15 ago - 2024 • 14:00 > 15 ago - 2024 • 16:00
15 ago - 2024 • 14:00 > 15 ago - 2024 • 16:00
O Centro Nacional do Folclore e Cultura Popular (CNFCP) realizará, no dia 15 de agosto, às 14h, a Roda de Conversa “Patrimonialização de acervos: perspectivas contemporâneas” no Salão da Biblioteca Amadeu Amaral, em parceria com o Núcleo Multidimensional de Gestão do Patrimônio e de Documentação em Museus (NUGEP-UNIRIO). Participe deste evento imperdível que integra a programação da Semana de Patrimônio e trará discussões relevantes sobre a preservação e valorização do patrimônio cultural. A roda contará com a participação de renomados profissionais da área, como os museólogos Priscilla Moret e Vinícius José, a historiadora Renata Linhares e a arquivista e historiadora Juliana Maia Mendes, com a mediação de Daniel Reis (CNFCP/Iphan) e Elizabete Mendonça (Nugep/UNIRIO).
O objetivo do evento é provocar o diálogo sobre os instrumentos e impactos de processos de patrimonialização relacionados aos acervos arquivísticos e museológicos no Brasil, a partir de algumas experiências teóricas e práticas vivenciadas pelos debatedores. Haverá emissão de certificado.
Sobre os debatedores:
Priscilla Moret, mestra em Museologia pelo Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro(UNIRIO)/Museu de Astronomia - PPGPMUS. Especialista em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ e Bacharela em Museologia pela UNIRIO. Coordena a Museologia do Museu de Imagens do Inconsciente/ Instituto Municipal Nise da Silveira desde 2011.
Renata Linhares de Araújo, graduada em História pela UERJ-Rio, tendo especialização em Arquivologia pela FAVENI. Mestranda no Profissional em Gestão e Preservação do Patrimônio Cultural e das Ciências e da Saúde (PPGPAT/COC/Fiocruz). Atua em pesquisa arquivística no Projeto Salvaguarda e Divulgação do Acervo do Museu de Imagens do Inconsciente.
Vinícius José, museólogo formado pela UNIRIO e mestrando no Programa de Educação, Comunicação e Cultura da UERJ/FEBF. Atuou como educador museal por uma década em instituições como Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea(mBrac), MNBA e Oi Futuro. Possui vivência em Preservação Audiovisual (Cinemateca do MAM). Atualmente, ocupa o cargo de Coordenador de Acervo do mBrac, dedicando-se à gestão, preservação e democratização de acervos.
Juliana Maia Mendes, doutoranda em Ciência da Informação. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense(UFF). Bacharel em Arquivologia pela UFF e História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(UFRN). Temas de interesse: arquivos pessoais, patrimônio, história dos arquivos e da Arquivologia e documentos audiovisuais.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesRua do Catete, 179 Catete
Rio de Janeiro, RJ
Museu de Folclore Edison Carneiro
O Museu de Folclore Edison Carneiro tem uma longa e expressiva contribuição na área do folclore e cultura popular, ao longo dos seus 55 anos. Ele faz parte do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular(CNFCP). A atual exposição de longa duração "Os objetos e suas narrativas" faz um diálogo com o público sobre a polifonia dos objetos de sua coleção. Quer mostrar as diferentes vozes dos muitos segmentos sociais que dizem do folclore e da cultura popular.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.