24 abr - 2021 • 20:15 > 24 abr - 2021 • 22:00
24 abr - 2021 • 20:15 > 24 abr - 2021 • 22:00
No dia 24 de abril de 1915, cerca de 200 armênios foram presos em Constantinopla e deportados por ordem do Comitê União e Progresso, grupo político que comandava o Império Otomano. A data marca o início do genocídio armênio, que eliminaria 1,5 milhão de armênios, crime pelo qual até hoje não há reconhecimento ou reparação.
Neste 24 de abril de 2021, 106 anos depois, os diretores Cassiana Der Haroutiounian e Cesar Gananian convidam para a pré-estreia de Cantos de um Livro Sagrado. Com a chamada “Revolução de Veludo” ocorrida na República da Armênia em 2018 como cenário, o filme recria em 5 cantos – Microcosmos, Eu, Casa, Sociedade e Macrocosmos – a sinergia que gera as revoluções.
O evento é gratuito, mas considere escolher o ingresso solidário. Todo dinheiro arrecado será convertido para a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR). Saiba mais em https://www.acnur.org/portugues/.
Ao final da exibição do filme, os diretores conversarão com o público. A mediação será feita pelo historiador Heitor Loureiro.
Duração do filme: 26 minutos.
Os diretores:
Cassiana Der Haroutiounian é artista visual e a Armênia está sempre presente em seus projetos. Já esteve no país do Cáucaso 16 vezes e desde 2010 estuda as montanhas. É editora do blog de artes visuais Entretempos na Folha de São Paulo. É codiretora de Rapsódia Armênia e diretora de Migração. Instagram: @cassianadh
Cesar Gananian atua como diretor e montador de filmes e documentários. Ao longo dos últimos dez anos desenvolveu projetos para a HBO, Folha de São Paulo, UOL e O2 Play, com filmes premiados e exibidos em dezenas de festivais brasileiros e internacionais. Instagram: @cesargananian
Informações: contato@gepom.com.br
Este evento tem o apoio do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre o Oriente Médio (Gepom). Para saber mais, acesse: https://gepom.com.br/
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesEste evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.
Grupo de Estudos e Pesquisa sobre o Oriente Médio
O Grupo de Estudos e Pesquisa sobre o Oriente Médio (GEPOM) é uma cooperativa intelectual dedicada à pesquisa e ao ensino. Nossos objetivos são debater, discutir, analisar e divulgar história, literatura, geopolítica, economia, cultura e atualidade do Oriente Médio e também Norte da África e regiões subjacentes como o Cáucaso do Sul. Pretendemos assim, possibilitar uma maior compreensão sobre a região. Acesse https://www.gepom.com.br/
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.