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A outra forma da loucura: razão e desrazão na "História da loucura" de Michel Foucault

Por Instituto Welt_Abaeté

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O curso "A outra forma da loucura: razão e desrazão na 'História da loucura' de Michel Foucault busca apresentar uma visão ampla dessa primeira grande obra de Foucault, publicada pela primeira vez em 1961. O curso tem como fios condutores as noções de razão e desrazão, o mesmo e o outro, identidade e diferença, que nos permitirá percorrer o caminho traçado pelo filósofo francês ao abordar o problema da loucura: quem é o louco e a quem é permitida a posse do dizer verdadeiro sobre a loucura no espaço do ocidente?


Aula 1 - O percurso intelectual de Foucault e as fases de seu pensamento: arqueologia, genealogia, constituição do sujeito ético; Espaço, ordem e lugar: compreensão da loucura a partir de seu "grau zero" no ocidente, desde o século XVI; Filosofia e História, episteme e o a priori histórico discursivo dos saberes considerados verdadeiros; Quatro formas de consciência da loucura no Renascimento, na Idade Clássica e na Modernidade. A consciência crítica da loucura, a consciência prática da loucura, a consciência enunciativa da loucura e a consciência analítica da loucura;


Aula 2 - A "nau dos loucos" (Stultifera navis) e a sensibilidade da loucura no Renascimento; O esvaziamento dos leprosários, os doentes venéreos e os loucos; A errância da loucura: expulsão como ritual, a água como suspensão e como purificação; A loucura como passageira por excelência, a loucura como prisioneira da passagem; O fascínio do trágico e a ironia da crítica: duas formas da experiência da loucura no Renascimento;


Aula 3 - A internação da loucura e sua institucionalização; o surgimento dos hospitais gerais e o grande encerramento da loucura; A loucura se diz de muitas formas; Miséria e trabalho, loucura como categoria moral, nem sagrada nem médica na Idade Clássica. Montaigne e Descartes, duas visões sobre a loucura; Do encerramento da loucura na Idade Clássica à internação do louco na Modernidade: surgimento da ciência psiquiátrica.


O curso é ministrado pelo Prof. Me. Diego Azizi, graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com ênfase em história da filosofia moderna e ética e filosofia política. Pós-graduado (especialista) em Ciência Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP-SP). Doutorando em Filosofia pela UFPR (Universidade Federal do Paraná). Atuou durante cinco anos como docente dos cursos de graduação da Faculdade Mundial. Atuou como coordenador dos cursos de comunicação da Faculdade Mundial. Atuou também como professor de Filosofia e Sociologia no Ensino Médio. Foi professor colaborador dos cursos de graduação da UNICENTRO (Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná). Professor de pós-graduação da UNIFAI. Diretor e professor do Instituto Welt_Abaeté. Membro dos grupos de pesquisa "Estudos do Idealismo - GPEI (UNESP)", "História da Filosofia (UNICENTRO)" e "Ética, Política e Cidadania (UNICENTRO)".

Link para o lattes: http://lattes.cnpq.br/0411571979996806


Bibliografia:

Descartes, R. Obra escolhida. Introdução de G.-G.Granger. Prefácio e notas de G.Lebrun. Trad. brasileira de J.Guinsburg e Bento Prado Júnior. São Paulo, Difusão

Européia do Livro, 1962.

Erasmo de Roterdam. Elogio da loucura. Trad. brasileira e notas de Paulo M.Oliveira. Consultoria de J.Américo Motta Pessanha. Col. “Os Pensadores”. São Paulo, Abril, 1972.

Foucault, M. História da loucura na idade clássica. Trad. brasileira de José Teixeira Coelho Netto. S.Paulo, Perspectiva, 1978.

______. As Palavras e as coisas. Uma Arqueologia das ciências humanas. Trad. brasileira de Salma T. Muchail.S.Paulo, Martins Fontes, 8ª. edição, 1999.

______. A arqueologia do saber. Trad. de Luiz Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

______. (1972). Resposta a uma questão. Tempo Brasileiro, 28, 57-81.

Gros, F. Michel Foucault .( Coll. “que sais-je?”).Paris, P.U.F.,2.éd.,1996.

______. Foucault et la folie.Paris, P.U.F., 1997.

Machado, R. Ciência e Saber .A trajetória da arqueologia de Foucault. Rio, Graal, l981.

Montaigne, M. Ensaios. trad. Rosemary Costhek Abílio, 3 volumes. São Paulo, Martins Fontes, 2000/2001.

Muchail, S. Foucault, simplesmente. São Paulo, Edições Loyola, 2004.

Muchail, S., Fonseca,M.A., Veiga-Neeto, A, (orgs.), O Mesmo e o outro – 50 anos de História da Loucura. Belo-Horizonte, S.Paulo, Autêntica, 2013.

Estrutura

Público

ic-radio-activeO curso se destina a estudantes de filosofia e humanidades e também ao público geral. Não há pré-requisitos.

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Instituto Welt_Abaeté

O instituto Welt-Abaeté foi pensado como um centro cultural de ensino, pesquisa e difusão do conhecimento humano a partir de uma matriz intercultural. O instituto oferecerá cursos de Filosofia, Artes e Humanidades, em um primeiro momento à distância por conta da pandemia, mas sempre com propostas também presenciais. Nos conteúdos à distância estamos elaborando uma linguagem audiovisual, técnica e esteticamente preocupada com uma boa apresentação dos conteúdos.

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