03 ago - 2021 • 19:30 > 03 ago - 2021 • 22:00
03 ago - 2021 • 19:30 > 03 ago - 2021 • 22:00
CONVERSAS EM TORNO DA INTERCULTURALIDADE: POSSIBILIDADES DE PRÁTICAS NA ESCOLA
Reunimos nesta roda projetos inspiradores que têm contribuído com o processo de fortalecimento da identidade cultural dos povos tradicionais e sua relação com a comunidade escolar. A interculturalidade é entendida como uma chave para compreender diversas pautas contemporâneas, como as questões identitárias, e se propõe a uma busca por relações de cooperação, respeito e aceitação, entre diferentes culturas e sujeitos, visando, dessa forma, preservar e potencializar as identidades culturais e os saberes das comunidades a que pertencem.
A mediação será com Felipe Leal Barquete, educador, cineasta e coordenador da Semente - Escola de Educação Audiovisual.
O evento
ocorrerá através do Google Meet. O link será enviado no dia do evento para seu
e-mail. Fique atento(a)!
CONHEÇA NOSSAS CONVIDADAS:
Makota Kidoialê (MG)
Liderança do Quilombo Manzo Ngunzo Kaiango, comunidade tradicional de matriz africana de nação bantu localizada no bairro Santa Efigênia, região metropolitana de Belo Horizonte (MG) e uma das autoras de Manzo, Ventos Fortes de um Kilombo, de 2018 e idealizadora do projeto
Edukação de Kilombu e Afrobetização.
Sueli Maxakali (MG)
Cineasta, liderança indígena e idealizadora da Aldeia-Escola-floresta. É presidente da Associação Maxakali de Aldeia Verde, fotógrafa e professora do Programa de Formação Transversal em Saberes Tradicionais da UFMG.
Clarisse Alvarenga (MG)
É professora adjunta na Faculdade de Educação da UFMG onde atua na interface entre as áreas da Comunicação Social e da Educação. Pesquisa os seguintes temas: cinema brasileiro, documentário, TVs comunitárias, vídeo popular, audiovisual comunitário, oficinas de vídeo, cinema e educação, formação audiovisual e pedagogias do cinema, tendo atenção especial ao cinema ameríndio brasileiro. Coordena o Laboratório de Práticas Audiovisuais (Lapa), projeto de pesquisa e extensão voltado para a formação audiovisual. Entre os filmes que dirigiu estão os longas-metragens Ô, de casa! (2007) e Homem-peixe (2017). É autora do livro Da cena do contato ao inacabamento da história (Edufba, 2017). Em 2016, sua tese de Doutorado foi agraciada com o prêmio Eduardo Peñuela Cañizal de Melhor Tese, concedido pela Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação Social (Compós).
Realização:
Semente – Escola de Educação Audiovisual
Amora Produções
Plataforma oficial:
Videocamp
Apoio:
Funjope - Lei Aldir Blanc
Lapa
Produção e curadoria do Festival:
Ana Bárbara Ramos
Curadoria da mostra de filmes :
Mariah Benaglia
Melina Bomfim
Talita Arruda
Assistente de produção
Isaac Pipano
Comunicação e redes sociais
Aline Ferreira
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
Semente - Escola de Educação Audiovisual
SEMENTE - ESCOLA DE EDUCAÇÃO AUDIOVISUAL é uma escola para professoras e professores. Nosso propósito é inspirar transformações educacionais através da potencialização das práticas de ensinar e aprender e do fomento de comunidades de aprendizagem por meio da tecnologia e da linguagem audiovisual. Com ampla experiência em práticas na escola e formação de professores desde 2014, a Semente se estruturou como um escola digital em 2021, com uma plataforma de cursos on-line. Saiba mais em nosso site!
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.