30 out - 2020 • 15:00 > 30 out - 2020 • 19:00
30 out - 2020 • 15:00 > 30 out - 2020 • 19:00
O QUE É
O crescimento, o agravamento e a complexidade de casos envolvendo discursos de ódio, acelerados e amplificados nas mídias sociais, têm reforçado o desafio de se buscar soluções concretas e, principalmente, um instrumental de análise teórico para a questão capaz de auxiliar empresas, organizações não governamentais e entidades estatais e comunitárias a lidar, mitigar e solucionar tais casos.
Ao mesmo tempo, o excesso e a velocidade de disseminação de conteúdos falsos têm exigido que veículos de comunicação, agências de checagem, empresas e órgãos de todos os governos mundiais invistam tempo e recursos para desmentir os boatos e informações enganosas.
Nesse sentido, como o Brasil vai se preparar para fortalecer o combate à crescente onda de desinformação, discurso de ódio e linchamentos virtuais nas eleições de 2020? Esses assuntos serão debatidos no dia 30/10, no evento online Os limites do discurso de ódio nas redes sociais, que terá três painéis para refletir sobre o tema e buscar soluções concretas para resolver o problema. Débora Freitas, jornalista da CNN, será a mediadora dos três encontros.
IMPORTANTE: os painéis vão ser transmitidos via Facebook, Twitter e YouTube do HISTORY. Para participar e acompanhar tudo sobre os três encontros, faça a sua inscrição por aqui no Sympla.
Este evento faz parte do lançamento do filme A Verdade da Mentira, que estará disponível no dia 26 de outubro nas plataformas digitais.
PROGRAMAÇÃO
Horário: 15h às 16h
PAINEL 1 | Como enfrentar o discurso de ódio no contexto eleitoral?
Sobre: o foco do painel é realizar uma reflexão sobre a dimensão e a urgência de falarmos sobre os discursos de ódio e linchamentos virtuais no período eleitoral. Vamos falar com a Justiça Eleitoral, e com atores relevantes da sociedade civil, sobre como podemos nos preparar para evitar e lidar com linchamentos virtuais e atentados à integridade moral e física de qualquer cidadão nas eleições de 2020.
- Ministro Luís Roberto Barroso, Presidente do TSE
- Fernando Lottenberg, Presidente da Confederação Israelita do Brasil (Conib)
- Petria Chaves, jornalista e apresentadora do programa Revista CBN (rádio CBN),do podcast Revisteen CBN Joca - o primeiro podcast de notícias voltado para jovens de 9 a 15 anos - e apresentadora do documentário "A Verdade da Mentira", que será lançado no dia 26 de outubro. O filme A Verdade da Mentira, com direção de Maria Carolina Telles, é uma reflexão sobre o momento de desinformação e polarização extrema que vivemos e quais são os impactos desse fenômeno no nosso dia a dia. Ao longo do filme, são ouvidas diversas pessoas especialistas no assunto.
Horário: 16h30 às 17h30
PAINEL 2 | A experiência de grupos que sofrem com discursos de ódio
Sobre: o foco do painel é apresentar casos concretos de pessoas e grupos que já sofreram e sofrem com discursos de ódio, desinformação proposital e com linchamentos virtuais com desdobramentos que não condizem nem com os ideais democráticos nem com o respeito à dignidade humana. Quais medidas e ações foram adotadas para diminuir, reverter e, quando possível, punir os envolvidos? O que a sociedade pode fazer para mudar esse cenário?
DEBATEDORES
- Rabino Michel Schlesinger, rabino brasileiro da Congregação Israelita Paulista (CIP)
- Djamila Ribeiro, filósofa e escritora
- Alexandre Pacheco da Silva, coordenador do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) da FGV Direito SP, realizadores da pesquisa e do “Guia para Análise de Discurso de Ódio”
- Cristina Naumovs, jornalista, consultora de criatividade, inovação e humanidade para grandes marcas
- Rodney William, Babalorixá e Doutor em Ciências Sociais
Horário: 18h às 19h
PAINEL 3| Como prevenir os linchamentos virtuais na eleição de 2020?
Sobre: o foco do painel é falarmos de boas práticas pelo mundo e ações concretas para evitar a disseminação de mensagens com discursos de ódio. Como evitar, prevenir, frear e punir os linchamentos no mundo virtual e fora dele? Com a participação de especialistas, o objetivo é buscar ações concretas que podem ser colocadas em prática pelos TREs, pela Justiça Eleitoral e pelas plataformas de mídias sociais.
DEBATEDORES
- Cristina Tardáguila, fundadora e sócia da Agência Lupa e atual diretora da International Fact-Checking Network
- Thiago Rondon, Coordenador digital de combate à desinformação no TSE
- Marco Aurelio Ruediger, diretor da FGV DAPP
- Luciano Santos, Diretor do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE)
REALIZAÇÃO
Instituto Tecnologia e Equidade (IT&E), ELO Company, HISTORY, Agência Lupa, Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE).
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
Instituto Tecnologia e Equidade (IT&E)
O Instituto Tecnologia e Equidade (IT&E) é uma organização sem fins lucrativos que acelera a inovação sistêmica para alcançar a equidade na sociedade. A iniciativa pesquisa como a tecnologia pode ser conciliada com a equidade em busca do bem comum e da prosperidade humana. A metodologia do IT&E tem, como base, os Sistemas Dinâmicos. É a partir dela que o Instituto busca auxiliar coletivos e organizações públicas, privadas e do terceiro setor, criando modelos para entender sistemas complexos,
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.