18 jun - 2020 • 09:30 > 18 jun - 2020 • 11:30
18 jun - 2020 • 09:30 > 18 jun - 2020 • 11:30
O PROJETO AULA: ARTE, CURADORIA E POLÍTICA compreende oito encontros de 120 minutos cada, ministrado pela artista e curadora Kamilla Nunes e irá ocorrer de 18 de junho a 06 de agosto, todas as quintas-feiras, das 9h30 às 11h30. Todas as aulas serão online e ao vivo pelo aplicativo Jitsi Meet. O link para acesso será enviado junto com as instruções um dia antes do início das aulas. Todas as aulas possuem referências bibliográficas que serão disponibilizadas aos participantes, bem como links para acesso aos vídeos e imagens abordadas.
* O limite de participantes para cada encontro é de 15 pessoas e o valor de cada aula é R$ 50,00. Para assistir mais de uma aula, basta comprar dois ou mais ingressos e preencher o formulário com suas escolhas.
PROGRAMA
18 JUN - A arte e seus espaços de circulação: Espaços impressos (ESGOTADO)
Neste encontro, serão apresentados alguns conceitos sobre espaços impressos, publicações, livros de artista etc., a partir de estudos de caso em que o espaço do livro acaba por se tornar o suporte primário e único de uma obra e/ou de uma exposição.
25 JUN - A arte e seus espaços de circulação: Espaços Autônomos de Arte Contemporânea
Tendo como base o estudo que realizei e que culminou no livro “Espaços Autônomos de Arte Contemporânea”, abordaremos as principais características e formatos de espaços criados, em sua maioria, por artistas e coletivos, e serão apresentados estudos de caso com materiais coletados em diversas partes do país.
02 JUL - Arte Conceitual: trabalhar apenas com o que está à mão
Esse encontro terá como base as proposições do Grupo Fluxus e da noção de desmaterialização da obra de arte. Com isso, vamos ampliar conhecimentos para desmistificar a Arte Conceitual, traçando um paralelo com a Arte Contemporânea.
09 JUL - Introdução à curadoria: algumas exposições nada exemplares
Os projetos curatoriais podem assumir incontáveis formatos, e a “exposição” é apenas o mais comum deles. Nesse encontro, iremos explorar esses formatos e abordar projetos que provocaram desvios históricos no modo de se fazer e de atuar no campo da curadoria.
16 JUL- Arte Contemporânea em Santa Catarina (parte 1)
Serão abordados trabalhos de artistas que tiveram sua formação nos últimos 20 anos em Santa Catarina. Os estudos de caso envolvem processos de pesquisa e linguagem diversas, como a relação entre imagem e palavra, arte relacional, performance, escultura, pintura, desenho, fotografia, entre outros.
23 JUL - Arte Contemporânea em Santa Catarina (parte 2)
Serão abordados trabalhos de artistas que tiveram sua formação nos últimos 20 anos em Santa Catarina. Os estudos de caso envolvem processos de pesquisa e linguagem diversas, como a relação entre imagem e palavra, arte relacional, performance, escultura, pintura, desenho, fotografia, entre outros.
30 JUL - Estudo de caso: Lais Myrrha
Neste encontro vamos conhecer a obra de Lais Myrrha, importante artista mineira que reelabora não apenas a ideia de memória, mas também de destruição. Mestre em 2007 e doutoranda desde 2015, na Escola de Belas Artes, da Universidade Federal de Minas Gerais. Em 2016, apresentou uma obra para um espaço público no “New Cities Future Ruins”, Dallas, EUA e participou da 32º Bienal de São Paulo com o trabalho comissionado, “Dois pesos, duas medidas”. Em 2017, participou da exposição coletiva “Avenida Paulista”, no MASP, São Paulo com o vídeo comissionado “Delírio” e ainda da exposição coletiva “Condemned To Be Modern”, parte do Festival Pacific Standard Time: LA/LA, realizado pela Getty Foundation, Los Angeles, EUA. Neste encontro vamos conhecer a obra do artista baiano Caetano Dias. O artista cursou letras vernáculas na Universidade Católica do Salvador, entre 1985 e 1987.
06 AGO - Estudo de caso: Caetano Dias
O início de sua carreira artística é marcada pela participação no Grupo Interferências, com realização de murais em espaços públicos em Salvador. Em 1988, realiza a performance Hormônios de uma Cidade, no Teatro do ACBEU e uma pintura mural na Praça de Oxum/Terreiro Casa Branca. Desde 1995, ministra curso de pintura nas oficinas do Museu de Arte Moderna da Bahia - MAM/BA (Salvador BA). Atualmente, sua obra não privilegia um suporte ou técnica, trabalha com vídeo, pintura, obras tridimensionais, instalação multimídia e fotografia digital.
Kamilla Nunes
Artista, curadora independente, crítica de arte e professora, atualmente doutoranda no Programa de Pós-Graduação do Ceart/Udesc. Foi gestora do Espaço Embarcação, em Florianópolis [2015 a 2018], curadora do Espaço Cultural O Sítio [2015] e diretora do Instituto Meyer Filho [2010 a 2014]. Integrou o grupo de curadoria de Frestas Trienal de Artes [SESC, 2014, Sorocaba] e idealizou a Rede Artéria em parceria com o artista Bruno Vilela [arteria.art.br]. É curadora do programa de exposições do Memorial Meyer Filho desde 2008 e autora do livro “Espaços autônomos de arte contemporânea”, lançado em 2013 através da Bolsa Funarte de estímulo à produção crítica. Atualmente pesquisa e ministra aulas sobre Arte Brasileira Contemporânea e está desenvolvendo um processo de criação que fricciona campos do conhecimento, como a psicanálise e o materialismo histórico, por exemplo. Interessa perceber como os sistemas de linguagens se revelam, quais relações existem, hoje, entre o indivíduo e o coletivo, entre o pessoal e o político.
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
Kamilla Nunes
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.