11 abr - 2024 • 14:00 > 11 abr - 2024 • 17:00
Presencial e gratuito.
É necessário se inscrever para participar deste evento. Haverá emissão de certificados mediante credenciamento presencial.
Durante séculos, o pensamento filosófico e pedagógico foi marcado pela concepção dualista, segunda a qual o homem era visto como um ser cindido entre razão e emoção - ora ele pensa, ora ele sente - não havendo relação entre essas duas dimensões. Além disto, a razão era vista como a característica mais importante do ser humano. Os impactos dessas ideias na Educação são identificados até os dias atuais: todo o trabalho educacional desenvolvido nas instituições visa ao desenvolvimento dos aspectos racionais/cognitivos, marginalizando a dimensão afetiva do processo desenvolvido na sala de aula.
Somente no século XVII a concepção dualista começa a ser questionada, principalmente pelas ideias do filósofo holandês Espinosa, apresentando as bases da concepção monista, segundo a qual razão e emoção são entendidas como duas dimensões inseparáveis, dialeticamente relacionadas no desenvolvimento humano. No entanto, ainda foram necessários vários séculos para que as ideias monistas fossem assumidas e a afetividade reconhecida como um importante e inevitável aspecto do trabalho pedagógico – o que ocorreu apenas em meados do século XX.
O Grupo do Afeto, da Faculdade de Educação/Unicamp, que se constituiu no final dos anos 90, foca o olhar nos impactos afetivos que ocorrem em sala de aula. Os dados acumulados das pesquisas permitem afirmar que as relações que se estabelecem entre o sujeito/aluno e os objetos/conteúdos são, também de natureza afetiva, dependendo basicamente da qualidade da mediação pedagógica desenvolvida pelo professor. Assim, tais impactos determinam os movimentos de aproximação ou de afastamento entre sujeito e objeto, de natureza essencialmente afetiva, em função das condições de mediação, em que o professor tem um papel fundamental.
As pesquisas desenvolvidas pelo grupo possibilitaram identificar o perfil do professor de sucesso, carinhosamente conhecido como Professor Inesquecível – aquele profissional que possibilita ao aluno apropriar-se do conhecimento e, simultaneamente, estabelecer uma relação afetiva positiva com o mesmo.
A presente obra – quarto livro organizado - relata trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelos membros do grupo, tendo como eixo a relação entre a afetividade e o planejamento das condições de ensino/aprendizagem. É direcionada aos educadores e estudantes que dedicam suas vidas para a construção de uma escola democrática e transformadora.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesRua Bertrand Russell, 801, Prédio Paulo Freire, 1º Andar, Bloco E, Cidade Universitária
Campinas, SP
Faculdade de Educação da Unicamp
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.