A America Latina é um continente forjado a partir de encontros e confrontos entre inúmeros povos. A dominação colonial, violência estrutural e a miscigenação entre diversos povos fazem do continente um território extremamente rico e desigual. Uma condição psico-sócio-cultural fabulosa.
O curso pretende abordar como esses processos históricos do continente provocam a psicologia a construir um caminho que se guie pela descolonização dos saberes, da memória e das práticas sociais. É preciso reconhecer e elaborar uma psicologia dos povos latino-americanos.
Para compreender essa condição psico-sócio-cultural, o percurso arma um mural com elementos como a literatura, sociologia, política e história latino-americana.
Interessadas, interessados e interessades de todas as áreas do conhecimento são bem-vindxs! Não é pré-requisito conhecimento prévio em psicologia, nem formação no Ensino Superior.
Professor: Bruno Simões Gonçalves, pós-doutor em psicologia da descolonização e pesquisador-militante em movimentos sociais da América Latina e povos indígenas.
INFORMAÇÕES GERAIS