A Fundação dos Arquitetos da Reggio Emilia foi a vencedora do “FESTIVAL ARQUITETURA II - 2022-2023” promovido pelo Ministério da Cultura da Itália com o objetivo de difundir a Arquitetura Italiana Contemporânea no exterior. O projeto apresentado, intitulado 'RIGENERA-CIRCULARE', previa a participação do Brasil, com a cidade de Curitiba.
O Estado do Paraná, que sempre esteve ligado à Itália pela presença de muitos de seus cidadãos de origem italiana, já há algum tempo mantém um relacionamento ativo com Emilia Romagna. Essa consolidada relação representa um contexto fértil para acolher esta exposição e palestras, que debatem as novas funções associadas ao patrimônio arquitetônico do século XX. Por meio do percurso expositivo e do ciclo de palestras, esse projeto pretende fortalecer os laços existentes entre a Itália e o Brasil.
Ao trazer para o centro da pauta do planejamento urbano a temática do desenvolvimento sustentável do território, as cidades da região da Emilia Romagna repensam o conceito de espaço público. Nesse novo movimento, diferentes experiências, caminhos e projetos são percorridos, explorando temas centrais do Novo Bauhaus Europeu: beleza, sustentabilidade e participação.
Festival Rigenera – Seleção do Júri/Conselho Científico