Breve descrição da palestra:
Cada vez mais nos relacionamos com marcas que nos representam, com as quais nos identificamos, e em última instância, marcas que nos validam.
Não basta só uma comunicação atraente, é preciso mais, é preciso identidade, propósito e mais do que tudo, é preciso autenticidade.
Nossa relação com os lugares não é muito diferente, você já parou para se perguntar por que escolhe uma cidade ao invés de outra para morar? E para viajar de férias? Você usa os mesmos critérios para as duas situações? Provavelmente não, mas por que?
Nessa conversa discutiremos os elementos que tornam um lugar agradável, atraente e porque nos sentimos pertencentes a alguns lugares enquanto ignoramos completamente outros.
Nome do livro:
Place Branding: identificando vocações, potencializando identidades, fortalecendo lugares.
Breve descrição sobre o livro:
Lugares são como pessoas: uns são importantes para muitos, outros são importantes para apenas alguns poucos; uns têm renome mundial, outros são desconhecidos de quase todos; uns cativam pela beleza, outros são desprezados pela feiúra e pelo descaso; uns atraem milhões de pessoas, outros padecem de abandono. Mas todos merecem atenção, não? E, acima de tudo, todos podem melhorar.
Razão e emoção, planejamento e improviso, vocações e tropeços, tudo é matéria-prima e componente necessário desta relação entre lugares e pessoas, o objeto do place branding.
Neste livro pioneiro, que mistura urbanismo e comunicação como poucas vezes vimos, Caio Esteves conduz renomados especialistas por reflexões contemporâneas e candentes acerca daquilo que nos rodeia: os bairros, as cidades, as nações e os espaços públicos em geral. Por que temos nossos lugares favoritos? Por que alguns parecem ter mais personalidade do que outros? Como podemos melhorar os espaços públicos ao nosso redor?
Cabe a você, leitor, juntar-se a esse time, analisar os conceitos e experiências apresentados – sempre repletos de exemplos práticos nacionais e internacionais – e aplicá-los ao mundo real,concreto, ao alcance de todos.
Toda mudança começa com o indivíduo. Sejamos todos agentes de um lugar melhor.
Nome do palestrante:
Caio Esteves
Breve currículo do palestrante:
Arquiteto e urbanista, pós-graduado em Branding, fundador da Places for Us, 1º consultoria especializada em Place Branding do Brasil, startup certificada com o selo B Corp| pending de impacto social.
Autor do livro "Place Branding", 1º livro sobre place branding do país.
Colaborador, membro do conselho consultivo e jurado do City Nation Place, congresso internacional de Place Branding em Londres, Membro do Institute of Place Management de Manchester-UK e associado a IPBA- International Place Branding Associaton. Membro do Research Panel do The Place Brand Observer.
Idealizador e coordenador do MBA Place Branding das Faculdades Integradas Rio Branco.
Professor de branding no IED-SP, Rio Branco-SP, SENAC, Alfa- GO e ANPROTEC.