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Enrico Cietta
Economista, sócio sênior da Diomedea, é responsável pela área de estudos da
empresa. É graduado na Universidade Bocconi de Milão (Itália) e tem Mestrado em Economia pela Victoria University de Manchester (Reino Unido). Desde 2011 é professor no Mestrado "Master in Luxury and Fashion Management", na Business School Sole24Ore de Milão, em italiano e também em inglês. Lecionou na Università Cattolica del Sacro Cuore de Milão entre 2002 e 2009 e colaborou com o curso "Marketing de pequenas e médias empresas", da Università Bocconi de Milão entre 2009 e 2011.
É especialista em polos industriais (APLs) e indústrias criativas (moda e design).Realizou várias pesquisas sobre a gestão das cadeias de subcontratados das empresas de luxo e sobre os modelos de distribuição. É um especialista em modelos de negócios das indústrias criativas híbridas, ou seja, dos setores manufatureiros que têm um forte componente criativo.
Desde 2010, realiza workshops, projetos de consultoria e ministra cursos para instituições e
empresas brasileiras. Trabalhou para o Sebrae Nacional e atuou no Projeto INSERI Pequenos
Negócios, da Rede CIN da Confederação das Indústrias. Além disso, colaborou com diversas
unidades estaduais do Sebrae, como Sebrae/MG, Sebrae/CE, Sebrae/PE, Sebrae/ES, Sebrae/PA, Sebrae/RS, Sebrae/SC e Sebrae/SP.
Realizou consultorias sobre o modelo de negócio em mais de 50 empresas brasileiras nos últimos cinco anos e executou, em parceria com a UNIETHOS, projetos com a Zara Brasil e com a Pernambucanas, de capacitação da cadeia de fornecimento.
É autor dos livros: “O valor da moda”, publicado em 2006, pela editora Bruno Mondadori, e “A
revolução do fast fashion. Estratégias e modelos organizativos para competir nas indústrias
híbridas”, publicado em 2009 na Itália pela editora Franco Angeli e, em 2012, no Brasil pela
Estação das Letras e Cores.
Foi palestrante em prestigiosos eventos internacionais na Itália, Brasil, Portugal, Espanha, Japão, Índia e Emirados Árabes Unidos.
Colaborou como colunista em economia para os setores de moda e design em alguns jornais
italianos, como Il Sole 24 ore, Libero, La Repubblica, Quotidiano Nazionale e algumas publicações setoriais brasileiras como Folha de São Paulo, Revista Lançamentos, Radar Executivo, entre outros.