Com mediação de Virgínia Souza, o Seminário Arte e Ciências Cognitivas - possíveis aproximações acontecerá nos dias 10,11 e 12 de fevereiro e traz encontros com 3 diferentes pesquisadores. Os temas, que atravessaram o processo de criação do solo Instante-já, do artista Marcus Moreno, são disparadores para refletirmos sobre a complexidade do comportamento humano.
No primeiro encontro o professor Claudinei Biazoli Junior, traz no diálogo entre afetividade e emoção o estudo dos mecanismos mentais que geram repulsa ou empatia quando estamos frente a determinadas situações. Será interessante para pensarmos de que maneira artista e público constroem interação e como contaminações afetivas acontecem no palco.
Esta ação é parte do projeto Lembrei que Esqueci, contemplado pela 29ª Edição do Programa Municipal de Fomento à Dança.
Claudinei Biazoli Junior
Médico Residente do Instituto de Psiquiatria da FMUSP (2011 – 2014). Psiquiatra do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) desde 2014. Claudinei Biazoli Junior é professor adjunto do Centro de Matemática, Computação e Cognição, Universidade Federal do ABC e Coordenador do Bacharelado em Neurociência da mesma instituição. Atua nos campos da neurociência afetiva e social, saúde mental, psiquiatria e psicopatologia geral, psiquiatria transcultural e neuroimagem.
Virgínia Souza
Possui Doutorado (2017) e Mestrado (2013) em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Especialização em Educação Infantil (2019) pela Faculdade Estácio, Graduação em Comunicação das Artes do Corpo (2008) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com habilitação em dança e performance, e Graduação em Pedagogia (2013) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é docente de graduação na Faculdade Estácio de Santo André e na pós-graduação da PUC/SP, no curso de Especialização na Técnica Klauss Vianna. Faz parte do Grupo de Pesquisa em Técnica Klauss Vianna, certificado pelo CNPq e coordenado por Neide Neves. Na Estácio Santo André coordena o Grupo de Pesquisa sobre Arte, Educação e Gênero, é bolsista do Programa Pesquisa Produtividade e coordenadora de Pesquisa e Extensão. Tem experiência como educadora em escolas, OSCs, hospital, espaços onde desenvolveu projetos a partir da metodologia DanceAbility.
O evento contará com acessibilidade em libras.
- Idealização Marcus Moreno e Portal MUD
- É possível acompanhar um único encontro ou a programação completa.
Participe também do segundo e terceiro dia: