Acesse quando quiser
Por Casa Educação
Avançado
Certificado
ou 12x R$ 138,59
O mercado editorial vem se modificando muito nos últimos anos, extremamente impactado pelas novas tecnologias digitais.
Com alternativas mais econômicas e eficientes para impressão, divulgação, distribuição e comercialização, pode-se dizer que criar uma editora tornou-se, por uma série de motivos, algo relativamente simples e bem mais barato que antigamente.
Porém, a facilidade com que se abre uma editora esconde uma grande armadilha: a enorme complexidade de toda uma cadeia em constante transformação, o que exige dos profissionais uma multiplicidade de conhecimentos necessários para atuar com sucesso nesse mercado.
Com um corpo docente formado integralmente por profissionais com muitos anos de atuação, o Curso Formação de Editores de Livros funciona como um guia para auxiliá-lo e atualizá-lo. Não importando o tamanho da sua editora, ou o estágio em que se encontra sua carreira.
Em seis módulos que se complementam, todas as etapas da cadeia do livro serão abordadas, partindo-se dos conhecimentos negociais e estratégicos (leitura de mercado, planejamento estratégico, precificação, direitos autorais, comercialização e distribuição) e passando por todas as etapas editoriais (projeto editorial, produção editorial, edição, preparação e revisão de textos), design gráfico e planejamento editorial), pelas peculiaridades de segmentos editoriais importantes (mercado internacional, edição de conteúdos didáticos e edição de livros infantis e juvenis) e pelas principais inovações que vêm novas trazendo oportunidades ao mercado (marketing digital, livros digitais, audiolivros e podcasts, metadados e crowdfunding).
Estes e muitos outros assuntos serão discutidos em aulas ao vivo, em que será possível interagir com os professores em tempo real.
O mercado de livros é um negócio extremamente prazeroso. O objetivo do curso é tornar o caminho das editoras mais fácil e ajudar os profissionais da área a construírem uma carreira de sucesso.
OBJETIVOS
O Curso de Formação de Editores de Livros está em sua 14ª turma e pretende atualizar de forma rápida e dinâmica os profissionais que já atuam na área editorial, os que desejam migrar para a área de edição ou os novos entrantes de outras áreas.
O curso é voltado a quem trabalha no mercado editorial e a quem deseja atuar, seja em editoras existentes, seja criando novos negócios editoriais. O curso de Formação de Editores prioriza a formação para o mercado de trabalho, levando em conta as modificações que vêm ocorrendo atualmente, por meio da curadoria de professores que atuam no mercado e são representativos nos setores em que atuam. O curso da Casa Educação leva em conta movimentos atuais, como o surgimento de novos negócios editoriais independentes, audiolivro, e-book, marketing digital, clubes de livro, crowdfunding, além de ter forte orientação para a produção editorial. A riqueza da proposta está na combinação de nomes e olhares para o mercado editorial e a combinação entre teoria e prática, cobrindo toda a cadeia editorial.
METODOLOGIA DE TRABALHO
Aulas a distância, transmitidas ao vivo. Os alunos podem interagir pelo chat online com o facilitador e demais alunos.
Após a transmissão, o conteúdo fica gravado e disponível para visualização, ilimitada, por 6 meses a contar da data de início das aulas (24 de janeiro de 2023).
COMPETÊNCIAS ADQUIRIDAS PELO PARTICIPANTE DO CURSO
Todas as etapas da cadeia do livro serão abordadas: a prospecção de originais, a construção do seu projeto editorial, a negociação com autores e agentes, a preparação do texto, a revisão das provas, o projeto gráfico, marketing, vendas e distribuição, visões sobre o mercado.
DATAS, HORÁRIOS E CARGA HORÁRIA
Início das aulas: 24 de janeiro de 2023.
Término das aulas ao vivo: 06 de junho de 2023.
Dias da semana: terças e quintas.
Horário: 19:00 às 21:10.
Modalidade: online com aulas ao vivo e que também ficam disponíveis gravadas.
Plataforma de transmissão: Zoom.
Carga horária total: 74 horas divididas em 37 encontros.
CERTIFICAÇÃO
Será emitido certificado aos participantes no final do curso.
Para a emissão do certificado é necessário que o aluno assista ao menos 75% das aulas (ao vivo ou gravadas).
MÓDULOS
Módulo 1: Conhecimento de Mercado, Planejamento Estratégico e Precificação
Editar Livros Hoje e Perspectivas Futuras
Panorama Geral do Mercado
Planejamento Estratégico e Precificação
Módulo 2: Projeto Editorial e Direitos Autorais
Direitos Autorais
A Criação e o Funcionamento de uma Editora Independente na Prática
Módulo 3: Produção Editorial, Edição, Preparação e Revisão de Texto, Design Gráfico e Planejamento e Controle Editorial
Etapas Principais da Produção Editorial
Edição, Preparação e Revisão de Textos
Design Gráfico
Gestão de Processos Editoriais
Módulo 4: Edição Especializada: Mercado Internacional, Obras Didáticas e Livros Infantis e Juvenis
Edição de Obras Gerais com Ênfase no Mercado Internacional
Edição de Livros Didáticos, Sistemas de Ensino e Livros Universitários
Edição de Livros Infantis, Juvenis e HQs
Módulo 5: Ações de Marketing, Marketing Digital e Redes Sociais, Comercialização e Distribuição
Marketing Digital e Gestão de Redes Sociais: Como Divulgar sua Marca e Vender Mais no Mundo Digital
Parcerias Internas e Externas: Como Alavancar o Negócio Editorial
Aspectos Principais da Área Comercial: Vendas e Distribuição
Metadados
Distribuição de livros
Módulo 6: Oportunidades e Novos Olhares para o Mercado Editorial
Mundo Digital 1: E-books e Autopublicação
Mundo Digital 2: Audiobooks e Podcasts
Crowdfunding
Clube de Livros
PROFESSORES E PROFISSIONAIS DO MERCADO
Os professores convidados para as aulas do Curso de Formação de Editores são alguns dos profissionais que ministram aulas no MBA de Book Publishing, como Alexandre Fonseca (editora Perspectiva), Bruno Mendes (PublishNews e Coisa de Livreiro), Fabio Uehara (Tocalivros), Gustavo Lembert (Tag Experiências Literárias), Gustavo Martins de Almeida, Lilian Gaspari, Lizandra Magon de Almeida (editora Jandaíra), Márcia Signorini, Mariana Milani, Paulo Verano (Edições Barbatana), Ricardo Costa (Metabooks), Sandra Espilotro (E-galáxia), Valquíria Vlad (editora Wish e Catarse), Wendel Almeida (Catavento Distribuidora) e Wilma Moura.
***INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO***
Mais informações: barbarakaster@casaeducacao.com.br - Tel. 11 99168-8427.
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesCasa Educação
Acesse a aba Ingressos no site ou no app da Sympla.
Localize o conteúdo adquirido e clique em acessar conteúdo digital.
Você também receberá o link de acesso no e-mail usado na inscrição.
Se já adquiriu, é só clicar em acessar conteúdo digital.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.