23 ago - 2022 • 19:30 > 04 out - 2022 • 21:30
23 ago - 2022 • 19:30 > 04 out - 2022 • 21:30
Objetivo: Situar o papel da escuta para a Pedagogia da(s) Infância(s), evidenciando sua relação com as Pedagogias Participativas e destacando alguns conceitos chave para adentrar nesse universo complexo. Os encontros visam, por meio de um referencial teórico-vivencial, acordar os “100 ouvidos” do/a educador/a e convidar à tecitura de uma Pedagogia das Miudezas mais leal aos saberes dos bebês e crianças pequenas.
Organização:
04 encontros virtuais.
Cada encontro terá 2 horas de duração, perfazendo um total de 8 horas.
Horário: 19h30 às 21h30.
Local: Plataforma ZOOM.
Temas a serem abordados:
23/08 – A escuta como condição humana e o papel da escuta para as Pedagogias Participativas.
13/09 – A escuta como matéria-prima da Pedagogia da(s) Infância(s): A gramática da escuta (Fundamentos da escuta, modalidades de escuta, papel do adulto, armadilhas da escuta).
27/09 – Co-construindo um cotidiano que escuta: A Pedagogia das Miudezas
04/10 – Planejando a transformação do cotidiano por meio da escuta. Análise de escutas dos participantes.
Observação: Os encontros serão permeados por exercícios de escuta ativa.
Referência:
RIBEIRO, Bruna. Pedagogia das Miudezas: Saberes necessários a uma pedagogia que escuta. São Carlos: Pedro&João Editores, 2022.
Bruna Ribeiro
Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) onde pesquisou a temática das Pedagogias Participativas, escuta e participação infantil, realizando estudos de aprofundamento no Núcleo de Estudos Avançados da Infância na Universidade Católica Portuguesa (UCP), situada em Porto/Portugal, sob supervisão da profª Drª Julia Oliveira-Formosinho e estágio doutoral em Pamplona (Espanha), sob supervisão do profº Drº Alfredo Hoyuelos. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), pedagoga, especialista em educação infantil. Atua há mais de 20 anos na área da Educação Infantil e há 7 anos como consultora da Divisão de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, onde assessorou o município na construção dos Indicadores da Qualidade do município e do Currículo da Cidade: Educação Infantil. Atuou como consultora para importantes instituições, como: Ministério da Educação (MEC), UNESCO e como colaboradora para o selo UNICEF Brasil. Integrou o grupo de consultores especialistas do MEC (COEDI, SEB, MEC) na discussão da Base Nacional Comum da Educação infantil. Atuou em pesquisas na Fundação Carlos Chagas/FCC e coordenou pesquisas, avaliações, formações e escutas de crianças em diferentes estados brasileiros para Secretarias Municipais de Educação de todo o Brasil. É fundadora e diretora do Centro de Estudos, Pesquisas e Práticas Educacionais Pachamama. Autora do livro Pedagogia das Miudezas: Saberes necessários a uma pedagogia que escuta.
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesEste evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.
Diálogos Viagens Pedagógicas
A Diálogos surgiu do encantamento e da inquietação de duas pedagogas, parceiras de estudo, que acreditam nas muitas possibilidades de linguagens das crianças e validam a escolha pela profissão: ser professor.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.