A Semana Carambola, evento de formação e capacitação promovido pelo Festival Carambola, chega em sua segunda edição, entre os dias 23 e 27 de março, com palestras, debates e workshops sobre o cenário artístico independente e a economia criativa no Brasil.
Confira a programação completa e realize a sua inscrição gratuita (vagas limitadas).
Programação
Inicio das atividades às 20 h, no auditório do Parque Shopping Maceió.
- 23/03 - (Segunda) - Música: direito autoral ou creative commons?
Milla Pasan (Parceiro Sebrae-AL)
- 24/03 - (Terça) - A importância de editais de cultura para a sustentabilidade da arte no país.
Ana de Fátima Sousa (Itaú Cultural)
- 25/03 - (Quarta) - Melhores práticas para venda de ingressos online: Como a estratégia e análise de dados podem ser fortes aliadas para o sucesso do seu evento.
Manuella Guerra (Sympla)
- 26/03 - (Quinta) - Workshop: O Futuro da Música no Mundo Digital.
César Prado (OneRPM)
- 27/03 - (Sexta) - Debate: O papel da mídia e dos festivais independentes na circulação da nova música brasileira.
Anderson Foca (Festival DoSol) e Marcelo Costa (Scream & Yell), mediação Victor Pires (UFAL)
Conheça os palestrantes:
- Milla Pasan
Produtora cultural, Professora Universitária, Advogada, Pesquisadora de Arte e Direito Autoral. Conselheira titular do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Maceió (2019/2021). Mestra em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação ( UFAL). Autora do Manual Direitos de Autor para Artistas Visuais (2019), com linguagem acessível ao destinatário-artista que está disponível para download gratuito através de link nas redes sociais @millapasan. Mediadora cultural nas exposições de Artes Visuais do SESC ALAGOAS (2001 a 2011); Coordenação de Produção da Festa da Música do SESC ALAGOAS - FEMUSESC 2010/2011. Produção Executiva do Circulação SESC de Música Alagoana nas cidades de Teotônio Vilela, Palmeira dos Índios, Viçosa, Arapiraca e Penedo em novembro e dezembro de 2010. Idealizadora e docente dos Projetos Criar e Captar: Elaborando Projetos Culturais compondo as Ações do Ocupe a Praça); Criação e Sustentabilidade de Organismos Culturais ( FMAC – Maceió, em 2015/2016).
- Ana de Fátima Sousa
Gerente do Núcleo de Comunicação e Relacionamento do Itaú Cultural, é formada em jornalismo pela UFPE, tem especializações em Gestão Cultural e Gestão de Pessoas. Tem também experiência em produção musical e curadoria de eventos. Ela faz a coordenação institucional do Rumos - programa de apoio a artistas e pesquisadores. Com 22 anos de existência, o programa atua no país todo e em 2013 se tornou ainda mais referência por desburocratizar o sistema de inscrições e por criar comissões de seleção multidisciplinares. Outro ponto forte do programa é que a equipe do Itaú Cultural se torna parceira dos projetos selecionados, apoiando, orientando e participando de forma colaborativa de todo o processo de trabalho.
- Manuella Guerra
Após atuar na área de Sucesso do Cliente, é atualmente Gestora de Comunidades na Sympla, maior plataforma de venda de ingressos para eventos do Brasil, onde atua criando relacionamentos e parcerias estratégicas. Formada em cinema e audiovisual, está há mais de 6 anos no setor de Cultura e Entretenimento, sempre de olho no mercado atrás de bons insights, parcerias e oportunidades de colaboração.
- César Prado
Possui mais de 20 anos no mercado fonográfico, com passagens pela Warner Music, Universal Music, Abril Music entre outros selos e gravadoras. Agora, na ONErpm, atuando como Business Development, trabalha na captação de artistas e selos, ajudando-os a se desenvolverem no novo mundo digital.
- Marcelo Costa
É editor do site de cultura pop Scream & Yell, um dos principais veículos independentes de cultura pop do país, no ar desde 2000. Já passou pelas redações do jornal Noticias Populares, e dos portais Zip.Net, UOL, Terra e iG, além de colaborar com as revistas Billboard Brasil, Rolling Stone e GQ Brasil, entre outras. Foi curador do projeto Prata da Casa, do Sesc Pompeia; do Art of Heineken, no MAC USP; colunista da MTV Brasil e integra a APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) na categoria Música Popular desde 2012.
- Anderson Foca
É produtor cultural a frente da Associação Cultural Dosol, realizadores há 17 anos do Festival Dosol entre outras atividades, além de produtor e músico nas bandas Camarones Orquestra Guitarrística, FeRVe, Orquestra Greiosa, Fetuttines e The Sinks.
- Victor de Almeida Nobre Pires
Professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Campus Sertão. Doutor em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCOM/UFPE). Atua como pesquisador na interface entre os campos da Comunicação e Música, com ênfase no segmento da música ao vivo, performance e territorialidades sonoras. Autor dos livros "Rastros da Música ao vivo: dos palcos aos shows em sala de estar" (Editora Appris, 2019) e "Além do Pós-Rock: as cenas musicais contemporâneas e a nova musica instrumental brasileira" (Edufal, 2015) e organizador das coletâneas "Circuitos Urbanos e Palcos Midiáticos: Perspectivas Culturais da Música ao vivo" (Edufal, 2017) e "Dez Anos a Mil: Mídia e Música Popular Massiva em Tempos de Internet" (Editora Simplíssimo, 2011). Como produtor cultural, esteve a frente do Festival LAB de 2009 à 2015, em Maceió-AL.