A partir do próximo semestre muitos de vocês já terão cursado boa parte dos componentes obrigatórios do seu BI e, por isso, passarão a ter maior autonomia para montar sua grade curricular.
Dr. Ponciano de Carvalho
Fala: "Direito e a importância da Interdisciplinaridade"
Possui graduação em Direito pela Universidade Federal da Bahia e mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). A dissertação versou acerca de problema dogmático-constitucional, focalizado por via da Filosofia do Direito, da Teoria Geral do Direito e da Hermenêutica Jurídica. É Professor, do quadro efetivo, de Teoria Geral do Direito, Hermenêutica Jurídica, Lógica Jurídica e Filosofia do Direito da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia. É advogado e consultor em Direito Público. Desenvolve pesquisa, em grupos de estudo, nas áreas de Poder, Direito e Democracia, além de Epistemologia Jurídica, com ênfase na Teoria da Argumentação. Estuda ainda Ensino Jurídico; Positivismo Kelseniano e sua crítica; Direito e Linguagem; Direito, Retórica e Comunicação; Direito e Teoria Luhmanniana; Direitos Fundamentais; Direitos Humanos e Relações Internacionais e Direito Tributário.É ainda Professor de Hermenêutica e Hermenêutica Constitucional da Escola de Magistrados da Bahia - em cooperação com a UFBA - nível pós-graduação.
Dr. Hélio Silva Campos
Fala: "Realidade e Conhecimento"
Graduação em Física pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestrado em Geofísica Nuclear (PPPGG-UFBA, Estágio em Geofísica Isotópica na Universidade de Birmingham, Inglaterra, Especialização em Física do Estado Sólido (IF-UFBA), Doutorado em Ciências Físicas pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF-CNPq). Especialização em Psicologia Analítica pelo Núcleo de Estudos Junguianos (NEJ-Salvador). Enquanto docente do Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia desenvolveu pesquisas em Geofísica Isotópica e Espalhamento de Raios-x em Cristais Perfeitos. Atualmente dedica-se a estudar o Problema da Observação a partir do Princípio Psicofísico apresentado por Wolfgang Pauli, envolvendo conceitos da Física Quântica e da Psicologia Junguiana numa descrição da realidade. Está vinculado ao Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC-UFBA).
Dr. Osvaldo Soliano
Fala: "Energias Renováveis: um campo interdisciplinar"
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Bahia (1981), especialização pela École Supérieure dÉlectricité (SUPELEC), na França e doutorado em Política Energética pelo Imperial College of Science, Technology and Medicine (1992), na Inglaterra. Professor Adjunto da Universidade Federal da Bahia (UFBA), desde julho de 2017. Sócio-Fundador do Centro Brasileiro de Energia e Mudança do Clima (CBEM). Foi Professor Adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) de junho de 2014 a julho de 2017, e Professor Titular da Universidade Salvador (UNIFACS), entre 1997 e 2012, tendo coordenado o Mestrado de Regulação da Indústria de Energia e o Grupo de Pesquisa G-MUDE. Membro Senior do IEEE. Ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Planejamento Energético (SBPE). Concluiu em fevereiro de 2011 um período sabático de 18 meses como consultor residente junto ao Conselho Nacional de Electricidade, de Moçambique. Trabalhou, como Consultor, para o Banco Mundial, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Ministério de Minas e Energia, dentre outros organismos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Geração da Energia Elétrica a partir de fontes renováveis de energia e em eletrificação rural e universalização do serviço, atua ainda na área de política energética e mudança climática.