Fale com o produtor
Curso Projeto e Produção Editorial | EAD

Acesse quando quiser

Curso Projeto e Produção Editorial | EAD

Por Casa Educação

Certificado

Descrição do evento

O CURSO E SEUS OBJETIVOS



Projeto e Produção Editorial é um curso que tem como objetivo oferecer o conhecimento necessário para que o(a) participante compreenda o que é e como é possível escolher e montar um Projeto Editorial na prática — o que contempla; sua importância como primeiro passo no desenvolvimento de uma nova editora, ou no reposicionamento de uma pré-existente; sua criação e uso como bússola de cumprimento de metas ou de mudança de rumos; como preparatório para o estabelecimento da produção editorial; cases de sucesso. Contempla ainda a apresentação e encadeamento das etapas que envolvem a Produção Editorial do livro – da prospecção até a comercialização do título, no formato impresso e e-book; os profissionais dessas etapas e a correlação e fluxo do trabalho entre eles; a importância do controle do processo todo pela editora.


Este curso tem ainda como objetivo apresentar um panorama histórico e prático da trajetória e da estruturação do mercado editorial brasileiro até os dias de hoje, abrindo a possibilidade de escolhas de atuação ao editor. Desafios; crises; cases marcantes; grandes mudanças: suas causas e efeitos; quedas e recuperação; profissionalização da indústria ao longo dos anos; o futuro e os novos caminhos: um mundo a ser pensado e repensado para o livro.



A QUEM SE DESTINA


- Editores

- Autores

- Alunos de cursos de editoração

- Alunos de cursos de letras

- Preparadores

- Revisores

- Designers gráficos

- Demais profissionais da cadeia editorial

- Interessados em ingressar no mercado editorial



O que você vai ver neste curso:



- A história do livro e a trajetória do mercado editorial brasileiro – seus desafios e caminhos. Dos primeiros desenhos em pedra; à prensa de Johannes Gutenberg; passando pela chegada ao Brasil de Dom João VI, trazendo consigo a Real Biblioteca de Portugal (Fundação Biblioteca Nacional); à criação da internet e situação atual.

- Reflexos da pandemia e da quebra de grandes livrarias como fator de mudanças no mercado editorial. Marketplace e crescimento do número de pequenas livrarias de rua.

- A importância do projeto editorial como primeiro passo na formação de uma editora e sua montagem.

- O e-book no catálogo veio para ficar – diversificação de opções de leitura.

- Livro físico, e-book ou audiolivro? O olhar contínuo na tecnologia como aliada do texto. Quebra de paradigmas. Exemplos

- A equação: mercado x oportunidade e a importância da pesquisa como elemento fundamental no estabelecimento da linha editorial – nichos de mercado; como e onde pesquisar.

- Oportunidades para as pequenas editoras – modelos e cases.

- Editoras de self publishing – a escolha por livros impressos, digitais ou modelos mistos.

- A importância da definição das ferramentas do marketing digital e parcerias de divulgação já na elaboração do plano editorial.

- Oportunidades de expansão e maior visibilidade da marca via associação do editor de livros com outras mídias: vídeos, curta metragem, teatro, longa etc.

- Modelos possíveis de comercialização para pequenas editoras.

- O passo a passo da sequência das etapas de produção editorial – importância do controle dessa cadeia.

- A importância do produtor gráfico – funções e processos que ele deve dominar na cadeia editorial; interação com editor.

- A área comercial e a distribuição do livro físico.

- O audiolivro e suas oportunidades no catálogo.

- Exercícios práticos de fases da produção do livro.

- Quais fases podem ser terceirizadas, quais não.

- O papel do parecerista externo.

- Definição do formato físico e editorial.

- Quando usar um revisor técnico.

- A “engenharia de produção”: escolha do papel, da cor, de imagens, o briefing e critérios de definição da capa.

- Fechamento de arquivo.

- DA: pagamento do autor e/ou agente literário.



PLANEJAMENTO DAS AULAS


Aula 1 - História e Panorama do Mercado Editorial


Aula 2 - História e Panorama do Mercado Editorial


Aula 3 - Produção Editorial


Aula 4 - Produção Editorial


Aula 5 - Projeto Editorial


Aula 6 - Projeto Editorial


Aula 7 - Projeto Editorial: exemplos de aplicação de conteúdo.



FACILITADORA


Profa. Sandra Espilotro



Bacharel, pós-graduada e mestre pela Universidade de São Paulo. É editora; editora da e-galáxia (www.e-galaxia.com.br); professora regular de cursos de MBA em Book Publishing e Formação do Editor (2016-); orientadora de escrita; parecerista de obras; ghost writer; membro da diretoria da UBE (União Brasileira de Escritores) (2018-) e da CPCLP (Comissão para Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa, da CBL ( Câmara Brasileira do Livro) (2016-); sócia da Veredas Consultoria Editorial – atuando na proposição e construção de projetos inovadores na área de cultura em geral (como feiras, mostras, bienais, eventos etc.) e na área editorial. Diretora-geral de Globo Livros para ficção e não ficção, de obras nacionais e internacionais (1989-2011); prospectou e adquiriu direitos de livros nas principais feiras internacionais de livros (como Frankfurt, Londres, Bolonha e Book Expo America) por 23 anos; Diretora Editorial para Mercado Internacional na Editora Nova Fronteira/Ediouro (2011-2014); jurada e curadora do Prêmio São Paulo de Literatura (2013-2017); jurada do Prêmio Guaracuí de Melhor Conto de Registro (SP) (2019); curadora para obras inéditas da Nova Revista Cultura (2018-2019).



METODOLOGIA


Aulas gravadas disponíveis por 6 meses a contar da data de inscrição


Carga horária: 20 horas, distribuídas em 6 aulas de 3 horas cada e 1 aula final de 2 horas.



CERTIFICAÇÃO



A Casa Educação emitirá certificado de participação. Para a emissão do certificado é necessário que o aluno assista ao menos 75% das aulas gravadas.



Mais informações: [email protected] ou WhatsApp 11 97064-7001.


Estrutura

Política do evento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Sobre o produtor

organizer

Casa Educação

Carregando recomendações...

Como acessar o conteúdo digital

Acesse a aba Ingressos no site ou no app da Sympla.

Localize o conteúdo adquirido e clique em acessar conteúdo digital.

Você também receberá o link de acesso no e-mail usado na inscrição.

Se já adquiriu, é só clicar em acessar conteúdo digital.

Saiba mais sobre como acessar

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.