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A formação do cânone II

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A formação do cânone II

CICLO DE ESTUDOS PARA QUALIFICAÇÃO DE INTÉRPRETES

Por Sociedade Bíblica do Brasil

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Exercícios de fixação

Certificado

O que você aprenderá

Você aprenderá cânone do Antigo Testamento na Septuaginta, o cânone do Novo Testamento, e a ordem dos livros do NT

Descrição do evento

Neste curso você aprenderá sobre o cânone do Antigo Testamento na Septuaginta, o cânone do Novo Testamento, e a ordem dos livros do Novo Testamento.


Aula 1: O cânone do Antigo Testamento na Septuaginta

Vamos falar um pouco sobre o Antigo Testamento, especialmente o cânone do Antigo Testamento na tradução grega, a assim chamada Septuaginta.

A Septuaginta é uma tradução grega do Antigo Testamento feita pelo povo judeu, no período antes de Cristo. Não se sabem exatamente as datas, mas se a gente for assim pegar uma data arredondada diria lá por volta do ano 300-250 antes de Cristo.


Aula 2: O cânone do Novo Testamento

O Novo Testamento é um livro razoavelmente pequeno, não é tão extenso assim, nem de longe tão extenso quanto o Antigo Testamento. O Antigo Testamento é três vezes maior do que o Novo Testamento. São 27 livros, o Novo Testamento grego.


Aula 3: Número e ordem dos livros do Novo Testamento

Ao se falar sobre o cânone do Novo Testamento, a gente pode falar, como já falamos, sobre o número dos livros (são 27), e a gente pode também falar sobre a ordem em que eles aparecem no Novo Testamento. É sabido que o primeiro livro do Novo Testamento é Mateus, e o último é o Apocalipse. E no meio? Por que os livros aparecem nessa ordem? Existe uma razão para isso?


Aula 4: Livros Deuterocanônicos ou Apócrifos

Quando o assunto é cânone bíblico, certamente a maior discussão gira em torno dos assim chamados livros apócrifos. Ou deuterocanônicos, segundo a designação católica. São sete livros, e alguns acréscimos a outros livros. São escritos, textos preservados em grego e, por isso, por serem textos de língua grega, não podem e nunca fizeram parte da Bíblia Hebraica. E não têm, portanto, reconhecimento por parte dos judeus ou do judaísmo.



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Rev. Dr. Vilson Scholz

Possui graduação em Teologia pelo Seminário Concórdia (Porto Alegre, 1978), Mestrado em Teologia Exegética do Novo Testamento (Concordia Seminary, St. Louis, MO Estados Unidos, 1981) e Doutorado em Teologia Bíblica (Concordia Seminary, St. Louis, Estados Unidos, 1993). Atua como professor de Teologia, principalmente nas áreas de Hermenêutica e Exegese do Novo Testamento.

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