06 mar - 2017 • 10:00 > 17 mar - 2017 • 21:00
06 mar - 2017 • 10:00 > 17 mar - 2017 • 21:00
Entre os dias 6 e 18 de março, acontecerá o IV Encontro Brasil-Dinamarca: Criação e Estudos em Performance. O evento contará com a participação de estudantes e profissionais das artes performáticas – dança, teatro, artes plásticas – da Dinamarca, Noruega, Suécia e Brasil. O encontro é uma promoção do curso de Licenciatura em Dança, ofertado pelo Campus Brasília do Instituto Federal de Brasília em parceria com o Instituto Cultural da Dinamarca (ICD).
Pontos de Encontro e Criação Performática (Twin Labs)
O ‘Ponto de Encontro e Criação’ (Twin Lab), é o núcleo dos Encontros Brasil- Dinamarca. Nesta edição, a plataforma é voltada para performers, dançarinos, atores, artistas visuais e músicos interessados em desenvolver uma performance a partir de seus próprios interesses artísticos e em diálogo e colaboração com os demais participantes do projeto.
A proposta da plataforma este ano, é observar como interagimos performática/coreograficamente com a arquitetura e o ambiente que nos envolve. Ela culminará com uma mostra das performances feitas especialmente (site- specific) para o Memorial dos Povos Indígenas, no dia 17 de março.
Durante os Twin Labs acontecerão palestras e oficinas com os professores e artistas das diversas instituições (Universidade de Bergen, Noruega, IFB, IFG, UnB) envolvidos no IV encontro Brasil-Dinamarca.
Cronograma:
Os encontros acontecerão entre os dias 6 e 17 de março. da seguinte forma:
• Após o dia 13 de março os horários serão flexíveis.
• Segunda-feira , dia 14 de março, ensaio no Memorial dos Povos Indígenas
Inscrição e processo de seleção:
Um grupo de até 20 participantes será selecionado para o projeto, que contará também com a participação das 6 escandinavas que estarão em residência durante o IV encontro: Siri Frances Felicia Wibell (SE), Maria Victoria Høvring Høeg (DK), Ella Honeyman-Novotny (NO), Oda Bremnes (NO), Sigrid Jenslev Lerche ( DK), Ida Jane Marie Olsson (SE).
Os interessados devem encaminhar um breve currículo, junto com uma descrição do interesse pessoal de participar no projeto, até o dia 3 de março, por este site (inscreva-se agora). O resultado da seleção sairá no dia 4 de março.
O que é o Twinning e os Twin Labs
Os Twin Labs, ou Twinning (geminação), são plataformas de cocriação a longa distância. Vem do conceito de Twin Cities (Geminação de Cidades, ou "cidades irmãs"), criado após a segunda guerra mundial entre as cidades francesas e alemãs para promover amizade, troca e compreensão entre elas. Hoje a tradição continua e tem como objetivo criar relações através das quais cidades de áreas geográficas, sociais ou políticas distintas estabelecem laços de cooperação.[carece)
Na dança, ele representa uma maneira de trabalhar entrelaçando habilidades, competências e conhecimentos entre pessoas de culturas diferentes para gerar diálogo e novos conhecimentos, tendo a dança como o meio comum de intercâmbio. São processos que acontecem em ações virtuais e presenciais, visando oferecer bases para que os participantes aprofundem ao máximo a integração antes, durante e depois do término do Encontro em Brasília. Esta é uma oportunidade importante para aprofundar o intercâmbio artístico, cultural e acadêmico entre o Brasil e os países Nórdicos.
Criação e Estudos em Artes Performáticas em rede
A Licenciatura em Dança do Instituto Federal de Brasília ( Lidança) receberá a residência
acadêmica e artística da Escola Superior de Arte e Design de Bergen, Noruega (Khib) http://www.khib.no/ .
Durante as duas semanas do IV Encontro BR-DK, artista visual dinamarquesa Lilibeth Cuenca, que é professora desta instituição, estará acompanhada de seis de seus estudantes escandinavos. Os trabalhos serão dirigidos por ela própria, e contarão com a colaboração dos professores que compõem Comissão Brasil-Dinamarca do IFB: Larissa Ferreira, Lina Frazão, Mariana Motta e Deborah Dodd Macedo (coordenadora do projeto).
Programação por ações durante o IV Encontro BR-DK
ABERTURA
Dia 6 de março às 10:00, no Auditório do IFB.
MESAS REDONDAS
1. Presença, Participação e Composição Urbana
Lilibeth Cuenca Rasmussen (DK/Khib ) e Maria Beatriz de Medeiros (BR/UnB)
Mediação, Larissa Ferreira
Dia 6 de março às 10:00, no Auditório do IFB.
2. O Corpo Transversal
Cristiane Herres ( IFB) e Patrícia Mendonça de Rodrigues (BR).
Mediação, Rousejanny Ferreira ( IFG)
Dia 16 de março, às 10:00
OFICINAS DE MONTAGEM
1. Desdobrando sementes: De 6 a 10 março. das 14:00 às 18:00
2. Vestígios: De 13 a 18 de Março
3. Plataforma de criação e estudos em performance: De 6 a 17 março. das 9:00 às 12:00
PERFORMANCES
1. Desdobrando Sementes: 10/03 - Sexta- feira, às 16:00. Museu da República
2. Mostra de Performance site-specific: 17/03 - Sexta- feira às 20:00.
Memorial dos Povos Indígenas
3. Vestígios: 18/03 - Sábado às 16:00 horas. Gramado do Congresso Nacional
Toda a programação é gratuita
SGAN 610, L2 Asa Norte
Brasília, DF
IV Encontro Brasil - Dinamarca:Criação e Estudos em Performance
Desde 2015, a Licenciatura em Dança do Instituto Federal de Brasília (Lidança), em parceria com o Instituto Cultural da Dinamarca (ICD), vem promovendo os chamados Encontro Brasil - Dinamarca de Dança Educação. São eventos internacionais baseados na ampla cooperação de seus colaboradores e participantes, visando o desenvolvimento da área da Dança em geral, e a constituição e solidificação da área da Dança Educação em particular. Os Encontros tem como objetivo criar uma plataforma sustentável para ações artísticas, acadêmicas e sociais nos dois lados do atlântico.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.