do aclamado livro "Ritos do Nascer ao Parir", lançado em agosto pela Aeroplano Editora. Os livros estarão disponíveis para compra no local.
Mana Bernardes, carioca, é poeta e designer reconhecida mundialmente por suas caligrafias e acaba de lançar seu segundo livro “Ritos do Nascer ao Parir”. Após a palestra, Mana fará uma sessão de autógrafos para os participantes e colocará a disposição para venda somente 100 unidades da publicação. A designer e artista mantém parcerias com marcas como Tok&Stok e já expôs seus trabalhos no MoMa (Nova York), Fundação Cartier (Paris) e Mude Museu (Lisboa), além de manter uma obra fixa no Museu do Amanhã (RJ).
10/11 14h - Auditório - Edson Matsuo - 'Identidade(s): design no Brasil e suas brasilidades'
Designer da Melissa, Edson Matsuo tem formação acadêmica em Arquitetura e Urbanismo (SP). Aprendiz eterno de Design, sua paixão sempre foi a inovação "não tecnológica" baseada no "ser" das pessoas e como estes aprendem entre eles e consigo mesmo , criando a colaboração através do "Ikigai" - termo japonês que significa "razão de viver".
10/11 15:30 - Auditório - Filipe Catto - 'Design e o artista do século XXI'
Como o conhecimento do design pode ser aplicado na auto gestão artística em um mercado cada vez mais individual e voltado para a imagem.
Filipe Catto é cantor, compositor e designer, diretor criativo e de palco responsável por suas próprias artes em toda sua carreira e também assinando trabalhos para artistas como Alice Caymmi e Pélico.
Sexta-feira, 08 de novembro:
14h - Sala da Frente - Palestra: 'Creators brasileiros: conteúdo, visual e engajamento', com Fahen Carvalho.
Vamos entender como os criadores de conteúdo se destacam no Brasil, alinhando conteúdo, design e relacionamento com o público. Com foco em cases criados no Instagram, vamos buscar respostas e reflexões sobre um mercado que só cresce no Brasil, o dos creators.
16h - Sala do Fundo - Workshop: 'Da tendência a estratégia - conectando novos comportamentos a oportunidades de negócios', com Simone Rech e Paula Visoná.
A atividade vai apresentar casos onde é possível reconhecer a conexão entre tendências de comportamento, estratégias de mercado e inovação de significados. A partir disso, serão apresentadas ferramentas e princípios que serão colocados em prática no workshop, desafiando os participantes a idearem e prototiparem propostas de negócios para pessoas que estão difundindo novas tendências de comportamento hoje.
Paula Visoná é professora universitária, coordenadora de cursos de pós graduação em design e consultora de empresas nas áreas de estratégias de inovação aberta, co criação, geração de cenários de futuro e metodologias criativas. Simone Rech é economista comportamental com ênfase em design de moda e de produto. Atua há mais de 25 anos nas áreas de pesquisa, desenvolvimento de produto e soluções criativas para negócios de moda e design.
Sábado, 09 de novembro:
11:00h - Sala do Meio - Palestra: 'Pesquisa de Comportamento e Design, o que temos em comum', com Maria Carmencita Job.
Neste encontro vamos falar dos processos de uma pesquisa de comportamento e suas etapas para evoluir estratégias ao design de produto, fortalecendo a abundância de recursos metodológicos em um mundo cada dia mais imediatista. Maria Carmencita Job é antropóloga e atua como planner estrategista de cultura e experiência para marcas. Coordenou vários projetos em Análise Cultural e Data Insights para instituições de todo Brasil. Está à frente da [Ox]igênio há mais de doze anos, empresa da qual é fundadora, desenvolvendo inúmeras ações de manutenção e performance para grandes marcas do Brasil como: LOJAS RENNER, NATURA, REDE GLOBO, GRENDENE, TRAMONTINA, SESC, entre outras. Realizou estudos para Bienal do Mercosul, Fronteiras do Pensamento, Pepsi-Co, Vivo, Iguatemi, Canal Futura, Petrobras e foi coordenadora da pesquisa entregue para o Governo Federal “O Sonho Brasileiro” pela empresa Box1824. Fez parte de outras tantas ações em pesquisa para agências de comunicação como FSB (SP/RJ); DCS, Paim, Grafia (POA); E na agência D/Araújo (FPOLIS), projetou, desenvolveu e coordenou o núcleo de planejamento em "Impacto Social Positivo", atuando como diretora de Planejamento de marcas como AVAÍ FUTEBOL CLUBE, UNIVERSIDADE UNIVALE, MALHAS DOLHER E COOPERATIVA SICOOB.
11h - Sala do Fundo - Workshop: 'Resíduo ou um novo projeto de design? Transformando resíduos em novas linhas de produto', com André da Rocha e Flavio Goulart.
A atividade irá desenvolver, por meio da reflexão e da prática, possibilidades de novos produtos a partir da ressignificação de resíduos. O foco maior será para produtos em madeira, que serão cocriados a partir da experimentação prática com resíduos de projetos de produtos e mobiliário.
Flavio é arquiteto e Urbanista e especialista em Engenharia de Produção Gestão de Pessoas. Designer de mobiliário e desenvolvedor de processos de produção. Fundador da Interiore Marcenaria.
André da Rocha Ferreira é arquiteto e urbanista com experiência em interiores, desenvolvimento de produtos e ensino de design.
Acredita que a liberdade (psíquica e espacial) deve nortear a criação de objetos e espaços para os usuários, que o respeito e compreensão das crenças dos usuários devem ser decodificadas em símbolos da cultura deste, aproximando-o de sua identidade, permitindo e incentivando-os na busca de conhecimento e enriquecimento cultural.
14h - Sala do Fundo - Workshop: 'Oficina DIY de luminárias', com Natália Dametto.
Nat Dametto é uma designer de produtos e maker. Se formou na UFRGS e entrou pro mundo maker com seu projeto “One Lamp a Week”, onde criou, construiu e postou no YouTube vídeos DIY de uma luminária por semana durante um ano. Trabalha também como designer na Vetor Co-Design, onde desenha móveis de metal. Acredita que todo mundo tem um pouco de designer dentro de si, basta derrubar as barreiras do medo de errar e “colocar a mão na massa”.
Nesse workshop será incentivada a participação ativa no design de uma luminária, colocando um pouco de si no processo de construção da peça. Os materiais disponíveis vão definir as restrições das formas, enquanto apontam um caminho cheio de possibilidades que poderão ser testadas sem medo de "colocar a mão na massa".
Todos os materiais estão inclusos.
14:00h - Sala do Fundo - Palestra: 'A criatividade vem antes do pensamento, mas não é uma promessa', com Bernardo Henrique Leso.
Não temos obtido sucesso treinando pessoas para serem mais criativas e há uma explicação simples para o fracasso: tentamos treinar a criatividade como uma habilidade, quando ela é um estado de espírito. Esta é a possibilidade que sustenta a palestra. Esta conversa, ao evidenciar e conferir peso à individualidade de cada pessoa como o grande viabilizador da criatividade, permite que os participantes se sintam convidados a novos caminhos de expressão e manifestação. Bernardo é doutorando e mestre em engenharia de produção (UFRGS) com ênfase em inovação e tecnologia. Possui duplo-diploma de engenharia de produção pelo INP GI (França) e UFRGS e tem formação em Empreendedorismo pela Babson College (EUA). Atua como professor de criatividade no curso de especialização em gestão da inovação na UFRGS, como consultor de inovação e na coordenação e facilitação de atividades de empreendedorismo (Summer School UFRGS, Despertar Empreendedor UFRGS, etc.). Criador e facilitador do workshop Espiral do Encontro.
14:00h - Sala do Meio - Palestra: 'Sweety Worldwide', com Isabela Rodrigues.
Isabela Rodrigues, diretora do Sweety & Co. aborda a relevância internacional do seu estúdio e como ele é visto lá fora pelos clientes e admiradores. Formada em Desenho Industrial pelo CEFET-RS, Isabela dedicou-se ao mundo digital desde muito cedo, mas seu amor verdadeiro sempre foi design gráfico. Por isso, depois de mais de uma década de profissão, resolveu desvendar um mundo novo e aprofundar-se em embalagem e design estrutural junto com sua equipe no Sweety & Co., onde consegue criar uma atmosfera lúdica e proprietária com projetos cheios de cor e com aspecto colecionável.
15:30h - Sala do Meio - Palestra: 'E-commerce para pessoas criativas', com Fernando Lopes Maia.
Como escolher e implantar a solução mais adequada de comércio eletrônico para empreendedores da economia criativa. Fernando Maia é formado em engenharia elétrica pela UFRGS e pós-graduado em Ciências da Computação pela mesma universidade. Além disso, possui MBA em Gestão Empresarial e Gestão de Projetos, ambos pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalhou cinco anos no Grupo RBS como analista de novos negócios, onde desenvolveu-se na área de internet. Possui ampla experiência em gestão de projetos, criação de novos produtos, análise de viabilidade de negócios e comércio eletrônico. Atualmente, dirige a Eau Rouge, onde já desenvolveu dezenas de projetos para e-commerce.
16:30h - Sala do Fundo - Workshop: 'Entre formas e experimentos: da imagem ao tridimensional ', com Júlia Picoli e Tatiana Laschuk.
O workshop propõe um pensamento construtivo para a criação de formas a partir de elementos imagéticos e a transformação destes em modelos tridimensionais, pensando em aplicações em design - leia-se: moda, produto, mobiliário e áreas afins. Todos os materiais estão inclusos.
Tatiana Laschuk é designer e experienciadora têxtil. Sócia-proprietária da @otrobikewear, promove experiências práticas com tecidos/fibras para potencializar o uso/transformação dos mesmos em projetos de moda. Possui doutorado em Design de Superfície e Mestrado em Design e Marketing Têxtil.
Julia Picoli, professora e estilista, é apaixonada por processos e criação e desenvolve projetos com foco no pensamento construtivo e inovação. Mestre em Design e Marketing do Vestuário, desenvolve para a marca Solaine Piccoli, onde assina uma linha de vestidos menos tradicionais, com tingimentos manuais e naturais.
17:00h - Sala do Meio - Palestra: 'Pensando na jornada de um serviço', com Gabriela Oliveira.
Exercitando a empatia, vamos aprender como desenhar a jornada de um serviço sob ponto de vista do cliente. Que sentimentos e emoções ele vive ao longo dessa jornada? E como podemos melhorar a experiência deste cliente? Diretora de Experiências Digitais na Escola Caxias Criativa e ECC Hub. Designer, Professora e Consultora de Marketing Digital e UX. 10 anos de experiência em agências de Comunicação e Marketing Digital. 5 anos capacitando profissionais de marketing digital. Professora e palestrante em diversas instituições de Caxias do Sul e região nas áreas de marketing digital e mídias sociais.
18:30h - Sala da Frente - Palestra: 'A poesia dos fazeres celebrando a excelência e a sofisticação', com Beth Venzon.
Um convite a conhecer e refletir sobre as redescobertas e revalorização de técnicas de tecidos, materiais e construções, num encontro com a beleza e sofisticação do “feito à mão”.
Vamos fazer um passeio pelos caminhos da história da excelência nas técnicas de produção e o refinamento das linguagens estéticas.
Especialista e estudiosa em moda, história, cultura e identidade, Beth tem formação na Itália e no Brasil. Há 27 anos, atua como professora na área de história e cultura de moda. Aproximando conceitos de moda, arte, educação e design, organiza a cadeia de informações, elabora o DNA das empresas e os conceitos dos produtos.
Curadora da Plataforma Moda365oficial.
Domingo, 10 de novembro:
11h - Sala do Fundo - Workshop: 'Modelo de negócios para pessoas criativas', com Ane Perini e Lílian Loss Schwarz.
O workshop tem como proposta auxiliar os designers formados ou em formação a entender em que situação está o seu negócio (ou a ideia) e compreender com clareza o que falta para tirar do papel; saber priorizar e dividir tarefas para atingir esse objetivo, administrando a quantidade de demandas e responsabilidades que surgem quando começamos a empreender ou quando o negócio está em andamento mas precisa de organização para fluir. Anerose Perini é Mestre em Design Estratégico pela Unisinos, estilista e consultora de tendências de moda. Desde 2013 atua como professora em Design de Moda e é fundadora do Studio Strelitzia. Lílian Loss Schwarz possui é engenheira de produção e pós-graduada em Gestão do Varejo. É fundadora da empresa Organização na Medida: a partir de técnicas e ferramentas, criou uma metodologia de trabalho que ajuda as pessoas a organizarem aquilo que precisam para manter a fluidez da rotina.
OBS.: As palestras estão sujeitas a cancelamento caso tenham menos de 10 inscritos em cada.
OBS.: Em caso de arrependimento da compra, o reembolso do valor do ingresso somente será efetuado caso a solicitação seja feita no prazo de até 7 (sete) dias corridos a contar da data da compra, e desde que realizado o pedido de devolução com, no máximo, 48 (quarenta e oito) horas de antecedência do horário de início do evento. Essa solicitação deve ser feita pelo titular da compra através do e-mail: participante@sympla.com.br
Rua João Caetano, 440 Três Figueiras
Porto Alegre, RS
Maria Cultura
Maria Cultura é uma agência cultural que há mais de 12 anos está à frente de iniciativas que difundem a cultura da arte, do design, da música, do teatro, dos games, entre outras que contribuem para a evolução dos homens e logo, da sociedade. Entre tantas iniciativas já capitaneadas produz mensalmente e também em edições especiais, a OPEN FEIRA DE DESIGN. Acesse www.openfeiradesign.com para saber mais.
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