01 fev - 2023 • 19:30 > 07 fev - 2023 • 21:30
Gratuito. Vagas limitadas.
É obrigatório se inscrever para participar das atividades e os certificados serão emitidos mediante credenciamento. Será comunicado o local ou link da atividade, por e-mail, horas antes da respectiva atividade.
PROEPRE é o Programa de Educação Pré-Escolar. Depois de alguns anos, entrou no programa o ensino de creche e fundamental.
O Laboratório de Psicologia Genética realizará nos dias 30/01, 31/01, 01/02/ e 02/02 de 2023 o Seminário “PROEPRE EM AÇÃO – Visitando o PROEPRE”. As Oficinas e Minicursos acontecerão durante a semana das 19h30 às 21h30, na Faculdade de Educação da Unicamp e algumas no formato online. Serão oferecidas 09 atividades, cada pessoa poderá se inscrever na oficina de sua preferência, sendo possível apenas uma inscrição por dia. Os certificados serão emitidos por atividades.
Oficina 1 | O currículo construtivista e as atividades na educação infantil
presencial – Sala LL01 – 19h30 às 21h30 – 40 vagas
A presente oficina tem como objetivo discutir o currículo construtivista e as atividades que o concretizam na educação infantil, tendo como modelo a estrutura diária das classes do PROEPRE.
Oficina 2 | A Ciências é mágica – uma proposta proepriana para as aulas de Ciências
presencial – Sala LL02 – 19h30 às 21h30 – 38 vagas
As aulas práticas de Ciências despertam a curiosidade do estudante, ampliam a capacidade de resolver problemas e, além disso, desafiam a imaginação e estimulam o raciocínio. Diante disso, a proposta da oficina é trazer atividades práticas de Ciências que possam ser trabalhadas por professores no cotidiano da sala de aula. Essas atividades terão como objetivos possibilitar ao aluno agir sobre o objeto e refletir sobre suas ações, estimulando assim o desenvolvimento e a construção do conhecimento.
Oficina 3 | A atualidade da teoria de Jean Piaget: Contribuições da teoria de Jean Piaget para as neurociências
online – Google meet – 19h30 às 21h30 – 100 vagas
Considerando que as crianças são sujeitos ativos, pensantes, com capacidades e amplas possibilidades de se desenvolver em interação com seu ambiente e que os processos de desenvolvimento se inter-relacionam e se influenciam mutuamente, você está convidado a refletir sobre a relação entre experiência e simples atividades que poderão ajudá-los a compreender como organizar propostas enriquecedoras de sentido, em que as crianças e os alunos participem ativamente dos processos de descobertas e invenções. Esperamos que este encontro contribua com a formação dos profissionais que desenvolvem experiências com crianças e alunos e possa também ampliar o seu conhecimento e enriquecer sua prática, de acordo com os princípios pedagógicos do PROEPRE.
Minicurso 1 | As Estruturas Lógicas e Infralógicas – Condição necessária para aquisição dos conteúdos escolares
presencial – Sala LL01 – 19h30 às 21h30 – 40 vagas
O processo de aprender abrange a construção das estruturas cognitivas e a reorganização dos conhecimentos, nas interações do sujeito epistêmico com o objeto. A proposta deste minicurso é chamar a atenção para importância de a escola promover condições para a construção das estruturas lógicas, bem como das estruturas espaço-temporais e causais, denominadas infra lógicas, para a aquisição dos conteúdos escolares.
Oficina 4 | A afetividade e o trabalho docente, segundo a Teoria de Piaget
presencial – Sala LL02 – 19h30 às 21h30 – 38 vagas
Essa oficina abordará a importância da afetividade no processo de desenvolvimento humano e nas relações pedagógicas entre professor e aluno. O enfoque no aspecto afetivo será apresentado sob a ótica da teoria de Jean Piaget, que considera a afetividade como um fator necessário e indissociável do desenvolvimento intelectual. Para favorecer esse desenvolvimento é preciso que a relação professor-aluno seja de respeito, confiança e afeto.
Oficina 5 | Acessibilidade na alfabetização: um olhar Construtivista (reposição dia 07/02)
online – Google meet – 19h30 às 21h30 – 100 vagas
Construtivismo. Alfabetização e letramento para todos. Acessibilidade atitudinal. Acessibilidade comunicacional. Acessibilidade intelectual. Acessibilidade visual. Acessibilidade Sonora.
Minicurso 2 | Entrevista, explicação e observação: o método clínico em sala de aula
presencial – Sala LL01 – 19h30 às 21h30 – 40 vagas
Diariamente nos surpreendemos ao conversarmos ou observarmos uma criança. Porém, é necessário irmos além de suas atitudes. Jean Piaget (1896-1980) em sua busca por responder como o ser humano constrói o conhecimento elaborou o método clínico, um instrumento essencial para o estudo da formação do pensamento infantil. Este minicurso objetiva-se em apresentar o Método Clínico Piagetiano e sua possível utilização em sala de aula.
Oficina 6 | Organização e Estruturação Temporal na Educação Infantil
presencial – Sala LL02 – 19h30 às 21h30 – 38 vagas
O desenvolvimento da organização temporal é fundamental para a aprendizagem e deve ser trabalhado desde a educação infantil. Segundo Piaget (1946), a concepção do tempo é um dos elementos fundamentais na constituição da inteligência da criança pequena. Quando pensamos na construção do tempo, temos que ter em mente que utilizamos tal noção constantemente em nosso dia a dia. Esta oficina tem como principal objetivo a socialização de algumas das atividades descritas no livro de Práticas Pedagógicas do Proepre, como sugestão de algumas atividades para o desenvolvimento da noção de tempo.
Oficina 7 | O papel do professor na construção de relações éticas na escola
online – Google meet – 19h30 às 21h30 – 100 vagas
Desde muito pequenas as crianças vivenciam situações e experiências que contribuem para a sua formação moral. Esta oficina pretende apresentar propostas que contribuem para a construção de uma convivência ética na escola.
Oficina 8 | A solicitação do meio e os alunos considerados com Transtorno do Espectro do Autismo
presencial – Sala LL01 – 19h30 às 21h30 – 40 vagas
Partindo do princípio de que a solicitação do meio favorece o desenvolvimento das crianças consideradas com Transtorno do Espectro do Autismo, apresentaremos algumas atividades que contribuem nos aspectos intelectual, afetivo e social. Fundamentado na teoria de Piaget, o processo de construção de seu próprio conhecimento em pessoas com TEA ocorre de maneira natural, proporcionando uma qualidade de vida favorável ao melhorar sua vida escolar, familiar e social.
Oficina 9 | A construção da noção de espaço representativo em jogos e brincadeiras
presencial – Sala LL02 – 19h30 às 21h30 – 38 vagas
Esta oficina tem como objetivo abordar a construção do espaço representativo na perspectiva piagetiana e as implicações para a vida escolar das crianças, no que diz respeito à aprendizagem de conteúdos escolares. Nesse sentido, os jogos e brincadeiras é um recurso didático importante para promover o desenvolvimento de tal noção. Sendo assim, os participantes terão oportunidade de conhecer e vivenciar propostas com jogos e brincadeiras que favorecem a construção da noção de espaço, contribuindo para a prática pedagógica de profissionais que atuam na Educação Infantil e Ensino Fundamental I.
Oficina 10 | As contribuições da psicogênese para apropriação dos saberes geométricos: entre experimentações e reflexões
presencial – Sala do LAE – 19h30 às 21h30 – 28 vagas
Fomentar reflexões, diálogos e experimentações relativas à compreensão e o desenvolvimento dos saberes geométricos endereçados aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, por intermédio de atividades e “jogos de tabuleiro”. Trata-se, portanto, de uma proposta cujo objetivo consiste em promover apropriações e correlações com as quais se potencialize a organização e qualidade do trabalho pedagógico desenvolvido ao longo do processo de ensino, por efeito da aprendizagem.
Minicurso 3 | O desenho infantil: ferramenta de protagonismo e contribuições para o desenvolvimento da criança
online – Google meet – 19h30 às 21h30 – 100 vagas
O desenho, enquanto representação do mundo pela criança, envolve muitos aspectos importantes para o desenvolvimento infantil como: a percepção, a fantasia, a criatividade, as formas de expressão, a imaginação, a coordenação motora. Além disso, nos desenhos das crianças, podemos verificar os registros de suas experiências e emoções. Este minicurso tem como objetivo explorar o desenho infantil enquanto ferramenta de protagonismo da criança a partir de vivências e propostas ativas e potencializadoras de desenvolvimento para os pequenos.
[Reposição] Oficina 5 | Acessibilidade na alfabetização: um olhar Construtivista
online – Google meet – 19h30 às 21h30 – 100 vagas
Construtivismo. Alfabetização e letramento para todos. Acessibilidade atitudinal. Acessibilidade comunicacional. Acessibilidade intelectual. Acessibilidade visual. Acessibilidade Sonora.
Saiba mais: www.proepreemacao.com.br
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesRua Bertrand Russell, 801 Cidade Universitária
Campinas, SP
Faculdade de Educação da Unicamp
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.