Sinopse
O Programa Essencial, desenvolve os conhecimentos necessários para o gestor do conhecimento operar com excelência nas organizações. Trata-se de ações educacionais abertas, onde o profissional pode gerenciar seu aprendizado, realizando todas as ações ou apenas aquelas competências que considera um gap em sua formação. É possível também distribuir estes conhecimentos na equipe responsável pela gestão do conhecimento nas organizações. Este é o Modulo 1: Diagnóstico e Mapeamento de Conhecimento.
Justificativa
O conhecimento é um dos os ativos mais críticos para os resultados de empresas e organizações dos mais variados setores. E será ainda mais importante nos próximos anos desta que tem sido considerada a economia do conhecimento. Mas gerar valor a partir dos conhecimentos individuais e organizacionais exige que líderes e gestores contem com uma visão clara sobre o papel do conhecimento no negócio e da situação do capital intelectual da organização.
Este módulo se propõe a habilitar os participantes a entender o potencial de aplicação da gestão do conhecimento nas organizações e a conduzir o diagnóstico e mapeamento de conhecimentos para nortear a definição de estratégias, iniciativas e práticas de gestão do conhecimento. Com esse foco, o módulo combina conceitos e casos reais, discussões e atividades práticas, gerando aprendizado aplicável na realidade organizacional e conectando-se com os demais módulos do programa, ampliando o potencial de aproveitamento pelos participantes.
Objetivos
- Proporcionar uma visão sistêmica da gestão do conhecimento e de suas aplicações e contribuições no contexto organizacional e mercadológico
- Desenvolver o entendimento do processo e dos elementos-chave para o diagnóstico dos conhecimentos organizacionais
- Desenvolver o entendimento do processo e dos critérios para o mapeamento dos conhecimentos organizacionais
- Apresentar e discutir técnicas, práticas e ferramentas para diagnóstico e mapeamento de conhecimentos
Programa
Parte 1: Gestão do conhecimento nas organizações do século 21
- A economia do conhecimento e a gestão do conhecimento nas organizações
- Gestão do conhecimento como estratégia, como processo e como prática
- A influência do diagnóstico e do mapeamento na prática da gestão do conhecimento
Parte 2: Contexto e diagnóstico do conhecimento organizacional
- O papel do conhecimento, potenciais contribuições e os sintomas da falta de sua gestão
- Abordagens e técnicas de diagnóstico do conhecimento organizacional
- Tenho um diagnóstico: e agora?
Parte 3: Mapeamento de conhecimentos
- Conhecimentos e competências, conhecimentos relevantes e conhecimentos críticos
- Abordagens e técnicas de mapeamento de conhecimentos
- Conhecimentos mapeados: e agora?
Parte 4: Norteando estratégia, ação e resultados
- Diagnóstico e mapeamento de conhecimentos no contexto organizacional e estratégico
- Do diagnóstico aos resultados: integrando a gestão do conhecimento ao negócio
- Gestão do conhecimento gerando resultados: e depois?
Perfil do Público
Recomendado para líderes, gestores e técnicos de quaisquer áreas e processos intensivos em conhecimento e/ou inovação e interessados em contribuir para a dinamização dos negócios por meio do conhecimento e do capital intelectual em suas organizações; e para profissionais envolvidos ou interessados na implantação e/ou operação da gestão do conhecimento em organizações de todos os setores. Não são necessárias formação ou experiência prévias sobre gestão do conhecimento, mas recomenda-se a realização de leituras introdutórias prévias para o máximo aproveitamento do curso.
Metodologia
- Apresentação e discussão de conceitos;
- Apresentação e discussão de casos e de experiências dos próprios participantes;
- Atividades práticas individuais e interativas.
Sobre o Facilitador
Beto do Valle - Fundador da Impakt Consultoria, referência em Gestão do Conhecimento, Gestão da Inovação, Educação Corporativa e Inteligência de Mercado, e facilitador da SBGC Nacional. Foi diretor de Knowledge + Innovation da Globant Brasil e sócio-diretor da TerraForum Consultores, além de executivo em multinacional brasileira.
Graduado em Comunicação, tem MBA em Marketing pela FGV e extensão em Gestão Estratégica de Pessoas pelo FDC/Insead (França). Publicou artigos na revista britânica Inside Knowledge, é colaborador dos livros “Gestão 2.0” e “10 Dimensões da Gestão da Inovação”, de José Cláudio Terra, e revisor técnico de “Produtos que Dão Certo”, de Robert Cooper.
Tem liderado projetos nas mais importantes organizações no Brasil e nas Américas, entre elas Alcoa, Braskem, Banco Central do Brasil, CPFL, Danone, Fundação Grupo Boticário, Gerdau, Grupo ISA, Itaipu, Itaú, Light, ONS, Petrobras, Santander, Serasa Experian e Vale.