Fale com o produtor
Ingressinho icon

O evento já encerrou...

Seminário Sistema Municipal de Informações e Indicadores de Belo Horizonte - SMIIC- BH 2019

Eventos para você

Seminário Sistema Municipal de Informações e Indicadores de Belo Horizonte - SMIIC- BH 2019

05 nov - 2019 • 18:00 > 06 nov - 2019 • 18:00

Evento encerrado

Seminário Sistema Municipal de Informações e Indicadores de Belo Horizonte - SMIIC- BH 2019

05 nov - 2019 • 18:00 > 06 nov - 2019 • 18:00

Evento encerrado

Descrição do evento

INSCRIÇÕES ENCERRADAS.  

A Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte (SMC) e da Fundação Municipal de Cultura (FMC), realizará nos dias 05 e 06 de novembro de 2019,  o Seminário Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais - SMIIC. O seminário promoverá reflexões e diálogos acerca da importância da informação para uma melhor  compreensão das características e dinâmicas que configuram a diversidade cultural de Belo Horizonte, visando à construção de um arranjo institucional capaz de ampliar a abrangência e a complementaridade de estudos e pesquisas no setor. Toda a programação é gratuita. 

Público alvo: Organizações culturais públicas e privadas, profissionais das áreas de monitoramento e avaliação de políticas culturais, pesquisadores, professores, estudantes e demais interessados no tema de indicadores e gestão de políticas culturais. 

Data: 05 e 06 de novembro de 2019
Local:  Conservatório UFMG - Avenida Afonso Pena, 1534 - Centro - Belo Horizonte - MG


PROGRAMAÇÃO

5 DE NOVEMBRO


18h às 18h30 • Credenciamento e recepção.

18h30 • Abertura oficial: Juca Ferreira, Fabíola Moulin e convidados.

19h30 às 21h • Mesa: A Importância da Informação na Sociedade Contemporânea e os Desafios das Políticas Culturais

Ementa: Importância da informação no campo cultural atualmente, com foco nos conceitos e abordagens sociológicas e políticas da informação. Serão debatidas as implicações tecnopolíticas dos sistemas algoritmos, as relações entre comunicação e cultura e o valor da informação e dos indicadores culturais para a formulação, implementação e avaliação das políticas culturais. Além disso, propõe-se um momento de reflexão sobre os desafios e a importância da implantação de um sistema de informações culturais.

Convidados: Clarice Libânio, Sérgio Amadeu (SP) e Juca Ferreira
Mediador: Gabriel Portela


6 DE NOVEMBRO


9h às 10h30 • Mesa: Pesquisa e Mapeamento Cultural

Ementa: Abordagem dos temas Pesquisa sobre cultura e Mapeamento Cultural como integrantes do SMIIC. Os convidados debaterão as possíveis formas de desenvolver pesquisas com temática cultural e como o mapeamento cultural se constitui um instrumento fundamental para a gestão das políticas culturais, do reconhecimento de bens, de agentes culturais e artísticos dos territórios da cidade, além de promover a diversidade cultural. 

Convidados: Dani Ribas (SP) e Mônica Starling
Mediadora: Caroline Craveiro 

10h30 • Intervalo

11h às 12h30 • Mesa: Observatórios de Políticas Públicas e Culturais 

Ementa: Debate sobre as experiências já existentes de Observatórios de Políticas Públicas e Culturais, buscando identificar as possibilidades e os desafios para a implantação do Observatório Cultural em Belo Horizonte, meta prevista no Plano Municipal de Cultura. Os convidados apresentarão pressupostos conceituais e metodológicos para uma instância de produção de dados e análises sobre o campo cultural.

Convidados: José Márcio Barros e Marcos Boffa
Mediador: Marcelo Bones

12h30 às 14h • Intervalo

12h30 • Projeto Quarta Cultural: Grupo Choro da UFMG
Apresentação na entrada da Rua Guajajaras, 100

Direção: Prof. Marcos Flávio

14h às 15h30 • Mesa:  Indicadores Culturais 

Ementa: Produção de informações e indicadores culturais que contemplem todo o Município de Belo Horizonte, além do monitoramento e da avaliação de políticas culturais, considerando a diversidade e complexidade dos segmentos, dinâmicas, práticas e contextos culturais e artísticos da cidade. A mesa buscará refletir sobre práticas e identificar possibilidades metodológicas para a formulação do SMIIC de Belo Horizonte.

Convidados: Ana Flávia e Cristina Lins (RJ)
Mediador: Rodrigo Nunes

15h30 às 16h • Intervalo

16h às 17h30 • Mesa: Desafios e Encaminhamentos para a Constituição do SMIIC e do Observatório de Cultura de BH

Ementa: Elaboração de um plano de ação para constituição do SMIIC e do Observatório de Cultura de Belo Horizonte, com identificação de parceiros e de articulações e encaminhamento de grupo de trabalho. Os encaminhamentos terão como referência as discussões das mesas anteriores e os pressupostos da Lei do Sistema Municipal de Cultura de Belo Horizonte e do Plano Municipal de Cultura de Belo Horizonte.

Facilitador: João Pontes


CONHEÇA OS CONVIDADOS


Ana Flávia
Ana Flávia Machado é professora do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG, pesquisadora do CNPq (Economia da Cultura) e membro eleita do Comitê Executivo da Associação Internacional de Economia da Cultura (ACEI). Seus trabalhos versam sobre consumo de cultura, formação de público, valoração de bens públicos culturais, economia criativa, economia de museus e mercado de trabalho do artista.


Caroline Craveiro 
Geógrafa, mestra em Geografia e especialista em Administração Pública e em Estudos Ambientais. Servidora da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, atualmente integra a equipe da Gerência de Planejamento e Monitoramento de Indicadores Culturais da Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte. 

Clarice Libânio
Antropóloga, mestre em Sociologia, doutora e pós-doutora em Arquitetura e Urbanismo (UFMG). Fundadora da Habitus Consultoria e Pesquisa e da ONG Favela é Isso Aí. Atualmente é Diretora de Promoção do Iepha-MG. Autora do Guia Cultural das Vilas e Favelas de Belo Horizonte (2004) e do Guia da Cidadania e Identidade Metropolitana na RMBH (2018).

Cristina Lins
Consultora em Pesquisa e Indicadores Culturais. Economista, mestre em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pela ENCE/RJ. Professora dos cursos de MBA em Gestão Cultural da UCAM/RJ e do SESC/SP. Trabalhou durante 36 anos no IBGE. Coordenou o estudo Sistema de Informações e Indicadores Culturais do IBGE (2004- 2015).

Dani Ribas
Daniela Ribas é doutora em Sociologia (UNICAMP), especialista em Gestão e Políticas Culturais (Itaú/Universidade de Girona), diretora da Sonar Cultural – Consultoria e Pesquisa e do DATA SIM-São Paulo. Foi membro titular do Colegiado Setorial de Música do CNPC (2015-2017) e do GT Glossário da Cultura, ligado ao SNIIC. Atuou como pesquisadora do CPF-Sesc SP e do IPEA. 

Fabíola Moulin
Fabíola Moulin é presidenta da Fundação Municipal de Cultura. Mestra em Arquitetura e Urbanismo, com especialização em Crítica de Arte e Graduação em Artes Visuais. Foi diretora de difusão museológica na SEC-MG (2004 e 2005), coordenadora de Artes Visuais do MAP (2007 a 2010), diretora de Programação e gerente de Artes Visuais na Fundação Clóvis Salgado (2010 a 2014). Ainda na Fundação Municipal de Cultura, foi Diretora de Museus.

Gabriel Portela
Gestor cultural e administrador, atuou em projetos de produção cultural e pesquisas em políticas de financiamento. Coordenou projetos de inovação e economia criativa na Fundação CERTI e foi assessor da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Atuou no Ministério da Cultura e na Spcine - empresa de cinema e audiovisual de São Paulo. Atualmente é Secretário Municipal Adjunto de Cultura de Belo Horizonte.

João Pontes
Sociólogo (UFRGS), diretor de Políticas Culturais e Participação Social da SMC/BH. Foi coordenador-geral do Plano Nacional de Cultura no MinC, diretor de Cidadania e Diversidade Cultural na SEDAC-RS e coordenador do Projeto Escola Animada (Polo Audiovisual da Zona da Mata de MG).

José Márcio Barros
Professor e pesquisador no PPg Artes da UEMG e no PPg Cultura e Sociedade da UFBA, nas áreas das Políticas Culturais, Gestão Cultural e Diversidade Cultural. Coordenador do Observatório da Diversidade Cultural. Autor e organizador dos livros Diversidade e Gestão Cultural: do pensar ao agir e Planos Municipais de Cultura: reflexões e experiências, editados pela EDUEMG.

Juca Ferreira
Sociólogo com dedicação à política, à cultura e às questões ambientais, foi vereador e secretário de Meio Ambiente de Salvador, secretário executivo do Ministério da Cultura e Ministro da Cultura. Atuou como embaixador especial na Secretaria Geral Ibero-Americana e como secretário municipal de Cultura de São Paulo. Atualmente, é Secretário Municipal de Cultura de Belo Horizonte.

Marcelo Bones 
Diretor de Articulação da Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte. É programador, consultor e assessor de festivais teatrais brasileiros. Idealizador e coordenador do Observatório dos Festivais. Diretor executivo da Platô – Plataforma de Internacionalização do Teatro. Foi diretor de Artes Cênicas da FUNARTE, de 2009 a 2011. Em 2015 e 2016, atuou como consultor de teatro da Política Nacional das Artes do Ministério da Cultura.

Marcos Boffa
Geógrafo e especialista em política cultural pela Universidade de Bourgogne (Ministério da Cultura francês). Atua na Diretoria de Políticas de Turismo e Inovação do Turismo da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte. Participou de painéis internacionais em eventos da Organização Mundial de Turismo (UNWTO) e da Federação Mundial de Cidades Turísticas (WTCF).

Mônica Starling
Economista e doutora em Ciência Política pela UFMG. Atua profissionalmente como pesquisadora do Centro de Estudos de Políticas Públicas da Fundação João Pinheiro/MG, com especialidade na análise de políticas públicas no campo da cultura. Realiza estudos e pesquisas em cultura e patrimônio cultural, em especial sobre as modalidades de financiamento, descentralização da gestão e produção de indicadores culturais.

Rodrigo Nunes Ferreira
Doutor em Geografia pela UFMG, atua como gerente de Indicadores da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão da PBH, coordenando atividades de sistematização de indicadores para monitoramento de políticas públicas municipais e das metas locais dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Sérgio Amadeu
Doutor em Ciência Política pela USP e professor associado da Universidade Federal do ABC, UFABC. Integra o Conselho Científico da Associação Brasileira dos Pesquisadores de Cibercultura, ABCiber. Foi presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (2003-2005). Autor de vários livros, entre eles: Exclusão Digital: a miséria na era da informação e Tudo sobre tod@s: redes digitais, privacidade e venda de dados pessoais. 

Local

Conservatório de Música UFMG

Avenida Afonso Pena, 1534 Centro

Belo Horizonte, MG

Termos e políticas

Sobre o produtor

Prefeitura de Belo Horizonte

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.