Entre 1946 e 1964, os integrantes do Foto Cine Clube Bandeirante (FCCB) ocuparam um lugar central no meio artístico paulistano e suas conquistas se espalharam pelo mundo. No entanto, circunstâncias políticas e artísticas adversas contribuíram para reduzir a presença do grupo no cenário internacional, que aos poucos começou a ser corrigido no Brasil a partir do final da década de 1980. Apesar dos esforços valiosos de uma série de curadores e instituições brasileiras, o FCCB está ausente de tudo, exceto de histórias mais recentes do meio contadas em inglês.
Para jogar luz à essa ausência, no próximo dia 19 de maio, o Itaú Cultural (IC) promove um encontro entre Rubens Fernandes Junior (curador e pesquisador) e a curadora americana Sarah Meister (diretora-executiva da Aperture e ex-curadora do departamento de fotografia do Museu de Arte Moderna de Nova York [MoMA]), colocando em perspectiva internacional as notáveis realizações do FCCB.
Perspectivas internacionais do fotoclubismo no Foto Cine Clube Bandeirante [com interpretação em Libras e tradução simultânea do inglês para o português]
com Rubens Fernandes Junior e Sarah Meister
quarta 19 de maio de 2021
às 17h
[duração aproximada: 90 minutos]
on-line – plataforma Sympla/Zoom
300 ingressos
[livre para todos os públicos]
Atividade gratuita
Reserve seu ingresso [sujeito a lotação máxima]
Sarah Meister
Em maio de 2021, Sarah Meister assume o cargo de diretora-executiva da Aperture, tendo sido curadora do departamento de fotografia do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) desde 2009. Seus projetos mais recentes no MoMA incluem considerações sobre a obra de Josef Albers (2016), a exposições de 1967 New Documents (2017), Making Space: Women Artists and Postwar Abstraction (co-curadora; 2017), Dorothea Lange (2018 e 2020), Frances Benjamin Johnston (2019), Gordon Parks (2020), Luigi Ghirri (2020) e Fotoclubismo: Fotografia Modernista Brasileira e o Foto Cine Clube Bandeirante, 1946–1964 (2021). Também é co-diretora do Projeto August Sander (2016 a 2021).
Rubens Fernandes Junior
Pesquisador e curador de fotografia, doutor em comunicação e semiótica pela PUC-SP. É professor e diretor da área de comunicação da FAAP. Recebeu os prêmios da APCA pela curadoria das exposições Mário Cravo Neto, no Masp (1995), e A(s)simetrias, Geraldo de Barros, na Galeria Brito Cimino (2006), além do Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia em 2014. Realizou diversas exposições no Brasil e no exterior, entre elas, German Lorca: Mosaico do Tempo, no Itaú Cultural (2018); O que os Olhos Alcançam, de Cristiano Mascaro, no Sesc Pinheiros (2019); Jean Manzon, na Galeria Almeida e Dale e na feira SP-Foto 2019. Autor de Papéis Efêmeros da Fotografia, pela editora Tempo D’Imagem (2015); Fotoformas e Sobras, fotografias de Geraldo de Barros, pela editora Cosac Naify (2006); Labirinto e Identidades: panorama da fotografia no Brasil [1946-98], pela editora Cosac Naify (2003), entre outros.