09 mar - 2021 • 20:00 > 23 mar - 2021 • 22:00
09 mar - 2021 • 20:00 > 23 mar - 2021 • 22:00
SOBRE O CURSO
3 encontros em grupo nos dias 09, 16 e 23 de Março, das 20 horas às 22 horas
Este é um curso introdutório sobre a perspectiva decolonial do coletivo Gestos Rumo a Futuros Decoloniais. A proposta aqui é olhar para as diversas crises deste nosso modo de vida, estabelecendo relações entre questões ambientais e violências sistêmicas, entre crise climática e injustiça social.
Vamos mergulhar fundo nas raízes da modernidade/colonialidade, buscando desatar alguns nós, observar barreiras intransponíveis e abrir mão do que é preciso para que outras possibilidades de existência possam desabrochar.
ESTRUTURA DO CURSO
A jornada de aprendizagem conta com três encontros online, de duas horas cada, nos quais todo o grupo estará reunido. Além disso, iremos sugerir práticas para serem realizadas individualmente, indicar materiais de aprofundamento e manter um fórum de discussão para estender as reflexões realizadas nos encontros ao vivo.
Serão, portanto...
3 encontros em grupo em plataforma online (que serão gravados e disponibilizados para aqueles que não puderem acompanhar ao vivo) nos dias 09, 16 e 23 de Março, das 20 horas às 22 horas
Fórum de troca entre os participantes
Atividades práticas para serem realizadas individualmente
Curadoria de materiais para aprofundamento nos temas trabalhados
Encontro 1 - Um mundo violento e insustentável
No primeiro encontro, faremos uma apresentação das visões e perspectivas que embasam o trabalho do coletivo "Gestos Rumo a Futuros Decoloniais", introduzindo a forma de trabalhar com metáforas, cartografias sociais e teorias de mudança.
Aqui, iremos propor uma ferramenta para observar os elementos que compõe essa forma de viver que chamamos de modernidade/colonialidade, e porque é tão complicado sair das várias crises criadas e sustentadas pela modernidade. Neste encontro, buscaremos também mapear as diferentes formas de responder a estas crises e suas limitações.
Cartografias base
A casa construída pela modernidade
Espaços de reforma
Encontro 2 - Os vícios da modernidade - uma questão de hábitos de existência
No segundo encontro, partindo de uma visão da modernidade como um problema ontológico (existencial), e a partir da metáfora desse conjunto de hábitos de existência como vícios, vamos procurar entender nossa auto implicação e cumplicidade nos problemas, e como tentar cultivar formas de romper esse círculo vicioso.
Cartografias base
O Ônibus dentro da gente
O monte de merda e o arco-íris
Encontro 3 - Há mundo porvir? Preparando-se para o fim do mundo como conhecemos
O terceiro e último encontro coletivo é dedicado aos limites da nossa imaginação, a abrir espaço para aprender com saberes para além dos dominantes e se engajar no longo e delicado trabalho de se (re)integrar como parte do metabolismo maior da T(t)erra, investigando suas próprias medicinas e fontes de energia vitais necessárias para este tipo de trabalho.
Cartografias base
Obs: As cartografias base e o roteiro de cada encontro podem ser alterados de acordo com o desenvolvimento dos encontros e interesses do grupo.
QUANDO
09, 16 e 23 de Março, das 20 horas às 22 horas
VALOR
Trabalhamos com uma proposta de 3 valores diferentes, para estimular uma contribuição consciente de cada um de acordo com sua realidade e permitir que pessoas que não podem pagar o valor integral participem do curso. Se você puder contribuir com um valor mais elevado, ou se o valor mínimo não for suficiente para sua participação, entre em contato com a gente.
O ingresso "apoie um participante" existe para quem quiser fazer uma contribuição para nossa política de bolsa integral. Se você quiser fazer uma contribuição de bolsa parcial, fale com a gente.
QUEM SOMOS
Terra Adentro é um projeto de investigação sobre as motivações e efeitos das crises sistêmicas que vivemos, buscando apontar para outras possibilidades de se viver e interagir no mundo. Os projetos com os quais trabalhamos tomam muitas formas, mas normalmente realizamos imersões com a T(t)erra, cursos em ambientes urbanos, facilitação de encontros e produção de conteúdos.
A pedagogia que informa nosso trabalho vem da pesquisa que desenvolvemos no coletivo Gestos Rumo a Futuros Decoloniais, um coletivo de artistas, pesquisadorxs, educadorxs, ativistas e estudantes envolvidos em experimentos artísticos e práticas pedagógicos que visam estimular formas sóbrias de viver para além do que podemos imaginar dentro dos parâmetros da modernidade/colonialidade. O coletivo busca pedagogias capazes de nos engajar, ao invés de negar, com violências sistêmicas, com nossos entrelaçamentos e cumplicidade em danos, e com os limites do planeta.
O coletivo tem atuação no Brasil, Canadá, Peru, México e Eslovênia.
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
Terra Adentro
Terra Adentro é um projeto de investigação sobre as crises sistêmicas que vivemos, buscando apontar para outras possibilidades de se viver e interagir no mundo.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.