04 mai - 2021 • 20:00 > 13 mai - 2021 • 22:00
04 mai - 2021 • 20:00 > 13 mai - 2021 • 22:00
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Formado por quatro encontros, com 2 horas de duração cada, o curso tem por premissa a máxima duchampiana de que a inserção da obra de arte no mundo, e sua possível incorporação pela posteridade, dependem fundamentalmente das atividades de recepção exercidas pelos públicos. Responsáveis por atentar, fruir, decifrar, interpretar e ressignificar as formas e enunciados apresentados pelos trabalhos artísticos, a audiência assume papel decisivo na existência pública da arte, tendo em vista que a abertura e o caráter relacional desta dependem da disposição daqueles que se engajam no fenômeno artístico na condição de receptores. A despeito dessa posição estratégica, os públicos e seus respectivos gestos são geralmente relegados ao segundo plano, ou simplesmente ignorados, pelos relatos críticos e historiográficos em arte, como se os seus atos de recepção representassem um mero desdobramento automático dos programas delineados pelos artistas e demais agentes da arte. Soma-se a isso, ainda, a dificuldade de se reconhecer expedientes próprios aos agenciamentos performativos e discursivos desempenhados pelos públicos, frequentemente em desencaixe com os critérios e expectativas subjacentes às criações e às formas de difusão e mediação artísticas.
Reconhecendo uma espécie de ponto cego nas narrativas das artes visuais, o presente curso procura trazer à tona e conferir reconhecimento e legibilidade aos atos de recepção protagonizados pelos públicos, que se autoproduzem enquanto tal no momento em que se relacionam com a arte, ao mesmo tempo em que, neste processo, revelam seus próprios juízos, valores, formulações e demandas. O que fazer com as respostas dos públicos às artes visuais? Esta será a pergunta-guia de nossa abordagem.
PROGRAMA
1º encontro
Papéis atribuídos aos públicos das artes visuais nos séculos XX e XXI: a recepção conforme os programas artísticos e políticas institucionais
2º encontro
Públicos discursivos e contrapúblicos: rotas alternativas de compreensão da recepção e suas agências
3º encontro
Públicos como história da arte: por uma história das recepções
4º encontro
Públicos dos públicos: práticas documentárias em mediação cultural
DATAS E HORÁRIO
Início: 4 de maio de 2021
Término: 13 de maio de 2021
Terças e quintas, de 20h a 22h
Carga horária: 8h (4 encontros)
VALORES
Inscrição: R$ 280
Inscrição (meia-entrada): R$ 140*
*Meia-entrada destinada para estudantes. Se é o seu caso, envie um comprovante atualizado para o e-mail info@aura.art.br solicitando seu código de desconto.
MINISTRANTE
Diogo de Moraes Silva é pesquisador, mediador cultural e artista visual. Como mediador, colabora com as discussões e iniciativas da Mediação Extrainstitucional. Enquanto artista, mobiliza linguagens, meios e redes em prol de um debate mais abrangente e complexo acerca das formas de atuação dos públicos das artes visuais. É doutorando no programa Interunidades em Estética e História da Arte da USP, com a pesquisa “Públicos dos públicos: leituras da recepção via processos documentários em artes visuais”. Atua no Sesc São Paulo, na área de Estudos e Desenvolvimento.
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