Helena Sofia volta a Curitiba com a turnê "Brava!" e destaca suas influências tropicalistas
De volta ao Brasil, após uma residência artística na Itália, Helena Sofia traz o show "BRAVA!". O show já percorreu 7 cidades do interior do Paraná e chega a Curitiba nos dias 06 e 07 de agosto, no Teatro do Sesi Portão.
No repertório, 10 canções inéditas que foram compostas em Palermo dão o tom com histórias curiosas, assim como passagens mais melancólicas. O propósito é unir a diversidade cultural brasileira e siciliana em uma produção inspirada por raízes multiculturais, fruto da miscigenação de ambos povos. Em consonância com o Centenário da Semana de Arte Moderna de 22, ecoam no espetáculo proposto por Helena Sofia, ainda, o Manifesto Antropófago de Oswald de Andrade, o Futurismo Italiano e a Tropicália.
"As projeções que acompanham as músicas foram pensadas não apenas para preencher o cenário, mas para mexer com o público, provocar. As referências futuristas e modernistas estão ali, nos vídeos e nas músicas, ao lado de grandes nomes do cinema italiano, Carmen Miranda e os Tropicalistas. Já foram 7 shows até aqui, e ninguém saiu ileso".
No palco, MPB, reggaeton, drum&bass, programações eletrônicas e projeções audiovisuais. No time envolvido, Gabriela Bruel na percussão e Vic Vilandez no baixo. Érica Silva dirige musicalmente a obra e Rodriane DL se encarrega da direção artística. Sim! O projeto foi concebido principalmente por mulheres. "Aconteceu sem querer, de forma bastante natural, na busca por pessoas que poderiam dialogar com minhas composições e me amparar nesse trabalho.Vale dizer também que 'BRAVA!' era a expressão que eu ouvia dos transeuntes quando tocava nas ruas de Palermo.
"Se diz 'Brava' para aquela que é cheia de coragem, que não teme o perigo, corajosa, valente, que não se domesticou, selvagem. 'Brava' é também a canção que eu dediquei à minha avó, uma mulher que usou terno em uma Curitiba tacanha do pós-guerra. Ter essas manas comigo significa!".