14 mai - 2019 • 19:00 > 14 mai - 2019 • 22:00
14 mai - 2019 • 19:00 > 14 mai - 2019 • 22:00
O Centro de Estudos sobre Justiça de Transição (CJT/UFMG) convida a todos para o evento “Resistência ao Autoritarismo na Ditadura e na Democracia”, que será realizado na Faculdade de Direito e Ciências do Estado da UFMG, no dia 14/05, às 19 horas, no Auditório da Congregação (2º andar do Prédio da Pós-Graduação).
O tema do evento ganha maior importância diante do fortalecimento da disputa pela narrativa histórica acerca do período ditatorial ocorrido entre 1964-1985, decorrente da ascensão do autoritarismo no Brasil e no mundo. Assim, com o intuito de promover o direito à memória e à verdade, será realizado um ciclo de debates para tratar da dinâmica entre autoritarismo e democracia e de como a resistência ao primeiro deve ser articulada em momentos considerados de ditadura e mesmo de democracia.
O evento contará com a presença do jornalista Mário Magalhães, oportunidade na qual compartilhará suas impressões ao escrever a biografia de um dos maiores opositores políticos ao regime ditatorial no Brasil, Carlos Marighella, na obra “Marighella: o guerrilheiro que incendiou o mundo”, bem como conversará sobre os desafios atuais, presentes em sua próxima publicação chamada "Sobre lutas e lágrimas: Uma biografia de 2018". Comporão também a mesa de debates o Prof. Dr. Rodrigo Patto Sá Motta (FAFICH/UFMG), o Prof. Dr. Emílio Peluso Neder Meyer (FDCE/UFMG), o Prof. Dr. Marcelo Andrade Cattoni de Oliveira (FDCE/UFMG) e a Profa. Dra. Mônica Sette Lopes (FDCE/UFMG).
Esperamos todos vocês!
Evento aberto ao público e gratuito. Inscrição prévia sujeita à lotação.
OS CERTIFICADOS DE PARTICIPAÇÃO SERÃO ENVIADOS SOMENTE PELA PLATAFORMA SYMPLA.
Avenida João Pinheiro, 100, Sala da Congregação (2º andar Pós-Graduação), Centro
Belo Horizonte, MG
Centro de Estudos sobre Justiça de Transição
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.